Em outubro - um mês após a entrega das obras na rua Rui Barbosa -, um dos principais corredores do transporte público municipal terá mudança semelhante ao Corredor da Brilhante e os ônibus passarão da direta, para a faixa da esqueda.
Segundo a Prefeitura de Campo Grande, o motivo da previsão de um mês para conclusão, se dá pela instalação do piso rígido da plataforma e implantação das estruturas das estações. O corredor terá 6km de extensão passando entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, serão 5 pontos de parada.
Nas estações será instaladas câmeras de monitoramento, com acesso a wi-fi e iluminação inteligente, na espera do ônibus os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-Code.
Os pontos de parada no corredor estão sendo criados, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, na esquina da Rua Cândido Mariano; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco, na Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas quadras entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr.Aníbal de Toledo.
Andréia Figueiredo, diretora-adjunta da Agencia Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), acredita a instalação do piso rígido na plataforma, é importante para deixar livre as calçadas para os pedestres. “Colocar as estações no passeio público, tiraria o espaço de quem está a pé ,cadeirantes, mães levando os filhos no carrinho de bebê, além de dificultar o acesso aos estabelecimentos comerciais localizados perto dos pontos”, explica.
De acordo com Andréia, não haverá prejuízo para as conversões à esquerda que continuarão sendo feitas pela pista do corredor. Ele garante que a circulação de veículos também não será prejudicado, sendo preservadas as duas faixas de rolamento existente
iluminação
No trecho mais central da Rui Barbosa, a prefeitura vai instalar iluminação pública em 119 postes complementares da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade.
A iluminação será toda de lâmpadas LED. A tecnologia consome menos energia elétrica se comparada à tradicional.




