Cidades

Cidades

MS supera média nacional de abstenção no 1º dia do Enem

Dos 51.199 inscritos para a prova, 28,8% não compareceram

Continue lendo...

No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul, 14.976 candidatos não compareceram para a realizar a prova, número que corresponde a 28,8% dos 51.199 do total de inscritos. 

O índice é maior do que a média nacional de abstenção, que foi de 26,5% no 1º dia de exame.

Apesar de alto, o índice de abstenções no Estado foi menor do que o registrado na edição passada. Em 2023, dos 47.472 inscritos, 29,5% não compareceram no primeiro dia de aplicação da prova. À época, a porcentagem de ausentes também foi superior à média nacional.

Confira o levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):

A aplicação do Enem continuará no próximo domingo, 10 de novembro, com a prova de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro.

Aumento no número de inscritos

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, 51.199 estudantes sul-mato-grossenses se inscreveram para a edição de 2024 do Enem, quantidade 7,8% superior do que a registrada na edição passada, que teve 47.470 estudantes inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, ou seja, no fim do ensino médio. O exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

As instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Assine o Correio do Estado.

última ratio

Ministro do STF manda tirar tornozeleira eletrônica de desembargadores de MS

Cristiano Zanin mandou tirar a tornozeleira de quatro desembargadores investigados por venda de sentença

13/12/2024 17h01

Ministro do STF, Cristiano Zanin

Ministro do STF, Cristiano Zanin

Continue Lendo...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, relator da Operação Última Ratio, liberou os desembargadores Sideni Soncini Pimentel, presidente eleito da corte; o vice-presidente eleito, Vladimir Abreu da Silva; alem de Marcos José de Brito Rodrigues e Alexandre Bastos de usarem tornozeleira eletrônica. Eles são investigados pelo pela Polícia Federal, suspeitos de corrupção em um esquema de venda de sentenças. 

O levantamento da medida cautelar pelo ministro do STF ocorre cinco dias depois de ter autorizado o presidente da corte, Sérgio Martins, de retornar ao cargo.

Ao contrário de Martins, os quatro desembargadores terão de ficar afastados do cargo, só não deverão mais usar a tornozeleira eletrônica.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deu manifestação favorável. 

O ordem para usar tornozeleira foi expedida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão. A operação foi desencadeada no dia 24 de outubro, mas os cinco desembargadores só “vestiram” a tornozeleiras, 12 dias depois.

Ministro do STF, Cristiano ZaninOperação Ultima Ratio foi desencadeada no dia 24 de outubro

Astronomia

Chuva de meteoros será vista após temporal em plena sexta-feira 13

Fenômeno será o último a ser contemplado em 2024

13/12/2024 17h00

Fenômeno poderá ser visto da Capital

Fenômeno poderá ser visto da Capital Imagem ilustrativa: Freepík

Continue Lendo...

Na noite desta sexta-feira (13), e madrugada de sábado (14), o hemisfério Sul será palco de um espetáculo celestial deslumbrante: a chuva de meteoros Geminídeas, o último grande evento astronômico visível do ano.

As luzes poderão ser vistas no céu limpo após a chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (13) em Mato Grosso do Sul.

Este fenômeno ocorre anualmente, entre 2 e 21 de dezembro, e encanta observadores do céu com sua exibição de "estrelas cadentes".

Visibilidade

As regiões mais ao Norte do Brasil terão as melhores condições para apreciar este espetáculo, especialmente durante as primeiras horas da madrugada.

Em condições ideais, os observadores poderão testemunhar até 150 meteoros por hora no pico do evento. No entanto, a proximidade da Lua cheia poderá diminuir a visibilidade, embora os meteoros mais brilhantes ainda devam ser visíveis.

No Mato Grosso do Sul, o pico da chuva de meteoros está previsto para ocorrer por volta das 22h30, com visibilidade a partir das 20h. Os observadores devem direcionar seu olhar de nordeste para noroeste no céu para melhor visualização do fenômeno.

Para uma observação ideal, os astrônomos recomendam:

  • Procurar locais com pouca poluição luminosa
  • Direcionar o olhar para longe da Lua
  • Aguardar cerca de 20 minutos para que os olhos se adaptem à escuridão
  • Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos

O fenômeno

As Geminídeas devem seu nome à constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante - o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar. Diferentemente da maioria das chuvas de meteoros, que estão associadas a cometas, as Geminídeas têm como objeto parental o asteroide 3200 Phaethon.

Quando este asteroide se aproxima do Sol, libera partículas que, ao longo dos anos, penetram na atmosfera terrestre, criando os rastros luminosos que observamos.

Segundo o Observatório Nacional, a atividade desta chuva de meteoros tem aumentado ano após ano, com expectativa de atingir seu auge por volta de 2050.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).