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Homem deu entrevista ao vivo antes de morrer no 11 de Setembro

Homem deu entrevista ao vivo antes de morrer no 11 de Setembro

ig

20/08/2011 - 07h00
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Jim Gartenberg tinha 35 anos e começaria em 12 de setembro de 2001 um novo trabalho em uma empresa fora do World Trade Center. O seu último dia de trabalho no 86º andar da Torre Norte do WTC seria no 11 de Setembro, que marcou o último dia de sua vida. “Na verdade Jim só foi ao WTC para limpar sua mesa e se despedir dos colegas. Ele nem passaria o dia inteiro lá”, explicou Jill, viúva de Gartenberg.

Às 8h46, cerca de 45 minutos após entrar no WTC, a Torre Norte foi atingida entre os andares 93 e 99 pelo primeiro avião usado nos ataques. Mas, apesar de estar alguns andares abaixo da zona de impacto, Jim e outras dezenas de pessoas não conseguiram sair do prédio porque as escadas ficaram obstruídas com pedaços de paredes e concreto.

Assim que sentiu o impacto, Jim ligou para casa e deixou um recado para a sua esposa, dizendo que estava bem, mas muito nervoso, e tentaria sair dali o mais rápido possível. Minutos depois, eles conseguiram conversar ao telefone.

“Falei com Jim depois de ele deixar o recado, e, estranhamente, sua voz estava muito calma e tranquila. Ele afirmou que tentaria sair, mas que as escadas estavam obstruídas. Então disse que era para eu cuidar da nossa filha e do bebê que estava esperando (ela estava grávida de três meses). Foi como uma despedida, mesmo que ainda tivéssemos esperanças de que ele pudesse sair”, contou.

Nos 102 minutos que se seguiram até o colapso da Torre Norte, Gartenberg decidiu que queria que o mundo inteiro soubesse qual era sua situação. Que não deixou o prédio porque não havia conseguido, que precisava de ajuda. Ele conversou com o seu melhor amigo e depois começou a ligar para jornalistas e canais de televisão.

De dentro do WTC, Gartenberg deu entrevistas e entrou ao vivo em rede nacional de televisão no canal ABC. Sua principal mensagem naquele momento era de que a situação era delicada, mas não impossível, e que as famílias das pessoas presas nas Torres Gêmeas deviam se acalmar e acreditar em um final feliz.

Depois do colapso da Torre Sul (que desabou primeiro, apesar de ter sido alvo do segundo avião, às 9h03), Jim passou seus últimos minutos ao telefone com a família e amigos, despedindo-se.

“Conversei com ele naquele dia, mas mesmo assim é bom ter a gravação de sua mensagem de voz para ouvir de vez em quando, principalmente a parte em que ele fala das nossas filhas, que quer que eu cuide delas, que as ama. É muito importante para todas nós”, disse.

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

MATO GROSSO DO SUL

Blitz na MS-164 apreende mais de 150 canetas emagrecedoras dentro de veículo

Mercadorias de origem estrangeira estavam sem comprovação legal de importação

21/12/2025 16h00

Ao todo, 175 canetas emagrecedoras foram encontradas no meio da mercadoria

Ao todo, 175 canetas emagrecedoras foram encontradas no meio da mercadoria Divulgação

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Uma fiscalização de rotina da Polícia Militar Rodoviária (PMR) resultou na apreensão de uma grande carga de produtos de origem estrangeira transportados de forma irregular, na tarde deste sábado (20), em Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.

De acordo com o portal Dourados News, a ação ocorreu por volta das 12h45, durante uma blitz realizada pela equipe da Base Operacional de Aquidabã, na rodovia MS-164, no km 105, em frente à unidade policial. Durante a abordagem a um veículo de passeio, os policiais encontraram diversos itens sem comprovação legal de importação.

Entre os produtos apreendidos estavam mercadorias dos ramos de perfumaria, farmácia, informática e mecânica. O destaque da ocorrência ficou por conta de 175 canetas emagrecedoras, de uso controlado, sendo 32 unidades de TG 15 mg, 115 unidades de Lipoless 15 mg, 25 unidades de Tirzec 15 mg, além de uma unidade de Lipoless 10 mg, uma de Lipoless 5 mg e duas de Retatrutide Loss.

Diante da irregularidade, o veículo, os produtos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal para as providências legais cabíveis.

Segundo a PMR, o valor estimado da mercadoria apreendida é de R$ 142.060, enquanto o veículo foi avaliado em R$ 80.500, totalizando um prejuízo de R$ 223.100 ao crime.

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