Após abertura do frasco, o imunizante da Pfizer pode ser utilizado em até cinco dias, quando mantida a refrigeração adequada. Com isso, a aplicação das sobras das vacinas, que consiste em aplicar doses que sobraram nos frascos abertos após o fim do dia de vacinação, não será realizada.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), para que os frascos abertos durem, o imunizante será mantido em geladeiras das salas de vacina em temperatura entre 2ºC e 8ºC.
Últimas notícias
Nesta segunda-feira, Mato Grosso do Sul recebe primeiro lote de 7.020 doses da vacina da Pfizer. As doses ficarão todas em Campo Grande, devido a necessidades de armazenamento do imunizante, que deve ser mantido em um supercongelador, na temperatura de -60ºC a -90°C.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho , as doses serão aplicadas em gestantes a partir de 12 semanas e puérperas, mulheres até 45 dias após parto.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ao Correio do Estado, que a vacina será aplicada no Drive-thru Ayrton Senna, Drive-thru Albano Franco, Guanandizão. A principio, a aplicação será realizada nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05), das 14h às 22h.
Especificações
As vacinas da Pfizer usam a tecnologia do RNA mensageiro, ou seja, o imunizante usa um pedaço da proteína Spike, que é a proteína do vírus Sars-CoV-2, para o sistema imunológico de quem a recebeu.
Quando o sistema imunológico entra em contato com a proteína, as células de defesa entendem que é algo estranho que está no corpo e criam uma resposta imunológica contra o invasor, que no caso é a proteína.
As doses têm intervalo de 21 dias entre as aplicações e o Ministério da Saúde ainda não informou se nesse tempo deverá chegar outra remessa do imunizante.
Essa vacina precisa ser acondicionada em uma temperatura de -60ºC a -90°C. Por isso, todas as doses recebidas por Mato Grosso do Sul ficarão em Campo Grande, já que no interior há maior dificuldade para armazenar o produto em uma temperatura tão baixa.
Demais vacinas
Nova bula da AstraZeneca pôs fim à aplicação de sobras da vacina. A última atualização da bula da vacina contra a Covid-19 orienta que, após o frasco aberto, o imunizante pode ser utilizado em até 48 horas, quando mantida a refrigeração adequada.
As "xepas" eram aplicadas em todos os pontos da Campanha de Imunização contra o coronavírus, como o drive-thru do Ayrton Senna, Guanandizão, Albano Franco, além das unidades básicas de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desde fevereiro, 5.213 pessoas fora dos grupos prioritários foram imunizadas com as doses da xepa, nos mais de 60 pontos de vacinação na Capital.
Com a atualização, agora os frascos, mesmo abertos, serão recolhidos nos pontos de imunização e refrigerados novamente, sendo redistribuídos no dia seguinte para continuidade da vacinação no grupo previsto.
Diferentemente da vacina da AstraZeneca, a CoronaVac deve ser utilizada em um prazo máximo de até 8 horas depois da abertura do frasco, o que implica na continuação da utilização emergencial nas xepas.


