Esperando por construção de ponte para substituir pinguela improvisada há anos, em novembro do ano passado, moradores do bairro Jardim Carioca tiveram as esperanças renovadas de que a obra, enfim, sairia do papel. Para piorar o fato de não haver nenhum sinal de obra no local, há uma semana a pinguela foi levada pela água durante forte chuva. Agora, moradores precisam acordar até 1 hora mais cedo para conseguir chegar no trabalho a tempo.
Desde 2014, o Correio do Estado acompanha a história e as dificuldades que os moradores enfrentam sem uma ponte fixa. A travessia ligava moradores do bairro até o Núcleo Industrial da Capital. Agora, a situação ficou ainda pior pois não existe mais nenhum acesso rápido para o outro lado.
Segundo o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Polo Empresarial Oeste Industrial, Ivan Bolandine, para os moradores que trabalham na indústria a dificuldade ficou maior porque agora é preciso dar a volta pela Avenida Duque de Caxias, com isso, segundo ele, são cerca de 26 km a mais para o trabalhador percorrer até o trabalho.
"As pessoas agora tem que arrumar conduções para irem ao trabalho, seja por ônibus , bicicleta ou apé. Com a 'pinguela' o tempo percorrido era bem mais curto, mas não tinha segurança, a ponte é a única solução, mas até agora nada", disse.
Maria Isabel, de 38 anos, que trabalha em indústria do outro lado do córrego, passava todos os dias por ponte improvisada e saía de casa às 6 horas, agora ela tem que sair às 5 horas para pegar um ônibus e tentar chegar cedo ao trabalho.
“Ficou mais difícil para mim porque agora tenho que acordar mais cedo e ainda depender de ônibus, esse foi o único horário para não chegar atrasada no trabalho”.
A PONTE
No ano passado, foi assinado convênio para que seja instalada ponte pré-moldada no local. O valor da obra é de R$ 1 milhão com contrapartida da prefeitura de R$ 60 mil. No entanto, as obras só começariam na nova gestão.
O presidente informou que já entrou em contato com a prefeitura para “agilizar” as obras uma vez que o convênio já foi assinado mas até agora a resposta é de espera.
Ao Portal Correio do Estado, a assessoria da prefeitura informou que quando estiver concluído o trabalho de revisão dos contratos e licitações, encontrados pela atual gestão, será dada ordem de serviço para a construção da ponte. A obra deve ser iniciada no término o período de chuva mais intenso.
HB20 foi atingido por outro veículo que tentava ultrapassagem (Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado)


