Cidades

COMBATE CONSTANTE

Mortes por dengue de dezembro em MS aconteceram até três dias após sintomas

Mato Grosso do Sul registrou 45 novos casos de dengue em uma semana, mas reduziu incidência e "freou" os óbitos no período após início das estratégias de reforço ao combate

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Cerca de uma semana após início das estratégias de reforço no combate às arboviroses, Mato Grosso do Sul conseguiu "frear" os óbitos nesse intervalo, porém, análise do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que as mortes de dezembro aconteceram no curto intervalo de três dias após início dos sintomas.

Ainda que tenha conseguido segurar o aumento de mortes por dengue em Mato Grosso do Sul, a doença segue preocupante no Estado, que teve 45 novos casos confirmados e outros 73 prováveis em apenas uma semana. 

Com base nos dados disponibilizados pela SES, sobre o monitoramento dessa arbovirose, é possível notar que as duas últimas mortes por dengue foram registradas neste último mês, sendo vítimas duas mulheres, uma moradora do município de Três Lagoas e outra de Japorã. 

Sendo a três-lagoense uma mulher de 48 anos, o boletim informa que o início dos sintomas de dengue datam de 30 de novembro, com seu óbito registrado em 02 de dezembro e a confirmação cerca de quatro dias depois. 

Importante destacar que essa mulher não possuía comorbidade relatada, semelhante à moradora de Japorã, que detalhou os inícios de seus sintomas em 02 de dezembro e, aos 38 anos, faleceu três dias depois. 

Segundo a Secretaria de Saúde, menos da metade das vítimas de dengue em 2024 (15 no total), apresentava algum tipo de comorbidade, ou seja, a maioria dos óbitos por dengue atingiu pessoas que não tinham qualquer complicação de saúde relatada. 

Mapeamento da dengue

Ainda segundo a SES, os 32 óbitos confirmados em Mato Grosso do Sul neste ano foram registrados nos seguintes municípios: 

  • Maracaju (01),
  • Chapadão do Sul (02),
  • Coronel Sapucaia (01),
  • Dourados (04),
  • Laguna Carapã (02),
  • Naviraí (02),
  • Sete Quedas (01),
  • Amambai (03), 
  • Paranhos (01),
  • Ponta Porã (05),
  • Iguatemi (02),
  • Itaquiraí (02),
  • Aparecida do Taboado (01),
  • Mundo Novo (01),
  • Campo Grande (01),
  • Bonito (01),
  • Japorã (01) e
  • Três Lagoas (01).

Pelo panorama dessa série histórica em Mato Grosso do Sul, quanto aos casos confirmados e óbitos pela doença, desde 2021 o Estado registrou os seguintes números: 

  • 2021 : 8.027 casos confirmados - 14 mortes
  • 2022: 21.328 casos confirmados - 24 mortes 
  • 2023: 41.046 casos confirmados - 43 mortes

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde que um total de 117.006 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população sul-mato-grossense, seguindo a idade permitida na bula. 

Cabe frisar que, até o momento, 189.910 doses desse imunizante foram encaminhadas por parte do Ministério da Saúde para distribuição e aplicação no território de Mato Grosso do Sul. 

Importante destacar também o esquema vacinal desse imunizante, que é composto por duas doses de vacina, aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. 

Como a faixa etária entre 10 e menos de 15 anos completos, segundo a Secretaria de Saúde, é a que concentra o maior número de hospitalizações, essa vacina está disponível e é recomendada para esse grupo e também para as crianças e adolescentes entre 06 e 16 anos. 

 

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Cidades

Motorista perde controle da direção e arranca poste na Avenida Duque de Caxias

Ele estava sozinho no veículo e não sofreu ferimentos, mas o carro ficou parcialmente destruído

06/04/2025 15h03

Poste foi arrancado e ficou preso no veículo

Poste foi arrancado e ficou preso no veículo Foto: Tamires Santana

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Um motorista, que preferiu não ser identificado, sofreu um acidente no início da tarde deste domingo (6), em Campo Grande. Ele perdeu o controle da direção do veículo que conduzia, bateu e arrancou um poste na Avenida Duque de Caxias.

Segundo informações repassadas pelo motorista ao Correio do Estado, ele seguia no sentido centro-bairro, e iria fazer a curva para entrar na vila da Base Aérea, quando perdeu o controle da direção na curva.

O carro, um Fiat Argo, saiu da pista e bateu em um poste de iluminação, que foi arrancado com o impacto e arrastado por alguns metros, ficando preso no veículo. Além disso, ao subir no meio fio, o pneu do automóvel furou.

