Cidades

MATO GROSSO DO SUL

MS faz captura de tatu-canastra entre florestas de eucalipto

Projeto surgiu de parceria entre e Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas) e produtora mundial de celulose "Suzano" e fez a primeira captura em março deste ano

Continue lendo...

Graças à diversidade de fauna e flora, Mato Grosso do Sul precisa por natureza saber equilibrar o progresso com a preservação e, por isso, tem capturado espécimes de tatu-canastra entre florestas de eucalipto na região leste do Estado em projeto conjunto entre o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas) e a maior produtora mundial de celulose, Suzano. 

Batizado de "Canastras e Eucaliptos", o projeto nasceu em abril de 2024, para início dos trabalhos de campo cerca de três meses depois da formalização da parceria entre as partes em prol da preservação da maior espécie de tatu do mundo, o canastra. 

Há menos de dois meses o monitoramento do chamado "Priodontes maximus", com  busca por vestígios do tatu-canastra e a instalação de armadilhas fotográficas, rendeu frutos, sendo a primeira captura do "canastras e eucaliptos" feita em março deste ano. 

Primeira captura

Batizada de Svenja, com cerca de 37 quilos e medindo 1,52 metros, essa tatu fêmea foi capturada e levada realização de exames clínicos, como: hemograma, análises bioquímicas hepáticas e renais, swabs (coleta de fluidos) nasais e orais, além do recolhimento de amostras de fezes para avaliação da saúde do animal.

Reprodução/Divulgação.

Biólogo do Programa de Conservação do Tatu-canastra e do ICAS, Gabriel Massocato reforça a importância da captura dessa primeira espécime pelo projeto para a conservação geral nas paisagens de florestas empresariais, nesse caso. 

“Com a captura iniciamos o monitoramento do deslocamento da espécie em um ambiente composto por Cerrado e plantações de eucalipto. O objetivo é conservar o tatu-canastra, independentemente de onde ele esteja", diz. 

Gabriel lembra que as plantações de eucalipto são uma realidade em franca expansão em Mato Grosso do Sul, sendo necessária análise comportamental dos espécimes que circulam por esse tipo de território. 

"Ao compreender o comportamento da espécie nessas áreas, conseguimos otimizar os corredores ecológicos, promovendo a conectividade e permitindo a circulação dos animais com mais segurança", complementa ele. 

Após a captura, cabe esclarecer que as espécimes de tatu-canastra são acompanhadas por transmissor GPS por cerca de três meses, fornecendo informações sobre a localização, por exemplo, a cada sete minutos.

Nesse mesmo equipamento transmissor são compiladas diversas informações por parte dos biológicos, já que os transmissores mostram até mesmo durante a movimentação noturna do animal e se o mesmo está cavando, parado ou caminhando. 

Somente em 2025 o Icas já registrou outras duas grandes capturas, feitas no Parque Natural Municipal do Pombo (PNMP), em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, uma fêmea em janeiro e um macho que pesou 40 kg, batizado de Gerald.

Preservação em MS

Além do biólogo, o coordenador de Meio Ambiente da Suzano em Mato Grosso do Sul, Renato Cipriano Rocha classifica a parceria do projeto como "fundamental" para melhor compreensão sobre os hábitos dessa espécie de tatu moradora da região de Cerrado sul-mato-grossense. 

Dos 808,469 mil hectares de área florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul, pelo menos 30% (249,807 ha) tem a função exclusive voltada à conservação da biodiversidade, onde mais de 1,5 mil espécies foram identificadas, sendo:

  • 770 plantas, 
  • 388 aves,
  • 136 artrópodes,
  • 92 mamíferos, 
  • 68 peixes 
  • 61 répteis e 
  • 41 anfíbios. 

"Importante ressaltar que todo o manejo florestal da Suzano é desenvolvido com foco na proteção ambiental, o que inclui o plantio em mosaico, programas de restauração ambiental, monitoramento da fauna e implantação de corredores de biodiversidade para conectar fragmentos do Cerrado, dentro e fora de suas áreas", diz.

Instaladas para detectar a presença de tatus, as armadilhas fotográficas do projeto "Canastras e Eucaliptos" já flagraram antas, tamanduás, irara, onça-parda e até os populares porcos-do-mato, os catetos. 

Assine o Correio do Estado

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).