Cidades

Santa Casa

Justiça recebe denúncia contra cinco por morte de pacientes em quimioterapia

MPE ofereceu denúncia contra médicos, enfermeiros e farmacêutica; pacientes morreram em 2014

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O juiz da 5ª Vara Criminal de Campo Grande, Márcio Alexandre Wust, recebeu denúncia do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do sul (MPE-MS) contra cinco pessoas, sendo dois médicos, dois farmacêuticos e um enfermeiro, pela morte de quatro pacientes do Setor de Oncologia da Santa Casa de Campo Grande, ocorridas em 2014. 

Foram denunciados por homicídio culposo o médico responsável pelo setor de oncologia, José Maria Ascenço, o médico assistente Henrique Ascenso, os farmacêuticos Rafael Castro Fernandes e Rita de Cássia Junqueira Goudinho Cunha e o a enfermeira Giovana de Carvalho Penteado.

Os cinco já haviam sido indiciados pela Polícia Civil no dia 30 de julho de 2015. O magistrado determinou prazo de 10 dias para os acusados apresentarem resposta a acusação e arrolar testemunhas. 

O CASO

As pacientes Carmem Isfran Bernard, Norotilde de Araújo Greco e Maria Glória Guimarães morreram em 2014, enquanto Margarida Isabel de Oliveira sofreu lesões graves em decorrência do tratamento e faleceu em janeiro de 2015. A coleta de sangue desta última vítima foi fundamental para as investigações.

De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Ana Cláudia Medina, o farmacêutico Rafael foi o responsável pela manipulação errada de medicamento, que causou diversos efeitos colaterais nas pacientes. A enfermeira Giovana foi indiciada por fazer a manipulação do medicamento de forma irregular, que só deveria ser feita por farmacêuticos, além de deixar Rafael, que era novato, sem supervisão.

O médico José Maria Ascenso foi indiciado porque, de acordo com Medina, ele sabia que o farmacêutico era novo e não tinha condições de trabalhar sozinho, assumindo o risco.

As investigações apontaram ainda que a farmacêutica Rita de Cássia preenchia os prontuários médicos com base na receita médica horas depois da aplicação. O medicamento era aplicado pelo outro farmacêutico na parte da manhã e preenchido a tarde com o nome de Rita.

Com base no inquérito da Polícia Civil, O MPE denunciou os indiciados à Justiça.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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