Cidades

INOVAÇÃO

Parceria com estúdio italiano traz luxo, exclusividade e alta qualidade ao empreendimento da Plaenge

Reconhecida por seu design inovador e premiada internacionalmente, a Plaenge vê na parceria com a Pininfarina uma oportunidade para ampliar sua liderança no mercado de alto padrão

Continue lendo...

Campo Grande é um elo de sustentabilidade e encanto. Essa dualidade desperta a atenção de quem entende que, aqui, o futuro pulsa e apresenta o ambiente propício para que desenvolvimento e qualidade de vida andem juntos. É neste cenário que um empreendimento imobiliário diferenciado desponta e eleva o setor a um novo patamar quando o assunto é morar bem com elegância e sofisticação. 

O Grupo Plaenge se uniu à exclusiva marca italiana Pininfarina e apresenta os conceitos de luxo, design, alta qualidade e beleza aliados ao seu novo projeto. Campo Grande é a segunda cidade a ter um modelo concebido pelo famoso estúdio que marcou sua história mundial ao assinar os designs que conquistaram o coração dos amantes de Ferrari e outros carros de luxo. 

O diretor do Grupo Plaenge, Edison Holzmann, lembra que – desde 2019, a marca já vinha passando por um reposicionamento no mercado que alavancou e expandiu os negócios para novas praças, consolidando o padrão de qualidade da marca. Com projetos cada vez mais aderentes ao público, a Plaenge conquistou vários prêmios, incluindo internacionais e a mais importante premiação do mercado imobiliário do Brasil, o Master Imobiliário. Trazer uma assinatura de design internacional “pareceu-nos um excelente próximo passo”. 

Edison Fabian HolzmannEdison Fabian Holzmann - Reprodução

“Pesquisamos várias empresas de designs de luxo, mas foi com a Pininfarina que encontramos uma sinergia, somando o conhecimento das duas empresas. Tal qual o estúdio italiano, a Plaenge iniciou suas atividades em um pequeno espaço, artesanal, oriundas do sonho de seus fundadores, italianos. Nacionalidade que também nos aproximou, afinal, a família Fabian tem raízes nesse País”, explica Edison. “É uma parceria que tem na sintonia entre essas famílias italianas e as suas marcas, os valores ancestrais de compromisso aliados à alta qualidade e robustez de mercado. Muitos anos de história que se entrelaçam para criar algo grandioso”, afirma.

"O campo-grandense merece se encantar e se surpreender com as criações visuais impactantes, luxuosas e inovadoras que nosso projeto irá trazer para este novo empreendimento”.

Aliança estratégica - Campo Grande faz parte de uma das cidades escolhidas estrategicamente para desenvolver um empreendimento com a assinatura do estúdio Pininfarina.

“A aliança pioneira sublinha a estratégia da Plaenge de promover o desenvolvimento regional por meio de projetos com alto padrão em excelência, elegância e sofisticação.Campo Grande tem importância significativa para nós, não apenas pelos atributos inovadores e com características tão singulares quanto à sua cultura e formação transfronteiriça e a proximidade com os grandes centros”, explica Edison. “É uma região com grande potencial de crescimento econômico, que atrai olhares de grandes investidores”

Localizado próximo ao Parque das Nações Indígenas, o empreendimento irá obedecer às linhas geográficas naturais da região e contemplar a natureza do entorno, a fim de que o projeto entre em sintonia com as diversidades ambientais que há anos encantam tanto quem mora na cidade quanto os que aqui visitam.

Parque das nações indigenasParque das Nações Indígenas - Foto Cyro Clemente

“Designers italianos estiveram na cidade e se enamoraram com o que presenciaram e os moradores desse novo empreendimento perceberão a perfeita integração dele com a natureza”.

A parceria – A colaboração histórica entre Plaenge e Pininfarina não apenas promete redefinir o cenário do mercado imobiliário brasileiro, mas também reflete o compromisso de ambas as empresas em oferecer experiências de vida verdadeiramente excepcionais aos clientes.

