Cidades

POLÍTICA

Nikolas Ferreira vem à Capital para participar de evento cristão

Além de deputado mineiro, conferência terá palestra de influenciador Maicon Sulivan, o "Black Power do Bolsonaro"

Continue lendo...

O Movimento Juntos por MS realiza neste sábado (3), a primeira conferência do projeto "Desperte e Governe - Manifesto" que terá presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Outro palestrante é o influenciador Maicon Sulivan, conhecido como "Black Power do Bolsonaro" por usar cabelo afro e discurso "antimimimi" em apoio à ideologia politica do ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL).  

Voltado para o público em geral, em especial aos cristãos, o evento de direita vai abordar temas como família, religião, educação, mídia e cidadania e política. Também estão confirmados para palestrar o advogado e analista político, Marco Antônio Costa e o vereador por São Paulo e diretor-presidente do Instituto Akashi, Henrique Krigner. 

Segundo a organizadora da conferência e fundadora do movimento em Campo Grande, Cassy Monteiro, um dos objetivos é conscientizar sobre o papel da Educação na construção de lideranças jovens do meio conservador. 

"Eu acredito que a ação mais efetiva para a construção de um novo sistema político que seja realmente voltado para o povo, que favoreça a população e traga prosperidade da cidade e das pessoas, é a ação da educação. A conscientização da juventude para que vote corretamente é a melhor ação possível para se realizar. Falando sobre os direitos que eles possuem, poderemos conseguir agregar toda a diversidade, essas pessoas terão vozes nessa constução de um novo sistema e uma nova visão do mundo", detalha. 

Card da conferência "Desperte e Governe - Manifesto" - Foto: Divulgação 

São esperadas cerca de duas mil pessoas no espaço Ondara Palace, localizado na Av. Des. Leão Neto do Carmo, 1464 - Jardim Veraneio. O evento começa às 15h e para adquirir ingressos, os interessados podem ligar no telefone (67) 99347-3677 ou através do Instagram @juntos.ms

Polêmico e movido pelo conservadorismo 

Deputado mais votado do país com 1,47 milhão de votos, Nikolas Ferreira é conhecido por protagonizar polêmicas nas redes sociais e no plenário da Câmara Federal.

O deputado mineiro já chegou a usar uma peruca loira em sessão na tribuna, para fazer discurso trans fóbico sobre o Dia Internacional da Mulher.

Pouco tempo depois das eleições de 2022, o parlamentar foi atacado nas redes sociais ao dizer que Jesus Cristo não tinha como propósito combater desigualdades. 

Segundo Nikolas, "Jesus veio pagar um preço que ninguém poderia pagar e não acabar com a pobreza". A declaração foi feita durante um debate político contra o atual pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL).

O parlamentar também foi barrado no trem do Corcovado e acusado de injúria racial em setembro de 2021. Na ocasião, Nikolas ainda era vereador de Belo Horizonte e não pôde embarcar por não apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19. 

Após o episódio, nas redes sociais, ele comparou o passaporte da vacina e o trabalho dos funcionários do monumento a medidas nazistas.

Outra polêmica envolvia a influencer Thais Carla, quando Nikolas compartilhou uma foto dela nas redes sociais com um comentário considerado gordofóbico: "Tiraram a beleza e ficou só o Globo", fazendo alusão ao personagem carnavalesco "Globeleza", interpretado pela modelo Valéria Valenssa.

Os advogados de Thais entraram na Justiça com pedido de indenização por danos morais e uso indevido de imagem. Apesar das polêmicas, o deputado apresentou vários projetos de lei ao longo do seu mandato, alguns deles incluem:

  • Projeto de Lei nº 1.174/2023: Propõe a criação do Programa Nacional de Recuperação de Endividados, com o objetivo de oferecer suporte financeiro e orientação para pessoas físicas e jurídicas endividadas.
  • Projeto de Lei nº 2.053/2023: Trata da alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando mudanças na educação básica e superior; 
  • Projeto de Lei nº 1.032/2023: Propõe a instituição de políticas de incentivo ao empreendedorismo jovem;

Em 2021, Nikolas conseguiu aprovar, como coautor, a proposta que inclui a educação financeira no currículo das escolas municipais. A Lei 11328/2021, sancionada pelo então prefeito Alexandre Kalil, institui o “Empreendedorismo e Noções de Direito e Cidadania como temas a serem abordados no contra turno das escolas municipais de educação integral”.
 

Maicon Sulivan: Black Power do Bolsonaro  

O influencer e atualmente pré-candidato a vereador em São Paulo, pelo PL (Partido Liberal), ganhou notoriedade principalmente nas redes sociais e na mídia como um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, conhecido por sua postura política e por se identificar com o movimento Black Power.

Em 2021, durante uma conversa com o então presidente da república na saída do Palácio da Alvorada, Maicon ouviu em tom de brincadeira a seguinte frase: "Como é que tá a criação de baratas?", associando o cabelo afro à falta de higiene. Em seguida, Bolsonaro comenta, “Você não pode tomar ivermectina que vai matar todos os seus piolhos”, disse Bolsonaro. 

Ivermectina é um medicamento que foi defendido na gestão do ex- presidente, para auxiliar no tratamento contra a covid, apesar de sua bula recomendar o uso contra parasitas, inclusive piolhos. 

