Cidades

SEGURANÇA

Lula fecha acordo com a Bolívia para combate ao narcotráfico

Presidentes dos dois países assinaram três acordos na área de segurança pública com validade de dois anos, abrangendo inclusive atuação de facções criminosas

Continue lendo...

Com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma grande comissão à Bolívia nesta terça-feira (9), três acordos firmados em Santa Cruz de la Sierra pretendem intensificar na região de fronteira em Mato Grosso do Sul, a partir de Corumbá, ações de segurança pública.

Os acordos correspondem a fortalecer o combate ao tráfico de pessoas, contrabando de migrantes e crimes conexos, bem como cooperação técnica, científica e tecnológica para aprimorar o controle migratório, que desorganizado pode favorecer o tráfico de drogas e contrabando; além de um documento específico para haver combate ao narcotráfico.

Autoridades das forças de segurança dos dois países já vinham atuando em conjunto desde 2023 e neste ano houve uma intensificação de polícias bolivianas para identificar integrantes de facção criminosa brasileira autuando principalmente em Santa Cruz de la Sierra.

Dessas ações, houve a extradição de criminosos condenados no Brasil, mas que estavam vivendo na Bolívia, principalmente com documento falso.

Somente neste ano, entre janeiro e meados de junho, ao menos 12 brasileiros acabaram presos na Bolívia e foram extraditados, via Corumbá ou em Mato Grosso, após haver a identificação deles com o tráfico de drogas, ligação com a facção criminosa PCC.

Os três acordos firmados neste dia 9, que foram assinados pelos ministros de relações exteriores Celinda Sosa Lunda e Mauro Vieira, preveem uma intensificação dessas ações de seguranças nacional. 

Em seu discurso, Lula citou diretamente as ações segurança.

“Conversamos sobre a importância de garantir segurança jurídica a brasileiros na Bolívia, para que eles continuem colaborando com o desenvolvimento econômico deste país. A Polícia Federal e o Consulado da Bolívia em São Paulo estão trabalhando juntos para regularizar a situação migratória dos milhares de bolivianos que tanto têm contribuído para dinamizar nossa economia e enriquecer nossa cultura”, declarou o presidente brasileiro.

O acordo básico de cooperação técnica, científica e tecnológica para o projeto “Estratégia Brasil-Bolívia de capacitação do pessoal encarregado da luta contra o narcotráfico” vai permitir que a polícia boliviana possa fazer intercâmbio e troque experiências diretas com as autoridades policiais brasileiras, em especial a Polícia Federal.

Quem vai coordenar esse trabalho pelo Brasil é a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, enquanto a PF vai executar as atividades.

O Vice-Ministério do Investimento Público e Financiamento Externo é quem coordenará, pela Bolívia, as atividades e a Direção Geral da Força Especial de Luta contra o Narcotráfico (FELCN) vai fazer o intercâmbio direto com a Polícia Federal.

O presidente boliviano Luis Arce Catacora enfatizou, em seu discurso, que a integração entre os dois países está em um nível mais fortalecido.

“Essa é uma nova era das relações exteriores entre Bolívia e Brasil. As relações estavam mais ligadas ao gás, mas hoje, Bolívia não é somente gás. A integração física é importante, para olhar para dentro e temos grandes desafios pela frente para enfrentar. A integração física estava menos enfatizada, mas Bolívia está no coração da América Latina.” 

Para essas atividades conjuntas, não está previsto a transferência de recursos, mas não está descartada que ações conjuntas possam ser financiadas por organismos internacionais, de fundos e programas regionais e internacionais.

Inclusive, o atual acordo faz uma atualização de um antigo termo que havia sido assinado em 17 de dezembro de 1996. As atividades conjuntas devem ser realizadas pelo período dos dois próximos anos.

Saiba

Tanto a FELCN como a Polícia Federal ainda não detalharam como as ações coordenadas devem ocorrer, mas o que já existe é que ambas as instituições policiais já tem trocado informações de inteligência para tentar identificar criminosos que usam identidades falsas na Bolívia.

Assine o Correio do Estado

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).