As inscrições para o Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) estão abertas até quinta-feira (7), direcionadas a jovens de 14 a 16 anos interessados em ingressar no programa.
O Instituto
O Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG é uma entidade de assistência social, não governamental e sem fins lucrativos, que realiza atendimentos sociais por meio de programas e projetos voltados para adolescentes entre 14 e 18 anos.
O público-alvo são jovens com perfil socioeconômico de famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, que enfrentam situações como privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, vínculos afetivo-relacionais fragilizados, desvantagens pessoais devido a deficiências físicas e intelectuais leves a moderadas, abandono, violência física, psicológica e doméstica, abuso ou exploração sexual, trabalho infantil, discriminação étnica, e violação de direitos da criança e do adolescente.
Os jovens inscritos no Programa de Qualificação Socioprofissional – Ingresso IMCG, serão atendidos no contraturno escolar. O programa socioassistencial oferece atividades de qualificação socioprofissional, convivência e fortalecimento de vínculos. As oficinas incluem educação socioemocional, cultural, convivência e capacitação para o mundo do trabalho.
Inscrição
O processo de inscrição é anual, destinado a candidatos nascidos entre 01/07/08 e 30/06/2010. As inscrições devem ser feitas online pelo site www.institutomirim.org.br até as 23h59 do dia 7 de novembro.
Após a inscrição, as entrevistas sociais serão realizadas via teleatendimento entre 05 de novembro e 06 de dezembro. A data e horário das entrevistas estarão no comprovante de inscrição.
O resultado final será divulgado nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, no site da instituição.
Como participar
Para participar do Processo de Ingresso, o responsável legal do adolescente deve inscrevê-lo no período divulgado, anexar na plataforma online todos os documentos solicitados e atender aos requisitos mínimos de participação.
É necessário participar das entrevistas para a verificação e comprovação dos indicadores sociais de vulnerabilidade. São requisitos prioritários:
- Estar no Cadastro Único para Programas Sociais, com dados atualizados;
- Comprovante do Número de Inscrição Social/NIS atualizado nos últimos 24 meses;
- Renda familiar per capita de até ½ salário mínimo;
- Adolescente nascido entre 01/07/2008 e 30/06/2010;
- Estar matriculado e frequentando o Ensino Regular;
- Participar das entrevistas sociais e apresentar os documentos solicitados.
Os beneficiados para o Ingresso IMCG 2025 serão inscritos e atendidos socialmente através do Programa Socioassistencial. A equipe técnica realizará análise e visitas domiciliares para avaliar os indicadores sociais e a vulnerabilidade das famílias.
Os critérios incluem privação de renda, acesso precário a serviços públicos, vínculos sociais fragilizados, desvantagens pessoais por deficiência física e intelectual leve a moderada, e direitos violados.
O perfil dos usuários atendidos inclui adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, egressos de medidas socioeducativas ou acolhimento institucional, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e jovens com deficiência, entre outros.