Missa dos Santos Óleos foi celebrada na manhã desta quinta-feira Santa (28), na Paróquia São José, localizada na rua Pedro Celestino, número 1446, Centro, em Campo Grande.
Ao Correio do Estado, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, afirmou que centenas de fiéis e 80 padres marcaram presença no evento catolicista.
Geralmente, a missa ocorre em paróquias diferentes a cada ano. Neste ano, a Paróquia São José foi a escolhida em comemoração aos seus 75 anos.
Missa dos Santos Óleos 2024, na Paróquia São José. Foto: Marcelo VictorMissa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica da Igreja Católica em que se abençoam os três óleos utilizados na administração dos sacramentos: o óleo do crisma, óleo dos catecúmenos e óleo dos enfermos.
Os óleos consagrados são utilizados ao longo de todo o ano em cerimônias sacramentais, como o batismo, a confirmação, a ordenação sacerdotal e a unção dos enfermos.
O líquido viscoso é abençoado em jarros grandes e, após a consagração, são distribuídos em centenas de vidrinhos pequenos, para serem entregues a 52 paróquias de Campo Grande. As paróquias são responsáveis por distribuir os óleos para 300 comunidades católicas da Capital.
Além da consagração dos óleos, também há renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante sua ordenação.
Portanto, o objetivo do evento é abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua jornada de fé.
De acordo com o arcebispo, o evento ocorre durante a Semana Santa, geralmente na Quinta-feira Santa e é de extrema importância para o calendário litúrgico católico.
“É uma missa especial, nessa missa, nós, padres e bispos, renovamos os nossos compromissos sacerdotais. Na quinta-feira Santa, celebramos na igreja, justamente a instituição da Eucaristia, isso particularmente na missa da noite, mas também a instituição do sacerdócio católico. Então é um dia em que todos os padres são chamados, bispos, a fazer esse exercício de renovarmos os compromissos reforçados no dia da nossa ordenação. E além disso, abençoamos o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos, e consagramos o óleo do Crisma, que é usado não só no sacramento da Crisma, mas em muitas outras situações, inclusive nas ordenações dos padres e dos bispos. Graças a Deus, o nosso povo sente bastante a Semana Santa. Todos os cristãos são chamados a celebrar a vitória definitiva de Jesus sobre o pecado, a morte e a dor”, afirmou o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, ao Correio do Estado.
A quaresma encerra nesta quinta-feira Santa (28), dia em que cristãos consomem carne branca (peixes) na Ceia de Páscoa. A sexta-feira Santa é comemorada amanhã (29) e a Páscoa no domingo (31).




