Cidades

empresário e funcionários

Dono e funcionários de empresa são indiciados por golpe da mecânica em Campo Grande

Caso de maior repercussão ocorreu em março deste ano, quando mulher foi trocar pneu e saiu com dívida de R$ 6,8 mil após outros serviços serem realizados sem autorização

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O proprietário da loja Champions Pneus e cinco funcionários foram indiciados pela Polícia Civil pelos crimes de estelionato e associação criminosa, em inquérito que apurava a aplicação do chamado golpe da mecânica, em Campo Grande. Maioria das vítimas eram mulheres.

A investigação começou no dia 4 de março deste ano, a partir da denúncia de uma cliente que levou um Ford Fieste para trocar pneus na empresa, localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran, e foi informada que o serviço custaria R$ 500, mas no final saiu com uma dívida de R$ 6,8 mil.

Isto porque, durante vistoria no veículo, ela foi informada inicialmente que duas rodas estariam amassadas e que o orçamento subiu para R$ 2,6 mil.

A vítima estranhou, tendo em vista que realizou uma inspeção recente e não notou nenhum dano além do pneu. Assim, ela solicitou que o serviço não fosse realizado, quando foi avisada que as rodas não poderiam ser recoladas, uma vez que estavam amassadas e não seria seguro.

O serviço foi realizado mesmo sem autorização e funcionários disseram que o valor final ficou em R$ 6,8 mil, que deveria ser pago para que ela pudesse retirar o carro.

Se recusando a pagar, a mulher teve o carro retido e acionou a polícia. Na época, o proprietário foi preso, mas foi liberado após audiência de custódia, quando juiz determinou a liberdade mediante pagamento de fiança de R$ 5 mil.

Conforme relatório final, assinado pelo delegado de Polícia Civil Giulliano Biacio, além da denúncia desta vítima, foram juntadas aos autos dezesseis ações judiciais propostas em desfavor da empresa, onze reclamações feitas no site Reclame Aqui de diversos clientes que foram lesados e dezoito boletins de ocorrências registrados por vítimas.

Todas as denúncias, processos e reclamações apontam que havia um mesmo modo de agir, que consistia em atrair as vítimas para a execução de um serviço, geralmente de baixo valor, e posteriomente o cliente era surpreendido com supostos outros problemas que extrapolavam de maneira substancial o orçamento inicial..

"Conforme as denúncias, as vítimas levam o carro para realizar um serviço, sendo repassado um orçamento, e depois é informado que o veículo está com vários outros problemas, encarecendo o serviço. Há casos em que vítimas levaram o automóvel para outras oficinas e os problemas relatados não foram encontrados", diz o relatório.

O delegado afirma que as várias reclamações e denúncias revelaram "se tratar de um verdadeiro esquema criminoso que, por meio da ludibriação e coação, aplica golpes nos consumidores".

Em depoimentos, os funcionários, que eram mecânicos, negaram os crimes e afirmaram que todos os problemas encontrados no veículo eram reais e que houve autorização para a realização dos reparos.

No entanto, conforme o delegado, laudos periciais apontam que nenhum dos reparos citados foram de fato realizados e, em alguns casos, houve danos recentes que foram provocados por marretas, o que indica que os próprios funcionários danificaram o veículo para cobrar pelo reparo.

Desta forma, o proprietário e cinco funcionários, entre o gerente, mecânico, torneiro, borracheiro e funileiro, foram indiciados pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

O proprietário foi indiciado também pelo crime de difamação qualificada por ter sido praticada contra funcionário público no exercício de suas funções, isto porque ele chamou a delegada responsável por sua autuação de mentirosa.

Com o encerramento do inquérito, o caso foi encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPMS), que decidirá se oferece ou não denúncia para que os investigados respondam na justiça.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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