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Vírus

Ministério da Saúde envia técnico para controlar surto de raiva em Mato Grosso do Sul

Paciente de 38 anos mordido em Corumbá está sendo tratado da doença na Capital

aliny mary dias

23/04/2015 - 08h15
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Um técnico do Ministério da Saúde virá a Mato Grosso do Sul acompanhar de perto a situação da proliferação do vírus da raia em cães. A vinda do técnico é resultado da preocupação das autoridades de saúde depois de o Estado registrar o primeiro caso de raiva humana após 21 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o técnico ficará em Corumbá, cidade distante 444 quilômetros da Capital e que vive surto de raiva canina desde o mês passado.

As ações do técnico não foram detalhadas pela secretaria, mas o objetivo da vinda dele é para tomar as providências, em conjunto com as autoridades locais, para controlar o surto do vírus.

Outra saída encontrada pelo Estado para controlar a doença é utilizar a mão de obra de pelo menos 50 militares, que serão coordenados pela SES, nas ações de retirada de cães de rua, vacinação nos animais e vigilância em todos os acidentes que vierem a ocorrer, seja relacionado a mordida de cães ou morcegos.

VACINAÇÃO

Ontem a prefeitura de Campo Grande confirmou que irá antecipar o calendário de vacinação de cães e gatos diante do surto na Cidade Branca. O município aguarda a chegada das doses do Ministério da Saúde.

Até o momento, apenas animais que vivem na região central da cidade foram vacinados, porque é lá que foram encontrados cinco morcegos infectados. A vacinação a domicílio existe desde 2006.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) alerta para a confirmação de que o vírus da raiva está circulando entre morcegos em Campo Grande. Foram três casos registrados neste ano e outros dois no segundo semestre de 2014.

RAIVA HUMANA

O paciente de 38 anos infectado com o vírus da raiva está internado desde a semana passada no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e continua em estado grave.

O último boletim de atualização de estado de saúde, divulgado ontem pela direção do hospital, revela que o paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respirando por aparelhos e sendo medicado.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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