Cidades

OMERTÀ

Jamil Name também era generoso e altruísta, dizem amigos

Acusado de chefiar milícia, réu da Operação Omertà morreu em decorrência do coronavírus no Rio Grande do Norte

Continue lendo...

As lembranças que ficarão de Jamil Name em Campo Grande vão muito além de suspeitas, investigações e processos. Personalidades políticas ouvidas pelo Correio do Estado o classificaram como generoso e altruísta. O réu da Operação Omertà estava preso em Mossoró (RN), foi diagnosticado com Covid-19 e na tarde do dia 27 não resistiu à doença.

“Era uma pessoa excelente e contribuiu muito para a sociedade. Vamos sentir falta. A sociedade sentirá falta”, disse o advogado Renê Siufi.

Segundo ele, Name e a esposa distribuíam cestas básicas e em dias frios, como os que abriram a semana útil na Capital, também doavam cobertores a quem precisava. “Acabou vítima de uma injustiça. Deus está aí para resolver isso”, afirmou Siufi à equipe de reportagem.

O vereador Valdir Gomes trabalhou no gabinete de Tereza Name, mulher de Jamil, na época em que ela foi vereadora. Em função disso, acabou convivendo com a família.  

“Fui muito amigo deles. Foi uma época muito boa. A Tereza é uma pessoa que eu gosto muito. Daquela época, eu só tenho a dizer coisas boas. Jamil era uma pessoa bondosa, e eu lamento muito tudo isso que aconteceu com ele”, disse Gomes.

O vereador afirma que sempre que a mulher era procurada por algum cidadão pedindo algum tipo de ajuda, ele também não hesitava em dar uma mãozinha e conseguir o que a pessoa estava precisando.

“Não tinha nada que ele não fizesse para ajudar a população. Era uma pessoa muito boa. Grande pessoa. Nós víamos somente gente da periferia que o procurava, e ele sempre atendia”, afirmou.

RUMO DOS INQUÉRITOS

Conforme informações do Ministério Público, a suspeita é de que o grupo chefiado por Jamil Name e o filho Jamil Name Filho teria executado ao menos três pessoas em junho de 2018 na Capital.  

Duas das mortes ligadas aos Name foram a do ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa Ilson de Figueiredo e do estudante de direito Matheus Coutinho Xavier, de 19 anos, morto a tiros de fuzil em abril de 2019, enquanto manobrava o carro do pai.

Um mês após a morte de Matheus, policiais do Garras e do Batalhão de Choque desmantelaram um arsenal de armas que estava em posse de um guarda municipal. Conforme o Gaeco, as armas pertenciam ao grupo de extermínio e investiga-se se eram utilizadas nas execuções.

O delegado Fábio Peró, que integra o grupo que apura esses crimes, disse que, tão logo a certidão de óbito de Name seja anexada ao caso, o envolvimento dele nos crimes será arquivado, mas continuará contra os demais investigados, assim como os processos que correm na Justiça devem continuar a pesar sobre os que já foram acusados.

Name estava internado em um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) há 28 dias. Mesmo tendo tomado as duas doses da vacina contra a doença pandêmica, já tinha idade avançada.

Ele passou a ter sintomas mais severos no início deste mês, quando foi internado em um posto de saúde e depois de alguns dias transferido para um hospital.  

Após apresentar melhora, o acusado chegou a ser extubado, mas precisou ser intubado novamente no dia 13. Após esse momento, o quadro de Name foi ficando cada vez mais instável, tendo até de ser pronado (colocado de barriga para baixo).

Com as complicações, Name foi impedindo de ser transferido para uma UTI de hospital particular em Brasília.

HISTÓRIA

Name chegou em Campo Grande no fim da década de 1950. Fez sociedade com um conhecido e entrou no negócio do jogo do bicho. Também participou do mercado imobiliário, tendo fundado a corretora Fena, fazendo muitas transações de terras em Mato Grosso (antes da divisão), São Paulo e Paraná.

Abriu também diversos loteamentos de condomínios na capital de Mato Grosso do Sul. Name era dono de diversas empresas, inclusive do Jóquei Club, e já foi presidente do Operário Futebol Clube.  

O corpo de Jamil Name chegará amanhã em Campo Grande, às 14h, para ser sepultado, informou o advogado do caso, Tiago Bunning, ao Correio do Estado. 

Assine o Correio do Estado

INTERIOR

Dourados faz 90 anos hoje (20) e 'sopra velinhas' com dois outros municípios

Tanto o "Portal do Mercosul", como a "Princesinha dos Ervais" e a "Capital do Boi" também conhecida como "Cidade do Sorriso" fazem aniversário faltando cinco dias para o Natal

20/12/2025 11h01

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como

Praça Antônio João leva o nome do colonizador do território conhecido hoje como Reprodução/PrefeituraMunicipal/Dourados

Continue Lendo...

