Cidades

DESCUMPRIMENTO DE CONTRATO

Pedágio pode cair pela metade na
BR-163 por recomendação da ANTT

Motivo da medida seria a interrupção das obras de duplicação

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A ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) recomendou a redução pela metade – até 54,7% - do valor da tarifa cobrada nas nove praças de pedágio pela Concessionária CCR MSVia por descumprimento de contrato de concessão da BR-163. 

Esta informação foi divulgada no balanço trimestral da CCR S/A, no final da tarde de quinta-feira (8), quando foi apontando um aumento de 3% na receita com pedágio nos meses de abril, maio e junho em relação ao mesmo período do ano passado. 

O faturamento subiu de R$ 66,5 milhões para R$ 66,4 milhões. Já no primeiro semestre a receita subiu 2,3%, passando de R$ 136,2 milhões em 2018 para R$ 139,3 milhões este ano até junho. Considerando o período da concessão até final de junho, a receita com pedágio chega a R$ 1 bilhão.

Só que este aumento de receita não refletiu nos investimentos da empresa, que manteve a interrupção nas obras de duplicação da Rodovia alegando descumprimento de contrato por parte do Governo Federal ao deixar de liberar empréstimos que seriam usados para executar os trabalhos. A empresa duplicou de 150 quilômetros da BR-163, o que corresponde a 17,7% da extensão que administra,  desde a assinatura do contrato de concessão, em 11 de março de 2014.

Para evitar ser penalizada pela ANTT, no dia 6 de abril de 2017, a CCR MSVia  apresentou um pedido de revisão contratual alegando quebra do equilíbrio econômico-financeiro pelo fato de o governo não ter liberado o empréstimos previstos na concessão. Em janeiro de 2018, a ANTT não acatou o pedido. Em maio do ano passado ingressou com ação na Justiça pedindo liminarmente a suspensão da obrigatoriedade dos investimentos. Mas não houve acordo e o processo judicial ficou suspenso por 105 dias.

Sem uma solução, em junho a ANTT comunicou que aplicaria o Fator D, que é atrelado a um parâmetro de desconto ou acréscimo pelo atraso ou antecipação da realização de investimentos, que consta do contrato.

Prevendo uma possível redução na tarifa, no dia 29 de julho, “a MSVia apresentou nova petição (à justiça)  informando que a ANTT havia notificado a concessionária para se manifestar, no prazo de 15 dias, sobre a Nota Técnica nº ª 2330”. O documento emitido pela Agência “apontou eventual redução tarifária em setembro de 2019 da ordem de 54,27% ou da ordem de 40,58% (caso o recálculo seja diluído ao longo dos próximos 36 meses”, conforme consta nos documentos do balanço divulgado pela empresa. 

A MSVia afirma que foi reiterada o pedido de liminar e  que no âmbito administrativo ainda tem prazo para se manifestar sobre esta nota técnica.

Se for aplicado o percentual máximo de redução, o valor médio do pedágio vai cair dos atuais R$ 6,60 por carro de passeio para R$ 3,01. Em Itaquiraí/Naviraí, o motorista de um carro de passeio passará a pagar R$ 3,19 – hoje é R$ 7,90. Já em Mundo Novo, vai reduzir  de R$ 5,10 para R$ 2,33.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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