Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, Mato Grosso do Sul recebeu 247 equipamentos e computadores recondicionados através do programa Computadores para Inclusão, promovido pelo Governo Federal. A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Comunicações (MCom), visa promover a inclusão digital para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Em 2023, o estado recebeu 148 doações, e até agosto de 2024, foram entregues mais 99 equipamentos. Os equipamentos são recondicionados nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que também oferecem cursos, oficinas e realizam o descarte ambientalmente correto de resíduos.
Em Mato Grosso do Sul, os equipamentos foram destinados a 10 Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em seis municípios. Veja:
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou a expansão do programa. “Quando começamos, os CRCs estavam presentes em pouco mais de 15 estados. Hoje, vamos concluir o ano com CRCs em todos os estados do Brasil.”
O programa tem ganhado força em todo o país, com foco na operação adequada de descarte de resíduos e na inclusão digital. Os beneficiários incluem principalmente jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, que têm a oportunidade de transformar suas vidas através da educação e da capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Cabe destacar que desde o início do programa em 2010, foram doados 759 computadores para 20 municípios do estado.
Como participar
Para se inscrever no programa, é necessário procurar um CRC e solicitar a vaga. Para solicitar doações de equipamentos e a criação de telecentros PID, acesse a página do serviço com uma conta gov.br.
Impacto ambiental
A Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, instituída pela Lei 14.479/2022, visa beneficiar toda a população, com especial atenção a povos e comunidades tradicionais. Os PIDs são distribuídos em 899 municípios brasileiros, oferecendo capacitações técnicas e complementação educacional e cultural.
Os CRCs também têm um impacto ambiental significativo, com 23 unidades em operação que já processaram mais de 844 mil equipamentos eletroeletrônicos, resultando em mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados corretamente.
Sobre o programa
O Computadores para Inclusão já doou 44,5 mil equipamentos para 3,1 mil pontos de inclusão digital e ofereceu mais de 200 cursos, capacitando mais de 41,6 mil alunos. Em 2023, o programa registrou um aumento de 73,6% no total de doações em relação ao ano anterior.
Nos primeiros seis meses de 2024, foram criados 600 novos PIDs e 5,6 mil equipamentos foram doados para áreas remotas, rurais e escolas públicas em todo o Brasil. O MCom já investiu mais de R$ 44,5 milhões no programa.
Parceria
A Caixa Econômica Federal contribuiu com 12.113 equipamentos ao Computadores para Inclusão, provenientes da modernização de seu parque tecnológico. A parceria entre a Caixa e o MCom, firmada em dezembro de 2023, permite o uso desses equipamentos prioritariamente em escolas públicas e pontos de inclusão digital. O banco possui cerca de 23 mil computadores que podem ser aproveitados para esses e outros acordos.
Assine o Correio do Estado.