Em Mato Grosso do Sul, este sábado (20 de dezembro) marca mais de um aniversário, com a "Capital do Agronegócio", Dourados, celebrando 90 anos de história e soprando velinhas hoje junto com dois outros municípios: Caarapó e Nova Andradina. 

Com uma população de 243.368 habitantes, distante aproximadamente 231 quilômetros da Capital do Estado, o município também conhecido como "Portal do Mercosul" ainda está uma década de distância de alcançar seu centenário, porém, as mais de 20,4 mil empresas ativas em seu território, com as 15 festas tradicionais, mostram uma Dourados pulsante. 

Habitada ancestralmente pelos povos originários Terena e Kaiowá, presentes ainda hoje como uma das maiores populações indígenas do País, a Colônia Militar de Dourados foi colonizada pelo homem branco e fundada em 10 de maio de 1.861, comandada pelo histórico tenente Antônio João Ribeiro.

Dourados serviria ainda de moradia para famílias paulistas, mineiras e gaúchos, que buscavam novas terras na região no final do século XIX, para o município de Dourados em si ser criado somente em 20 de dezembro de 1935, por decreto do então governador Mário Corrêa da Costa, com áreas que foram desmembradas de Ponta Porã. 

Como bem descreve o Executivo Municipal, a principal atividade econômica hoje de Dourados é a agropecuária, aliada ao comércio e a indústria, sendo um prestador de serviços, como o médico-hospitalar, para outros 38 municípios que compõem as regiões da Fronteira, Vale do Ivinhema, Conesul e Grande Dourados.

Caarapó

Em Caarapó, o 20 de dezembro de 2025 serve para celebrar 67 anos de emancipação político-administrativa, em um progresso regional erguido com base na extração da erva-mate, implantada pela Cia. Mate Laranjeira que, com a exploração, entregava a terceiros algumas áreas previamente delimitadas, chamadas sesmarias, em que deveriam construir uma “Rancheada” e trilha no seio da floresta, permitindo a passagem dos veículos de tração animal que levavam o escoamento da produção.

Conhecida como "Princesinha dos Ervais", Caarapó - que do Guarani significa "raiz de erva mate" - foi desmembrada do município de Dourados  pela lei estadual nº 1190, de 20 de dezembro de 1958, elevado à categoria de município com uma área que se estende por cerca de 2 089,6 km². 

Para o aniversário de 67 anos, neste sábado (20), o município traz uma noite de festa para o Parque de Exposições Pedro Pedrossian, com abertura de portões por volta de 20h30, apresentações a partir das 21h e show com a dupla Ícaro e Gilmar previsto para iniciar às 23h. 

Nova Andradina

Longe aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande, Nova Andradina também foi fundada em 20 de dezembro de 1958, pelo pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade, que também colonizou Andradina no interior de São Paulo.

Também conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, Nova Andradina fica estrategicamente localizada na confluência entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que segundo o Executivo Municipal contribui para a expansão da economia local. 

Favorável principalmente no tocante à criação e abate de bovinos, a atuação nessa área ainda rendeu o título de “Capital do Boi” para Nova Andradina, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul atualmente, Nova Andradina, ou também "Cidade do Sorriso", possui uma área calculada em 4.776,10 km² e banhada pelos rios Anhanduí, Ivinhema, Ribeirões São Bento e Laranjal, além dos Córregos Baile, Papagaio, Bernardo e Samambaia.

No município hoje (20) também haverá uma celebração, programada para acontecer no Centro de Eventos “José Antônio Zanchetta”, com show da dupla Rick & Renner, que retorna ao município após duas décadas de sua última apresentação local. 

 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Adolescente comete latrocínio e capota carro da vítima em MS

Vítima foi encontrada carbonizada após incêndio causado pelo jovem

20/12/2025 10h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Rio Verde e com apoio da Polícia Militar, na madrugada da última sexta-feira (19). O jovem foi responsável por cometer  ato infracional análogo ao crime de roubo seguido de morte (latrocínio). 

Por volta das 4h30, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de incêndio em uma casa no bairro Jardim José Antônio. Dentro do imóvel, foi encontrado um corpo carbonizado. A identificação da vítima será confirmada por exames periciais.

LATROCÍNIO

Conforme apurado durante a investigação, o adolescente teria agredido a vítima com o objetivo de subtrair bens. Ele levou dinheiro, um aparelho celular e um carro.

O automóvel foi localizado capotado na BR-163. O adolescente foi socorrido e encaminhado ao hospital municipal.

Na casa do jovem, foram apreendidos dinheiro e o aparelho celular pertencentes à vítima.

Após deixar a unidade de saúde, o adolescente foi apreendido e encaminhado à delegacia, onde foram adotadas todas as providências legais, com comunicação ao Juízo da Infância e Juventude e ao Ministério Público, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e para verificar eventual participação de outras pessoas.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).