Não houve comprovação científica de que o medicamento realmente é eficaz no combate à doença e nem aprovação pelos órgãos de saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).   

 

Sulivan e Jair Bolsonaro posando pra selfie - Fotos: Redes sociais 

O apoiador já foi alvo de comentários parecidos e mesmo após do ocorrido, afirmou que tem intimidade para brincadeiras com Bolsonaro.

“Então assim, só pra frisar que o presidente tem essa intimidade para brincar, da mesma maneira que dá liberdade para o pessoal brincar. Tudo que eu conquistei na vida é por causa de trabalho e meritocracia. Nada me difere de uma pessoa branca, como eles querem", afirma Maicon ao destacar que "não se considera um negro vitimista". 

O movimento Black Power surgiu nos Estados Unidos durante as grandes mobilizações da população negra pela igualdade de direitos civis nos anos 1960 do século passado, e teve forte influência sobre os negros da América Latina e do Caribe nos anos e décadas seguintes.

"O cabelo Black Power é uma resistência à estética do racismo estrutural. Numa sociedade racista, um dos aspectos mais presentes é a recusa da elegibilidade das pessoas negras serem bonitas. Isso passa pelo cabelo, de tal forma que os cabelos crespos eram colocados como ruins. A poetisa Elisa Lucinda até coloca em um dos seus espetáculos: ‘É um cabelo que está preso ou armado, que nem bandido’", explica Renato Noguera, filósofo, professor e estudioso da cultura africana.

Assine o Correio do Estado 

ACIDENTE

Carro bate de frente com caminhonete e casal morre na BR-262

Outras três pessoas foram resgatadas e levadas ao hospital

23/12/2025 08h45

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro.

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro. Divulgação Notícias do Cerrado

Continue Lendo...

Duas pessoas morreram após um acidente grave registrado na noite de segunda-feira (22) na BR-262, em Ribas do Rio Pardo. A colisão ocorreu por volta das 19h, no km 284 da rodovia, e foi atendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com informações iniciais, a batida foi frontal e envolveu um Volkswagen Gol e uma caminhonete Ford Ranger. O automóvel seguia no sentido Ribas do Rio Pardo–Campo Grande, enquanto a caminhonete trafegava na direção contrária.

Os ocupantes do Gol morreram ainda no local do acidente, antes da chegada do socorro.

Já na Ford Ranger estavam três pessoas. O motorista e um adolescente foram levados até o Hospital de Ribas do Rio Pardo. A passageira foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para atendimento médico em Campo Grande.

Até o momento, não há informações confirmadas sobre o estado de saúde das vítimas que estavam na caminhonete.

As causas do acidente serão investigadas.

Assine o Correio do Estado

TRAGÉDIA

Dois motociclistas morrem na semana do Natal em Campo Grande

Ambos foram socorridos e encaminhados a Santa Casa, mas, não resistiram aos ferimentos e faleceram

23/12/2025 08h15

Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de MS

Santa Casa de Campo Grande, maior hospital de MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

João Vitor Moraes Romeiro, de 27 anos e Tiago Duarte de Lima, de 38 anos morreram em acidente de moto, na tarde desta segunda-feira (22), em duas avenidas movimentadas de Campo Grande.

João Vitor faleceu na avenida Guaicurus, Jardim Nashville, na Capital.

De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz trafegava pela avenida em uma Yamaha Fazer, quando perdeu o controle da direção, bateu na traseira de uma Ford Ranger e caiu no asfalto. Em seguida, foi atropelado por um caminhão-tanque.

Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado a Santa Casa, mas, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Tiago faleceu na avenida Bandeirantes, bairro Guanandi, próximo ao Terminal Bandeirantes, na Capital.

Segundo o boletim de ocorrência, Tiago trafegava em uma Honda CG Fan, pela avenida Bandeirantes, sentido bairro-centro, quando colidiu na traseira de uma Ford F-350. Após a colisão, a moto colidiu em outra moto, quando Tiago foi arremessado ao solo.

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros (CBMMS) e encaminhado a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no centro cirúrgico.

Os acidentes fatais ocorreram dois dias antes do Natal.

ACIDENTES FATAIS

Acidente de trânsito é uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Acidente de carro, moto, bicicleta ou atropelamento, em ruas, avenidas ou rodovias, são tragédias que acontecem toda semana em Mato Grosso do Sul.

As principais causas são excesso de velocidade, falha em ceder a passagem, dirigir sob efeito de álcool, distrações, sonolência e condições climáticas adversas, como chuva forte.

Dados divulgados pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) apontam que 58 pessoas morreram no trânsito, entre 1º de janeiro e 28 de novembro de 2025, em Campo Grande. Desse número, 43 são motociclistas, 12 são pedestres, 2 são condutores e 1 passageiro.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) traz algumas orientações ao condutor no trânsito. Confira:

  • Não dirija caso consuma bebida alcoólica
  • Não dirija cansado ou com sono
  • Use cinto de segurança
  • Respeite a sinalização
  • Respeite o limite de velocidade da via
  • Porte documentos oficiais com fotos, os quais devem estar quitados
  • Realize revisão do carro: pneus, limpadores de para-brisa, freios, nível de óleo, bateria, lâmpadas, lanterna e extintor

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).