O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em todo o Brasil após o falecimento do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira (21).
Em nota publicada nas redes sociais, Lula destacou o impacto de Francisco para a humanidade, ressaltando que o pontífice foi uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.
"O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos", escreveu o presidente.
Lula lembrou ainda do exemplo deixado por Jorge Bergoglio, o argentino que se tornou Papa em 2013, ao citar a oração de São Francisco de Assis.
"Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados."
O presidente ressaltou a atuação de Francisco em temas sociais e ambientais, elogiando sua coragem ao trazer para o centro do Vaticano discussões sobre mudanças climáticas e justiça social.
"Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito", afirmou Lula.
O presidente também relembrou os encontros pessoais que teve com o Papa, ao lado da primeira-dama Janja, e a troca de ideais sobre paz, igualdade e justiça.
"Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e de sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará."
Ao anunciar o luto oficial, Lula prestou solidariedade aos que sofrem com a perda do pontífice e afirmou que o legado de Francisco permanecerá vivo.
"Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações."
Veja a postagem na íntegra:
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge… pic.twitter.com/bwCCXwrtJN
Morte do Papa
O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local), conforme confirmou o Vatican News e comunicado oficial do Vaticano.
O anúncio foi feito a partir da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo cardeal Kevin Farrell, que destacou a dedicação do pontífice ao serviço da Igreja e dos mais necessitados ao longo de sua vida.
O Papa vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. Em fevereiro deste ano, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, após ser diagnosticado com pneumonia bilateral, quadro que exigiu tratamento com antibióticos e corticoides, além de transfusões de sangue devido à baixa contagem de plaquetas e anemia.
Francisco permaneceu hospitalizado por cerca de 40 dias e, mesmo após a alta, sua saúde continuou frágil.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica.
*Colaborou Alícia Miyashiro




