Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) apontam que 9 novos casos da Gripe K foram registrados em Mato Grosso do Sul.
Na semana passada, 3 casos foram confirmados. Com isso, o número chega a 12.
Os casos foram confirmados em Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas. Os infectados possuem 3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 6 anos, 11 anos, 20 anos, 73 anos, 77 anos, 82 anos e 87 anos.
De acordo com a SES-MS, todos os nove novos casos confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) encontram-se em investigação epidemiológica. Para subsidiar a análise, foram solicitadas informações complementares aos respectivos municípios de residência dos pacientes.
Após a confirmação dos casos, a SES-MS emitiu alerta epidemiológico direcionado aos serviços e profissionais de saúde dos 79 municípios do Estado.
GRIPE K
Gripe K é uma variação genética da Influenza A (H3N2) e não se trata de um vírus novo.
As vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra formas graves de gripe, inclusive as causadas pelo subclado K.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o subclado K tem apresentado crescimento acelerado na Europa e Ásia.
Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum:
- febre
- dor no corpo
- dor de cabeça
- dor de garganta
- tosse
- cansaço
- falta de ar
As principais formas de evitar a doença são:
- vacinação
- ventilação de ambientes
- uso de álcool gel
- higienização das mãos
- uso de máscara para pessoas infectadas
Até o momento, não há indícios de gravidade ou alarmismo para a doença.




