Cidades

RIO GRANDE DO SUL

Bom senso: doações para as vítimas das cheias do RS tem até roupa íntima suja

Em CTG da Capital, separação de itens é dificultada devido à falta de higienização

Continue lendo...

Em Campo Grande, a corrente de ajuda aos desabrigados no Rio Grande do Sul cresce a todo momento, entretanto, doações de roupas em mau estado têm chegado no CTG Tropeiros da Querência, é o que relata Tales Amaro Maciel, um dos responsáveis pelas arrecadações e proprietário do restaurante Gaucheria. 

“Tivemos muito problema com roupas, principalmente roupas íntimas, infelizmente, o pessoal manda muita coisa suja, manchada e roupas diversas rasgadas, muito rasgadas, de um jeito que não tem como recuperar”.

“Pensa que estamos em um estado desolador, onde não tem casa, não tem guarda-roupa, não tem nada, então, o que tu vai tirar da caixa, tu vai botar, porque tu não tem água pra beber e imagina pra lavar”, completou.

Para que isso não aconteça, é importante selecionar itens em bom estado, sem rasgos e sujeiras, de forma que estejam prontos para utilizar. Além disso, para facilitar na hora da separação das doações, é aconselhado que os produtos já estejam separados em sacolas, por categoria, e identificados com caneta ou canetão, sobre o que se trata. 

Tales também alerta para que não sejam doados itens que não serão usados pelos resgatados, como por exemplo, sapatos de salto, roupas de festa, entre outros.

Solange Jacques de 63 anos, seguiu as recomendações e antes de doar, fez a higienização completa das roupas. “Nosso povo, já tá sofrido, né? Sofrendo as perdas e não da roupa suja, roupa cheirando guardado, né? Então, eu estou lavando tudo. Estou batendo na minha máquina, e estendendo no varal aqui”.

Solange que tem familiares no Rio Grande do Sul, é cadeirante devido à uma lesão medular, entretanto esse obstáculo não impediu que fizesse mais de três doações, por não conseguir estender as roupas no varal, Solange conta com toda sua família “por isso minha irmã, minha sobrinha, minha neta, tudo estende pra mim, e hoje vai sair mais, inclusive caixas vazias que estão pedindo, né? Então, Deus ama quem dá com alegria”.

Para aqueles que se interessarem a voluntariar na separação de itens, o CTG Farroupilha (Av Pref Heráclito Diniz de Figueiredo, 930 - Monte Castelo) e o CTG Tropeiros da Querência (Rua Miguel Sutil, 445, Vilas Boas) estão de portas abertas. As doações também podem ser entregues nesses respectivos endereços. 

No momento os locais pedem como itens primordiais, alimentos de fácil consumo, enlatados, toddynho, bolacha, medicação, suco de caixinha e barras de proteína. 

Clique aqui para ter acesso à outros locais de doação.

Cidades

Segurança passa mal ao inalar gás tóxico em posto de saúde de MS

O vazamento ocorreu na câmara fria da unidade, onde são armazenados os medicamentos

28/07/2025 18h13

Reprodução Governo do Estado

Continue Lendo...

O Corpo de Bombeiros foi acionado após um segurança inalar gás tóxico proveniente da câmara fria de um posto de saúde, no bairro Cohab, em Ladário, município localizado a 421 km de Campo Grande.

Uma equipe se deslocou para a unidade por volta das 19h21 de domingo (27). O posto fica na rua Nicola Scaffa e o chamado foi feito devido a um vazamento de gás na câmara fria, onde são armazenados os medicamentos da unidade.

Segundo informações levantadas com os profissionais que trabalham no local, o segurança do turno da noite passou mal após inalar o gás tóxico e precisou ser encaminhado ao pronto-socorro.

A equipe precisou entrar na unidade utilizando equipamentos de proteção respiratória. Os bombeiros abriram todas as portas e janelas para permitir a ventilação natural do ambiente.

Durante a inspeção, os bombeiros constataram que a câmara fria emitia um sinal sonoro, que estava ativado.

Após realizar todo o procedimento de segurança, a equipe repassou as orientações necessárias sobre os cuidados que devem ser adotados em casos de vazamento de gás tóxico.

O estado de saúde do profissional, assim como a origem exata do vazamento, não foi informado pela assessoria do Corpo de Bombeiros.

Assine o Correio do Estado

Chamamento público

ONG intermedia obras ambientais de R$ 3,6 milhões em dois municípios de MS

Edital prevê obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento de rios

28/07/2025 18h00

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com obras em torno de R$ 3,6 milhões, o Instituto Taquari Vivo abriu processo seletivo para contratação de empresa especializada na readequação de estradas vicinais e construção de terraços nos municípios de Figueirão e Alcinópolis.  A ONG venceu o Edital de Chamamento Público lançado pelo Governo do Estado e intermediará as obras que combatem a erosão do solo e o assoreamento dos rios da região. 

As intervenções devem beneficiar diretamente áreas de alta vulnerabilidade ambiental. Os municípios possuem solos arenosos e são fortemente impactados pelas condições precárias das estradas e pelo uso intensivo do solo, o que agrava o carreamento de sedimentos para os cursos d’água.

A contratação prevê a execução de 25 quilômetros de readequação de estradas rurais de leito natural, 375 quilômetros de terraços com camalhão central e 2.460 encabeçamentos nas extremidades dos terraços em cada um dos dois municípios. O objetivo é conter a erosão e impedir que sedimentos continuem impactando negativamente os rios locais.

A empresa vencedora terá até 180 dias para concluir os trabalhos após a emissão da ordem de serviço, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa técnica. A fiscalização e a aprovação das obras ficarão sob responsabilidade do próprio Instituto Taquari Vivo.

Ainda segundo o edital, não será permitida subcontratação, e as empresas deverão comprovar experiência prévia na execução de obras similares, além de equipe técnica  para garantir o cumprimento das metas ambientais e estruturais previstas.

Serviço

As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas até o dia 14 de agosto de 2025, às 17h30, para o e-mail [contato@taquarivivo.org]. O processo seletivo será conduzido com base no critério de menor preço global. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).