A prefeitura inaugurou, na tarde desta segunda-feira (11), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Vila Margarida, que tem capacidade para realizar 300 atendimentos por mês. A unidade também conta oito leitos para internação, além de ser a terceira Caps a ter funcionamento 24h.
O secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, afirmou que o novo Caps vai descarregar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRS). “Vai ajudar a melhorar a resolubilidade urgência/emergência que acabam recebendo pacientes”, disse, ressaltando o investimento de R$ 50 mil destinados à obra.
O prefeito Alcides Bernal (PP) participou do evento e destacou a importância da unidade. “A saúde psicossocial acaba sofrendo com a falta de estrutura e de profissionais e, por isso, ficam em longa fila de espera”.
Já o gerente da Caps Vila Margarida, Gabriel Andrade, disse que o atendimento especializado é importante. “Vai ajudar no acolhimento dessas pessoas que, às vezes, caem nas mãos de pessoas que não sabem atender o caso dela”, finalizou.
ATENDIMENTO
Com a implantação da nova unidade, o município pretende ampliar o acesso à atenção psicossocial da população, promovendo o acesso das pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes e suas famílias aos pontos de atenção.
O Centro de Atenção Psicossocial III Margarida, está localizado na Rua Itambé, 2939, Vila Margarida.