O motorista estava sozinho no momento do acidente e não apresentava sinais de embriaguez. Ele mesmo acionou a Polícia Militar e o guincho.

O soldado Torquatto, da PM, disse que como não havia sinais de embriguez, não foi necessário realizar o teste do bafômetro.

"Ele está conversando bem, então a gente não pode, sem nenhum indício, realizar o teste", explicou.

"Ele perdeu o controle e bateu, acionou o seguro, e a gente faz o registro por causa do poste. Ele é morador da Base Aérea, ia entrar, acabou perdendo o controle e bateu no poste", acrescentou o policial militar.

O soldado disse ainda que, inicialmente, o motorista não apresentava ferimentos, mas que é necessário aguardar e, caso começasse a sentir dores, seria acionado o Corpo de Bombeiros.

O carro tem seguro, que também foi acionado. Não há informações se o motorista será responsabilizado e deverá pagar pelo dano ao poste de iluminação pública.

O carro ficou parado na pista da direita e, como a avenida tem três pistas e não havia movimento no momento do acidente, o trânsito não ficou congestionado.

CAPITAL EM MOVIMENTO

Com mascote local, 'Capivara67' busca ser app de mobilidade com a cara de Campo Grande

Aplicativo tem categorias de viagens apenas com motoristas femininas, para a segurança de passageiras mulheres, além de cashback no uso e isenção de taxa para motoristas

06/04/2025 13h03

Aplicativo busca competir sendo

Aplicativo busca competir sendo "a cara de Campo Grande" Reprodução

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Trazendo no nome e na identidade um bichinho que o campo-grandense está bastante familiarizado, o aplicativo "Capivara 67" aparece com o intuito de não somente competir com os aplicativos de mobilidade mais comuns (como Uber e 99), mas ser o app de transporte com a cara da Capital. 

Em entrevista ao Correio do Estado, o idealizador, Raphael Ribeiro, esclarece que pretende competir com os demais aplicativos através de estratégias específicas, como por exemplo a taxa zero por tempo indeterminado para os motoristas que aderirem à plataforma. 

Ou seja, se um passageiro paga R$ 20, o motorista fica com todo esse valor. Essa abordagem, segundo Raphael, visa atrair trabalhadores para a plataforma, já que as taxas cobradas por concorrentes podem variar de 30% a 40%.

Raphael explica que, assim que a plataforma passar a cobrar dos motoristas, essas taxas devem alcançar no máximo 10%. 

"Para os passageiros, nosso app é o único que oferece 5% de cashback para todos os passageiros em todas as corridas, que podem ser usados para usar o app posteriormente", comenta ele.

Diante disso, o Capivara 67 aparece no mercado com as seguintes categorias de viagem: 

  • Capivara X - para corridas convencionais
  • Capivara Express - corridas com prioridade de atendimento 
  • Capivara Rosa - apenas motoristas mulheres (para mulheres e crianças em geral)
  • Capivara Mercado - buscar clientes com compras em mercados
  • Capivara Pet - transporte de pets acompanhados de seus tutores

Novo aplicativo

A empresa surgiu recentemente, em 19 de abril do ano passado, e observou um aumento no número de motoristas e passageiros até meados de junho, entrando em hiato até meados de dezembro para reativação com força total em 2025.

"A capivara foi escolhida como mascote do aplicativo porque representa a identidade de Campo Grande, onde o aplicativo foi desenvolvido. A intenção era que as pessoas percebessem que o aplicativo nasceu localmente e não é uma franquia de fora", comenta Raphael. 

Justamente a capivara mirou o começo de uma estratégia de humanização sendo a conexão com a cultura regional, porém, o fundador do aplicativo enfatizou que o animal pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, o que também abre possibilidades para expansão futura do aplicativo.

Esse tratamento humanizado tem sequência no contato com novos motoristas, que recebem mensagens de boas vindas direta no whatsapp, canal esse que fica aberto para sanar qualquer dúvida do trabalhador. 

"Essa abordagem visa facilitar a integração dos motoristas, especialmente aqueles que são novos e podem ter dificuldades com o uso do aplicativo, como o download e o preenchimento de documentos", complementa Raphael. 

Vendo que essa aproximação foi um tanto quanto "invasiva" num momento pré-hiato, ele afirma que a proposta atual do Capivara é equilibrar a humanização do atendimento com o respeito à autonomia dos motoristas, buscando sempre melhorar a experiência de ambos os lados.

Para rodar pelo aplicativo em Campo Grande, o app está disponível para download  para Iphone pela App Store e também aparelhos Android.

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