Cidades

"grande família"

'Irmãos estupradores'; 2º acusado de crimes em Campo Grande segue foragido

Osnil Pereira Ramos, de 47 anos, está com prisão preventiva decretada, suspeito de série de estupros na Capital

Continue lendo...

Irmão de Alessandro - preso hoje (31) acusado de uma série de estupros e abusos em Campo Grande -, o indivíduo conhecido como Osnil Pereira Ramos, de 47 anos, está com prisão preventiva decretado, considerado foragido, acusado, semelhante ao irmão, por uma série de estupros em Campo Grande.

Durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (31), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a delegada titular, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, junto de Analu Lacerda Ferraz, detalharam a série de crimes que essa "família de estupradores" tem cometido por toda Campo Grande. 

Conforme as delegadas, além das atitudes criminosas de Osnil Pereira e Alessandro dos Santos Ramos, o irmão mais velho dos dois também está preso por crime sexual, pela prática de estupro. 

Entenda

As delegadas detalham que, diante das investigações do setor de investigação de crimes sexuais, foi representada pela prisão de ambos os irmãos, já que esse teria sido preso em flagrante há cerca de um ano pelo crime de estupro. 

"Desde que a gente criou o setor, começamos a catalogar os crimes, modus operandi de cada autor e verificamos quando eles foram presos, quando vão ser soltos... e temos um arquivo com essas características", expõe a delegada Analu. 

Foi verificado que Osnil estava solto, sendo que na data de sua prisão chegou a informar que estava acompanhado do irmão, preso na manhã de hoje. 

Diante disso, foi relatado o flagrante dentro do prazo e, posteriormente, instaurado inquérito complementar para apurar a participação de cada um dos executores do crime. 

Segundo as delegadas, quando há um crime sexual, é feita filtragem em boletins de ocorrência junto à Deam, e mesmo os encaminhados ao Poder Judiciária sem resolução, para analisar características físicas e modus operandi, por onde foi possível apontar que só Alessandro teria vitimado aproximadamente seis mulheres.

Tipo de vítimas

Segundo as delegadas, os crimes eram cometidas nas mais diversas regiões de Campo Grande, com relatos de casos na região do Prosa; Centro de Campo Grande; bairro Monte Castelo e até mesmo uma mulher que teria sido vítima no estacionamento da loja Havan que fica junto ao shopping Norte Sul. 

"Temos a suspeita de outra, uma idosa de 82 anos foi vítima de estupro também. Foi decretada na manhã de hoje também a busca e apreensão da residência, encontramos o boné que aparece na filmagem com um dos rapazes, mas os pertences não estavam mais [ali]", cita Analu.

Apontando que Osnil tende a atacar um tipo específico de vítimas, as delegadas revelam que o irmão foragido tem "preferência" por mulheres idosas, sendo que ambos teriam também se aproveitado da vulnerabilidade de mulheres moradoras de rua para cometer os crimes violentos. 

"Das três que ainda não foram ouvidas, duas são moradoras de rua, ficam ali na região do pontilhão", diz a delegada. 

Cabe apontar que as diligências da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) continuam, em busca de localizar o paradeiro de Osnil. 

Ao todo, a família desses indivíduos seria composta por 14 irmãos, com metade sendo homens e pelo menos três já anotando passagens por violentos crimes sexuais. 

"Um tá preso, outro foi solto recente e o que está foragido também tem boletim de ocorrência de crime sexual, todos por estupros". 

Ainda assim, apesar de serem irmãos e apontarem a execução dos crimes "um ao outro", a delegada faz questão de esclarecer que não se trata de uma semelhança a ponto de confundir quem é quem, por isso a importância do reconhecimento pessoal com o já feito para a prisão de Alessandro.  

As delegadas diferenciam que, enquanto Alessandro se aproveitaria de facilidades, como o crime cometido dia 23 após às 07h, Osnil apresenta uma incidência maior de crimes contra mulheres idosas.

Há ainda o reforço de que os crimes sexuais são sub notificados, muitas vezes por falta de coragem ou mesmo excesso de vergonha em ir à delegacia em busca de ajuda, fatores que precisam ser quebrados para que infratores sejam devidamente punidos. 

Entre os três boletins os quais as vítimas ainda não responderam para reconhecimento pessoal, Analu detalha que uma das mulheres trata-se de uma senhora idosa. 

"Ela foi abordada pelos dois, teve sexo com ambos, precisou ir para Santa Casa, então foi bem violenta a situação dela. Abordaram ela na rua e levaram para residência, onde houve sexo vaginal e anal", revelam as delegadas. 

Questionadas sobre o receio de que novos crimes aconteçam, uma vez que Osnil segue foragido, Analu apontou que, quando há uma predisposição na pessoa a cometer esse tipo de crime, independente de decreto de prisão, "ela vai cometer". 

