Cidades

INICIATIVA

MPT cria cooperação Estadual para combater o trabalho escravo no campo

O Ministério Público do Trabalho firmou um termo de cooperação técnica entre instituições de cadeia produtiva rural para reforçar a fiscalização das condições dignas de trabalho

Continue lendo...

Com intuito de combater de forma mais efetiva o trabalho escravo contemporâneo na zona rural, o  Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) junto com instituições públicas e privadas do setor rural assinaram um Termo de Cooperação Técnica para erradicar práticas análogas à escravidão.

A assinatura foi feita no final do mês de novembro, com o objetivo de implementar ações preventivas e educativas que promovam condições dignas de trabalho, com foco nas áreas rurais, isoladas no interior do estado.

O acordo foi celebrado com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/MS), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MS (OAB-MS) e a Fundação de Trabalho (Funtrab).

O Termo prevê o incentivo de boas práticas, a promoção de políticas públicas e o fortalecimento de medidas de fiscalização para identificar e combater irregularidades que possam ser identificadas registradas em propriedades rurais.

De acordo com Cândice Gabriela Arosio, procuradora-chefe do MPT-MS, a atuação coordenada entre o Ministério Público do Trabalho, setor produtivo e todo o sistema de Justiça tem o potencial de combater, de forma mais efetiva, a exploração que viola os direitos humanos.

“Essa abordagem fortalece não apenas o combate direto às irregularidades, mas também a construção de um ambiente de trabalho mais digno e respeitoso no setor rural”, declarou.

O procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), entende como relevente a ação em um estado marcado por atividades agrícolas intensivas.

“Esta parceria representa um compromisso real com a dignidade humana. A escravidão contemporânea é uma realidade que precisamos enfrentar com estratégias integradas e eficazes. Nenhum desenvolvimento econômico é legítimo se for construído às custas da exploração de trabalhadores,” afirmou o procurador.

Entre outras ações propostas no termo de cooperação estão o compromisso das instituições no âmbito do agronegócio em zelar pelos trabalhadores rurais, com investimento em capacitação e orientação.

O Senar/MS, braço educativo da Famasul, desempenhará este papel junto aos produtores rurais, ajudando-os a implementar práticas de gestão mais humanas e legais.

Lucas Galvan, representante do Senar, destacou a necessidade de informar e conscientizar.“Muitos produtores cometem infrações por desconhecimento. Nossa missão é educar para que o respeito às leis trabalhistas seja um pilar no setor agropecuário,” afirmou.

Por sua vez, a OAB-MS propôs a criação de uma certificação para propriedades que sigam as diretrizes de trabalho decente, incentivando a adoção de boas práticas e o cumprimento das normas.

LISTA SUJA

A inclusão de empregadores na “lista suja” do trabalho escravo – que restringe acesso a créditos e financiamentos – é uma medida já aplicada no país. Contudo, a assinatura do Termo amplia a atuação preventiva, evitando que situações cheguem a esse ponto.

Segundo o MPT, a próxima etapa será implementar uma agenda comum, com a realização de ações conjuntas, produção de materiais educativos e engajamento das comunidades rurais. O Termo também visa mobilizar outras entidades civis, ampliando a rede de enfrentamento ao problema.

POLÍCIA

Choque interrompe arruaça na véspera do ano novo e apreende 10 motos

O batalhão atuou ontem em ocorrências envolvendo disparo de arma de fogo em via pública e desobediência

01/01/2025 15h30

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via pública

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via pública Foto: Divulgação Batalhão de Choque

Continue Lendo...

Durante a véspera do ano novo o batalhão de choque da policia militar interrompeu arruaças em via publica em Campo Grande.

Segundo a corporação equipes da policia de plantão atuar para encerrar baderna de motociclistas que estavam, de acordo com o choque, "utilizando as motos para fazer arruaças em vias".

Ao todo na véspera do ano novo foram apreendidas 10 motos pelo batalhão, os veículos foram encaminhadas para o pátio do Detran.

No plantão de ano novo batalhão de choque termina com arruaças de motociclistas e prende dois homens que realizaram disparos com arma de fogo em via públicaFoto: Divulgação / Batalhão de Choque

DISPARO DE ARMA

Outra ocorrência atendida pelo choque foi de um flagrante através de imagens de câmeras de segurança onde foi observado que dois homens estavam armados e efetuando disparos em via pública ao lado do Camelódromo de Campo Grande, na região central da cidade.

No vídeo, o autor, um homem de camiseta preta, disparou a arma da carroceria de uma caminhonete RANGER, em direção ao mercadão municipal, mirando em uma placa de trânsito. 

Logo após os disparos ele repassou a arma para outro indivíduo, que estava de camiseta branca e a guardou na cintura.

Conforme informou o batalho de choque, na chegada da equipe no local, após anuncio de abordagem, os dois homens correram para o interior da conveniência desobedecendo a ordem efetuada. 

No interior do estabelecimento os policiais conseguiram abordá-los e, em seguida, localizam a arma de fogo que eles tentaram dispensar jogando no chão, um revólver Rossi calibre 38.

Os dois homens com idades de 29 e 41 anos foram presos, o choque apreendeu, além da arma, seis estojos deflagrados de munição calibre 38.

Veja flagrante feito por câmera de segurança do disparo da arma de fogo feito em via pública na véspera do ano novo;

 

Assine o Correio do Estado

 

Fatalidade

Garoto de 6 anos morre afogado em balneário de Bonito

Criança acompanhava o irmão de 11 anos no momento da tragédia

01/01/2025 14h45

Criança foi reanimada por 1h30 e não resistiu

Criança foi reanimada por 1h30 e não resistiu Foto: Instagram / Praia da Figueira

Continue Lendo...

Um menino de 6 anos morreu afogado em um parque aquático de Bonito, cidade turística distante 297 km de Campo Grande. A criança foi encontrada pelo guarda-vidas do próprio parque aquático, na tarde desta terça-feira (31), já submersa em uma piscina. A tragédia ocorreu por volta das 13h20 na Praia da Figueira.

Conforme apurado pelo Correio do Estado, o garoto queria descer de um tobogã, entretanto foi impedido por um dos monitores do balneário, justamente por não ter a altura mínima para utilizar o brinquedo.

Diante da situação, o irmão mais velho do garoto, já com 11 anos, pediu para que ele o esperasse em uma piscina rasa.

Cerca de 15 minutos após a conversa entre os irmãos, a criança menor já foi encontrada sem vida, no fundo da piscina.

Conforme o Corpo de Bombeiros, médicos que foram ao balneário iniciaram a reanimação do garoto. Já no hospital do município, os profissionais tentaram reanimar a criança por cerca de 1h30, porém, sem sucesso.

Nesta quarta (1°), o Parque Aquático Praia da Figueira emitiu uma nota de pesar acerca do ocorrido. A Polícia Civil investiga o caso. 

Confira a nota na íntegra: 

“É com profundo pesar que a Praia da Figueira comunica um acidente ocorrido em nossas dependências, prestado socorro no local, acionado o Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital, infelizmente o menor veio a óbito.

Estamos devastados com o ocorrido e, desde o momento do acidente, estamos dando todo o suporte necessário à família, além de colaborar integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos. Nosso compromisso sempre foi com a segurança e o bem-estar de nossos visitantes.

Prestamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos neste momento tão difícil. Estamos de luto e solidários com todos que compartilham essa imensa dor.”

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).