Cidades

DENÚNCIA

Idosa vive abandonada em meio a sujeira em bairro de Dourados

Idosa vive abandonada em meio a sujeira em bairro de Dourados

FÁBIO DORTA/DOURADOS

25/08/2011 - 16h00
Continue lendo...

A Associação de Moradores da Vila Cachoeirinha, bairro da periferia de Dourados, denunciou ontem o abandono da aposentada Natividade Hipólita, 63 anos, que mora sozinha e em condições precária. Ela sofre com esquizofrenia. A água e a energia da residência foram cortadas por falta de pagamento.

A presidente da associação Sílvia da Conceição, disse que há mais de um ano a idosa não recebe a visita de familiares e que tem sobrevivido graças à ajuda de moradores do local. A residência está sempre suja e o mau cheiro pode ser sentido na vizinhança. O bairro é um dos mais populosos de Dourados.

Sílvia afirmou que já acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região, mas nenhuma providência foi tomada. “Vieram aqui, mas não resolveram nada. Ela é uma pessoa idosa e não pode ficar nesta situação, alguma coisa precisa ser feita”, afirmou a líder comunitária.

A presidente do bairro disse que também comunicou o caso ao Ministério Público Estadual (MPE) e espera que as autoridades se mobilizem. “Ela vive sem condições de higiene, sofre ainda mais neste período de frio e ainda acende velas porque não tem energia na casa. Isso pode até provocar um incêndio”, acrescentou Sílvia.

Problemas

Dona Natividade afirma que o único atendimento que tem recebido é o acompanhamento de seu tratamento no posto de saúde da Vila Cachoeirinha e reclama que nos últimos dias sofreu com a queda da temperatura. “Eu tô passando muito frio. E muita necessidade”, afirmou a aposentada. Ela disse ainda que há vários meses não retira o dinheiro da aposentadoria porque não tem condições de ir ao banco.

A Secretaria de Assistência Social informou que o caso de Natividade vem sendo acompanhado há vários meses, mas que ela recusa insistentemente ser transferida para o Lar do Idoso e também não quer mudar para a casa de parentes. Ela poderá ser interditada judicialmente para que receba o tratamento adequado.

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

Campo Grande

Feto é encontrado em esgoto de empresa; caso será investigado

O feto foi encontrado por funcionários que estranharam um entupimento no esgoto. A Polícia Civil esteve no local para investigar as causas do abandono do bebê.

25/11/2024 17h15

O caso está sendo investigado pela DHPP de Campo Grande

O caso está sendo investigado pela DHPP de Campo Grande Imagens/ PCMS

Continue Lendo...

Equipes da Polícia Civil foram acionadas na tarde desta segunda-feira (25) após funcionários de um posto de combustível na BR-163, em Campo Grande, encontrarem um feto dentro de um vaso sanitário. O estabelecimento está localizado na região da Chácara das Mansões, e o caso foi registrado como morte a esclarecer.

Segundo informações apuradas pela reportagem, funcionários do estabelecimento acionaram uma empresa de manutenção por volta das 20h, após identificarem um entupimento no sistema de esgoto. Durante a inspeção, os técnicos tentaram desentupir o vaso sanitário realizando diversas manobras, mas sem sucesso.

Ao retirarem o vaso sanitário, os funcionários ficaram surpresos ao encontrar um feto. Assustados, acionaram a Polícia Civil imediatamente. 

Ainda segundo apuração do jornal, os funcionários encontraram respingos de sangue no chão e em papéis descartados no cesto de lixo.

Equipes da Polícia Científica estiveram no local para analisar a área e investigar as possíveis circunstâncias que levaram ao abandono do feto.

O caso será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar se a morte foi natural ou violenta. Caso sejam constatados indícios de morte violenta, a DHPP assumirá a investigação.

O caso foi registrado como morte a esclarecer pela Polícia Civil.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).