No final do mês de agosto, Mato Grosso do Sul atingiu meio milhão de Carteiras Nacionais de Identidade (CIN) emitidas. O valor corresponde a 17% da população total do estado.
O processo de adesão do novo modelo de identificação vem se intensificando desde o ano imposto. De 2023 para 2024 o estado teve um aumento de 70,14% de emissões, com 288.766 somente em 2024. Já neste ano, em julho, foram mais de 183 mil documentos expedidos, quase 40% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
O número é considerado expressivo uma vez que Mato Grosso do Sul chegou em 2025 a 2,9 milhões de habitantes, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com isso, os 500 mil documentos, equivalem a 17% da população já atendida. Além disso, o prazo nacional para substituição total do antigo RG para a Nova Identidade é de mais 7 anos, em 2032.
Com 91 postos de atendimentos no estado, são 79 municípios sul-mato-grossenses que podem solicitar a nova carteira na própria cidade.
Além desse investimento nos postos de atendimento, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também investiu na disponibilidade de atendimentos.
Os horários agora abrangem de segunda a sábado na capital. No novo posto de identificação localizado no Shopping Norte Sul, os agendamentos são feitos de forma online e podem ser marcados para os sábados.
A Nova Carteira, adota um único número para registrar, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e pode reunir outros diversos dados, como título de eleitor, carteira nacional de habilitação (CNH) e carteira de trabalho.
Além disso, alguns recursos como QR Code e zona de leitura mecanizada (MRZ) ajudam a em um dos principais objetivos, que é diminuir e auxiliar no combate à fraude e crimes com identidades.
A primeira via é gratuita e também está disponível em formato digital no aplicativo Gov.br.
Como solicitar a CIN
O serviço está disponível de segunda a sexta-feira das 07h às 19h, com 200 vagas diárias. Aos sábados são 130 vagas distribuídas das 07h às 17h e os agendamentos são feitos somente de forma online no site: https://servicos.sejusp.ms.gov.br/.
Para retirar a Nova Carteira de Identidade, é necessária as seguintes informações e seleções ao acessar o site:
- Selecionar o município em que deseja solicitar o serviço;
- Selecionar o serviço de 1ª emissão;
- Certificar que seu nome, nome da mãe e data de nascimento esteja conforme a Certidão apresentada;
- Estar com o CPF como REGULAR na Receita Federal do Brasil;
Todos os Postos de Identificação de MS destinam vagas para atendimento ao público prioritário e os serviços em vermelho no site são Tributáveis.
A agenda é liberada no dia 30 de cada mês, que permite que o cidadão escolha data, horário e local de atendimento nos postos de identificação em todo o Estado.