"Mas eu acredito que, até pelo fato da gente ter ido lá na casa, cumprido, os familiares vão notificar, ele vai se acalmar um pouco por hora", completa. 

Também, nas palavras de Benicasa, que considera crimes sexuais mais perigosos, anos de cadeia não tendem a trazer um estuprador "de volta à normalidade". 

"Então, qualquer momento, lugar, que ele estiver e aquele instinto vir novamente à tona, ele vai estuprar. O que nos faz correr atrás, para que ele não faça novas e outras vítimas", conclui. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Cidade do Natal terá horário especial nos dias 24 e 25 em Campo Grande; confira

No dia 24, a Parada Natalina começará às 19h, com encerramento previsto para as 20h; nos próximos dias, cantores regionais também farão parte do evento, veja a programação

24/12/2024 13h00

Cidade do Natal terá horário especial nos dias 24 e 25 em Campo Grande; confira

Cidade do Natal terá horário especial nos dias 24 e 25 em Campo Grande; confira Álvaro Rezende

Continue Lendo...

O tradicional evento "Natal em CG" promete encantar o público com atividades especiais nos dias 24 e 25 de dezembro. As atrações serão realizadas na Cidade do Natal e na Rua 14 de Julho, em Campo Grande. A programação inclui uma série de atividades para todas as idades, garantindo momentos de lazer e diversão para as famílias. 

No dia 24, a Cidade do Natal  deve abrir suas portas às 17h30, encerrando as atividades às 20h, neste tempo estará disponível a Casa do Papai Noel, Praça de Alimentação e Área Kids.

Nesta data, a Parada Natalina começa às 19h, com encerramento previsto para 20h, vale lembrar que não haverá apresentações culturais neste dia. A Parada Natalina, uma das principais atrações do evento, contará com a presença da Família Rena, que já se consolidou como um destaque do Natal campo-grandense, além de outros personagens temáticos que prometem encantar o público.

Entre as atrações, na Casa do Papai Noel, é possível vivenciar o encanto natalino; já na Área Kids, é possível se divertir no escorregador, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos elétricos para passeio e espaços para atividades artísticas, como desenho e pintura. O destaque desse ano vai para o Carrossel. 

A Cidade do Natal também conta com a presença de artesãos que expõem seus trabalhos temáticos e a praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. 

A entrada é gratuita, e o espaço está aberto diariamente, a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro.

Programação dos próximos dias

A programação segue nos dias seguintes com apresentações culturais e a tradicional Parada Natalina, que será realizada sempre às 21h. Confira os destaques:

  • 25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30
  • 26/12 (quinta-feira): Corais e Banda Tambor Lata – 19h30
  • 27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
  • 28/12 (sábado): Sampri – 19h30
  • 29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
  • 31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

 

CRONOGRAMA NOVO

Calendário do Bolsa Família em 2025 está disponível

Benefício é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês

24/12/2024 12h30

Cronograma do Bolsa Família para 2025 é divulgado pelo Governo Federal

Cronograma do Bolsa Família para 2025 é divulgado pelo Governo Federal Foto: Divulgação/Gov

Continue Lendo...

Os cerca de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família já podem conferir a data de pagamento do programa social. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou nesta segunda-feira (23) o calendário dos benefícios para todo o próximo ano.

Os pagamentos ocorrerão nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), exceto em dezembro, quando o cronograma é antecipado em cerca de uma semana por causa do Natal. Os depósitos começarão em 20 de janeiro, para as famílias com NIS de final 1, e terminarão em 23 de dezembro, para as famílias com NIS de final 0.

Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados dele e da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a cada 24 meses. Após a aprovação do pacote de corte de gastos, o processo exigirá biometria.

A atualização dos dados exige que a pessoa responsável pela família vá a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único. Além de apresentar os documentos de cada pessoa da família, o beneficiário deverá comprovar a renda domiciliar.

Regra

O Bolsa Família é pago a quem tem renda de, no máximo, R$ 218 mensais para cada integrante da família que vive na mesma casa, além de estar inscrito no CadÚnico. O cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios. Ao recriar o Bolsa Família, em março de 2023, o Governo Federal passou a garantir o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com adicionais conforme a composição da família. Os pagamentos são feitos pelo aplicativo Caixa Tem ou podem ser sacados em caixas eletrônicos por quem tem o cartão do programa social.

O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

Informações

Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família deve ligar no Disque Social, no número 121. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. O beneficiário pode ainda consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.

Confira o calendário de pagamento dos benefícios do Bolsa Família em 2025

Cronograma do Bolsa Família para 2025 é divulgado pelo Governo Federal

*Com informações da Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).