Cidades

Cerimonia

Indígena é a primeira vacinada em Mato Grosso do Sul

A vacinação aconteceu às 18h desta segunda-feira (18), e marcou o início do processo de imunização em Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

Domingas da Silva de 91 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada em Mato Grosso do Sul, durante um evento simbólico realizado nesta quarta-feira (18) no Hospital Regional, marcando o início das vacinações no estado, moradora da Aldeinha do Tereré em Sidrolândia, a indígena esbanja felicidade em viver o momento. 

Segundo ela, a vacinação deve acontecer, para o bem de nossa saúde e de todos. "Quando soube, fique "Graças a Deus, Graças a Deus", se é pra gente tomar essa vacina, vamos tomar", pontuou a senhora .  

Conforme Domingas, a cacique da comunidade lhe telefonou e avisou que ela seria vacinada, sendo uma grande surpresa. " Falei para minha filha, vamos lá tomar a vacina".

Últimas notícias

Quando questionada sobre ter medo da vacina, e sobre parte da população ser contra, a senhora indígena, gentilmente explicou que fica sem jeito quando escuta pessoa que são contra o imunizante.

 "A gente fica sem jeito quando eles falam que não vão tomar vacina, falei para minha filha se é para gente tomar, vamos tomar, é importante para nossa saúde, e nossa amizade com todos", relatou.  

Maria Bezerra de Carvalho que completará seus 83 anos na próxima segunda-feira, foi a segunda pessoa vacinada, idosa institucionalizada no Asilo São João Bosco, ela relata que foi avisada pelo enfermeiro que contou a novidade.

 "Eu ja to acostumada com muitas surpresas no caminho da vida, eu acredito que a vacina é uma saída boa, as pessoas tem medo que ela cause algum transtorno, mas ela é importante". disse a senhora.  

Ela ainda relatou que a onde vive todos os seus amigos estão torcendo e ansiosos para serem vacinados. 

O médico nefrologista Márcio Estevão Midom, de 43 anos, foi a terceira pessoa a receber a vacina, e o primeiro profissional da linha de frente. 

Ele trabalha no Hospital Regional em Campo Grande, estabelecimento que é referência para o tratamento da doença. 

O profissional atendeu mais de 100 pacientes graves que precisaram de ventilação mecânica, viu a angústia dos pacientes e familiares na luta contra o vírus, Midom acredita que o atual momento é de esperança a todos os brasileiros. 

“Atuou na linha de frente desde março, agora com a pandemia não existe mais especialidade, todos foram recrutados. É difícil descrever o que está acontecendo, no começo estava ansioso, agora estou muito feliz e com esperança”, explicou o médico.

O breve evento simbólico marcou o início da campanha de vacinação contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. 

No local estavam as presentes figuras: governador Reinaldo Azambuja, o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, a diretora presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo, a vice prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e outras autoridades. 

MS é o sexto estado a iniciar a vacinação no país. 

Assine o Correio do Estado

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (23) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Temperaturas estarão em elevação

23/11/2024 04h30

Céu com nuvens

Céu com nuvens Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste sábado (23), em grande parte do estado, a previsão indica tempo mais firme com sol e variação de nebulosidade devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

Até o início da próxima semana as temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores próximos aos 37°C e 39°C. Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 45%.

Porém não se descartam chuvas e tempestades nas regiões norte, noroeste e nordeste do estado. Essa situação meteorológica ocorre devido a convergência de umidade.

Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 23°C e máxima de 32°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 24°C e 34°C. Há previsão de chuva.
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 24°C e a máxima de 36°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 23°C e máxima de 33°C. Há probabilidade de chuva.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 24°C e 34°C. Chove.
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 34°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 22°C e máxima de 34°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 22°C e 32°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 34°C. 

Assine o Correio do Estado

Imunização

Campo Grande terá plantão de vacinação contra Covid-19 para bebês neste sábado (23)

Após quatro meses sem o imunizante, mais de 2 mil doses foram distribuídas. Devem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos; veja onde será o plantão

23/11/2024 04h00

Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Cidade Morena teve o estoque de vacinas contra a COVID-19 para bebês e crianças de até 5 anos reabastecido. No total, são 2.365 doses da vacina. 

O plantão de vacinação ocorre neste sábado (23), no shopping Pátio Central, e será oferecido a bebês aptos a receber a vacina, bem como crianças de até 5 anos.

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante chegou esta semana e foi distribuído nas Unidades de Saúde da Família de Campo Grande.

A espera pelas doses durou quatro meses. Os novos lotes chegaram ao Brasil no fim de outubro, por meio de uma compra realizada pelo Ministério da Saúde.

No total, a pasta adquiriu 1,2 milhão de doses da vacina. Outra compra de 69 milhões de doses foi efetuada. Com isso, a população terá quantidade suficiente para garantir a proteção contra formas graves da doença pelos próximos dois anos.

O imunizante protege contra a variante XBB.1.5, sendo uma versão atualizada e monovalente.

Dados da cobertura vacinal contra a COVID-19 indicam que cerca de 82,25% da população campo-grandense recebeu ao menos duas doses da vacina. No país, o índice é de 86%.

Quem pode se vacinar?


A imunização está atualmente recomendada no calendário nacional de vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos, que devem tomar a vacina em duas doses.

É importante que os pais consultem o médico pediatra para orientação sobre a vacina e o intervalo entre as doses.

Entenda o esquema:

 

  • São duas doses: a primeira aos 6 meses e a segunda aos 7 meses, respeitando o intervalo de 4 semanas entre as doses.
  • Para crianças imunocomprometidas, o esquema vacinal é de três doses (aos 6, 7 e 9 meses).
  • Caso a criança não tenha iniciado ou completado o esquema até os 7 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, dependendo do histórico vacinal.
  • A vacina também é indicada para a população geral a partir de 5 anos, desde que não tenham recebido nenhuma dose anterior da vacina contra a COVID-19.

Plantão neste sábado


Shopping Pátio Central
Rua Marechal Rondon, 1.380
Das 09h às 16h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).