Com diversos projetos em desenvolvimento simultâneos, a parceria foi o maior contrato de design em arquitetura nos 94 anos da história da empresa italiana, cujo foco é transformar o mercado imobiliário de luxo com uma nova linha de empreendimentos espalhados pelo Brasil.

Reconhecida por seu design inovador e premiada internacionalmente, a Plaenge vê na parceria com a Pininfarina uma oportunidade para ampliar sua liderança no mercado de alto padrão, nas cidades de atuação da construtora. “Temos um compromisso com nossos clientes: queremos oferecer obras de arte habitáveis que representem o ápice do luxo, design e conforto.

Com esse empreendimento, certamente um marco histórico no mercado imobiliário local, estamos dando mais um passo certeiro na construção do nosso legado para Campo Grande”, frisa Edison.

Sobre a Pininfarina - Fundada em 1930, a Pininfarina evoluiu de uma empresa artesanal para ser líder global, marcando o conceito de luxo e sofisticação, com uma presença consolidada em design de produto e experiência em arquitetura e mobilidade, além da indústria automotiva, onde iniciou sua trajetória.

Foi nesse estúdio italiano que carros icônicos como Maserati, Alfa Romeu e inúmeros modelos da Ferrari tiveram seus designs concebidos e conquistaram o mundo. O carro mais rápido do mundo, o hiper esportivo elétrico Battista, foi também criado no famoso estúdio. A marca tem ainda, o seu próprio túnel de vento para fazer seus testes de aerodinâmica e aeroacústicos, provando a excelência em tudo o que faz. Elegância e distinção que trazem também para os empreendimentos imobiliários.

Sobre a Plaenge

A Plaenge é movida por tradição, eficiência e confiança. Com 53 anos de história, os alicerces da empresa sustentam valores que se mantêm vivos desde sua fundação. Atualmente, é a maior construtora do sul do Brasil, referência no setor imobiliário de alto padrão em seis estados brasileiros e também no Chile, está presente nos segmentos industrial e de desenvolvimento urbano. Ao longo destes anos, somam seis milhões de metros quadrados construídos e o marco de 472 empreendimentos residenciais entregues, conquistando a credibilidade de mais de 100 mil clientes. Saiba mais em: www.plaenge.com.br
 

TEMPO

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão

Inmet divulgou previsão para a estação, que começa hoje (21)

21/12/2025 20h00

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão

Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão Paulo Pinto/Agência Brasil

Continue Lendo...

O verão do Hemisfério Sul começa neste domingo (21), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê condições que podem causar chuvas acima da média em grande parte da regiões Norte e Sul do Brasil, além de poucas áreas do Nordeste e do Centro-Oeste.

No Norte, a maior parte dos estados deve ter mais precipitações e temperaturas mais elevadas. As exceções são o sudeste do Pará e o estado do Tocantins, que podem ter volumes de chuva abaixo da média histórica.

“A temperatura média do ar prevista indica valores acima da média climatológica no Amazonas, no centro-sul do Pará, no Acre e em Rondônia, com valores podendo chegar a 0,5 grau Celsius (°C) ou mais acima da média histórica do período (Tocantins). Nos estados mais ao norte da região, Amapá, Roraima e norte do Pará, são previstas temperaturas próximas à média histórica”, estima o Inmet.

Sul

Na Região Sul, a previsão indica condições favoráveis a chuvas acima da média histórica em todos os estados, com os maiores volumes previstos para as mesorregiões do sudeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com acumulados até 50 mm acima da média histórica do trimestre.

“Para a temperatura, as previsões indicam valores predominantemente acima da média durante os meses do verão, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul, chegando até 1°C acima da climatologia”. 

Nordeste

Para a Região Nordeste, há indicação de chuva abaixo da média climatológica em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Os volumes previstos são de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.

Por outro lado, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva devem ficar acima da média histórica somente no setor oeste do Mato Grosso. Já no estado de Goiás, predominam volumes abaixo da média climatológica do período.

Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica. “As temperaturas previstas devem ter predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses, com desvios de até 1°C acima da climatologia na faixa central da região”, diz o InMet.

Sudeste

Com predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, a Região Sudeste deve registar volumes até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre.

Deve chover menos nas mesorregiões de Minas Gerais (centro do estado, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Metropolitana de Belo Horizonte). A temperatura deve ter valores acima da média em até 1°C, segundo os especialistas do InMet.

Verão

A estação prossegue até o dia 20 de março de 2026. Além do aumento da temperatura, o período favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Caracterizado pela elevação da temperatura em todo país com a maior exposição do Hemisfério Sul ao Sol, o verão tem dias mais longos que as noites.

Segundo o InMet, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação devem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 milimetros. As duas são as regiões mais extensas do país e abrigam os biomas Amazônia e Pantanal, que vivenciam épocas de chuva no período.

TEMPO

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano

O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios está inclinado de forma a receber a maior incidência possível de luz solar direta

21/12/2025 19h00

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano

Solstício faz deste domingo o dia mais longo do ano Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O verão começou oficialmente às 12h03 (horário de Brasília) deste domingo, 21. A data marca o solstício de verão no Hemisfério Sul, fenômeno astronômico que faz deste o dia com o maior número de horas de luz ao longo de todo o ano.

As diferentes estações ocorrem devido à inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de órbita e ao movimento de translação do planeta em torno do Sol. O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios está inclinado de forma a receber a maior incidência possível de luz solar direta

No mesmo momento, ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Norte, quando se registra a noite mais longa do ano. Em junho, a situação se inverte: o Hemisfério Sul entra no inverno, enquanto o norte passa a viver o verão.

Além dos solstícios, há os equinócios, que acontecem na primavera e no outono. Eles marcam o instante em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar, fazendo com que dia e noite tenham duração semelhante.

O que acontece no verão?

Segundo Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o verão é a estação mais quente do ano justamente por causa da inclinação de cerca de 23 graus do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita. Esse ângulo faz com que os raios solares atinjam mais diretamente um hemisfério de cada vez.

Quando é verão no Hemisfério Sul, os raios solares incidem de forma mais intensa sobre essa região do planeta, o que resulta em dias mais longos e temperaturas mais elevadas.

Os efeitos das estações do ano são maiores nos locais distantes do equador terrestre. "Nas regiões próximas ao equador, a duração dos dias varia pouco ao longo do ano. Essa diferença aumenta progressivamente em direção aos polos, onde os contrastes são máximos", explica Nascimento.

Previsão do tempo para os próximos dias

Com a chegada do verão neste domingo, São Paulo deve ter dias quentes nas próximas semanas e pode bater o recorde de temperatura do ano na véspera do Natal. De acordo com o Climatempo, os próximos dias também devem ser com menos chuvas e tempo seco na capital paulista.

O que esperar do verão de 2025/2026 no Brasil

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a maior temperatura registrada em São Paulo em 2025 foi de 35,1°C, em 6 de outubro. A expectativa para o dia 24 de dezembro é de que a temperatura se aproxime de 35°C, o que pode igualar ou até superar o recorde do ano.

O calor deve ser uma constante em grande parte do Brasil. Nesta semana, o Rio de Janeiro pode registrar até 38°C e Belo Horizonte e Vitória devem alcançar máximas entre 32°C e 34°C, com pouca chuva. O tempo quente também deve chegar à região Sul e ao interior do Nordeste, com máximas próximas dos 35°C. No Norte, as máximas se aproximam de 32°C.

O verão se estende até às 11h45 do dia 21 de março de 2026 e será marcado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o oceano Atlântico Sul e inibe a formação de nuvens. O fenômeno climático deve atuar como um bloqueio atmosférico, afastando algumas frentes frias que passam pelo Brasil.

A Climatempo prevê que a chuva do verão 2025 e 2026 fique um pouco abaixo da média para estação em quase todo o País. A maior deficiência deve ser na costa norte do Brasil, entre o litoral do Pará e do Ceará, e em áreas do interior do Maranhão e do Piauí.

Já o fenômeno La Niña não deve ser o principal fator climático neste verão, devido à sua fraca intensidade e curta duração. A atuação do fenômeno está prevista para se estender até meados de janeiro de 2026 e sua influência sobre as condições climáticas desta estação tende a ser limitada.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).