Patriarca da Igreja Sirian Ortodoxa, Mor Ignátius Efrem II Karim, chegou ontem em Campo Grande e celebrará missa em aramaico na noite de hoje, na Igreja Syrian Ortodoxa de São Jorge, na Rua 14 de Julho, às 19h30.
Em coletiva de imprensa, Mor Ignátius disse que esta é a primeira vez que que ele visita Campo Grande e o país como patriarca da Igreja Ortodoxa.
Autoridade máxima da igreja ortodoxa mora em Damasco, capital da Síria, país que tem sido palco de diversos conflitos armados. Segundo ele, além de religiosa a visita também tem viés diplomático por conta dos refugiados sírios no país.
“Pedimos que o Brasil interfira junto com outras nações para que a paz volte a Síria e ao Oriente Médio. O que queremos é uma guerra de paz”, disse.
Ontem, patriarca se reuniu com o presidente do Brasil, Michel Temer (PMDB). A visita dos religiosos ao Brasil tem apoio do Ministério das Relações Exteriores.
"Nós nos orgulhamos com a acolhida no povo brasileiro e a sua aceitação a nossa doutrina ortodoxa, cuja história existe há mais de dois mil anos", afirmou.
SOBRE A IGREJA
Igreja Ortodoxa foi fundada na cidade de Antioquia por São Pedro no ano 37 DC, sendo a primeira Igreja Cristã fundada no mundo.
Em Campo Grande, a Igreja Ortodoxa São Jorge está localizada na Rua 14 de Julho. O templo foi construído na década de 60 e inaugurado em 1970. Desde a sua sagração, pelo então Patriarca à época S.S Jacob III, o pároco da Igreja é Monsenhor Antônio Nakkoud.


