Espetáculo astronômico que dá tons de sangue para a lua, o primeiro dos dois eclipses lunares totais que acontecem em 2025 será visível inclusive de Campo Grande com a chegada do anoitecer.
Meteorologista local, Natalio Abrahao alerta os campo-grandenses que o eclipse previsto será, sim, visto da Capital de Mato Grosso do Sul, desde que as condições colaborem e o céu permaneça claro. Ele esclarece que, nesse fenômeno, a posição do planeta Terra fica exatamente entre a lua e o sol.
Além disso, cabe destacar que 2025 será "palco" de quatro eclipses, sendo dois da estrela anã amarela que conhecemos como Sol e outros dois lunares.
Entenda
Popularmente chamado de "lua de sangue", a sombra produzida pela Terra ao ser iluminada pelo Sol acaba "escondendo" a Lua e deixando esse satélite escuro e quase "invisível" por alguns minutos.
Importante explicar que existem três tipos de eclipse lunar, conforme os veículos especializados, com o segundo (parcial) "escondendo" apenas parte da Lua, enquanto o último é chamado de "penumbral".
Nesse caso, a sombra que é feita pela Terra não é "suficientemente" escura e, portanto, não diminui o nível de brilho da Lua e dá tons acinzentado ao satélite.
Dados da plataforma TimeAndDate mostram a contagem regressiva até o fenômenos, indicando que o eclipse total deve começar perto de uma hora da manhã de sexta-feira (13), visto em diversos continentes.
O período em que a Lua estará completamente tomada por tom avermelhado, conforme descrito, deve durar cerca de 65 minutos, com o restante do fenômenos se prolongando até por volta de nascer do Sol.
Em Campo Grande, o eclipse entra em fase parcial a partir de 1h09 e o encobrimento total poderá ser observado entre 02h26 e 03h31.
Depois disso o eclipse volta para a parcialidade e atinge a fase penumbral entre 03h31 e 04h57 até o raiar do Sol.
Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado


