Polícia

TRÁFICO

Integrante do PCC, André do Rap, foge para o Paraguai após receber alvará de soltura do STF

Polícia Federal investiga se fronteira de Mato Grosso do Sul foi utilizada pelo narcotraficante

Gabrielle Tavares

11/10/2020 - 13h48

Um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), André do Rap, 43 anos, fugiu para o Paraguai depois de ser solto no sábado (10). Polícia Federal de São Paulo investiga se o narcotraficante usou a fronteira do Mato Grosso do Sul para chegar ao país vizinho.

Ele cumpria pena em Presidente Venceslau (SP) por tráfico internacional de drogas, desde 14 de setembro de 2019. Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, foi solto no sábado (10). 

Antes de ser solto, André do Rap foi advertido de que teria de atender aos chamados judiciais e não mudar de sua residência, em Guarujá. Mas em liberdade, o narcotraficante dirigiu até a cidade Maringá (PR) e pegou um avião para o Paraguai.

Ele foi seguido por policiais e integrantes do Ministério Público de São Paulo, que repassaram as informações ao Portal Uol.

Oito horas após sair pela porta da frente do presídio, André teve a soltura cassada pelo presidente do STF, Luiz Fux, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A justificativa do STF para a soltura foi de que o narcotraficante estava preso desde o final do ano passado sem uma sentença condenatória definitiva, e já haveria ultrapassado o limite de tempo estabelecido pela legislação brasileira.

O presídio onde André do Rap estava é destinado a integrantes do PCC, considerados de alta periculosidade. Ele havia sido condenado a 15 anos e 6 meses de prisão em primeira instância.

Quando foi capturado, policiais encontraram na mansão luxosa do foragido uma lancha avaliada R$6 milhões e mais dois helicópteros. Ele chegou a ter outros 44 barcos.

O promotor de Justiça Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Presidente Prudente e um dos responsáveis pelas ações de combate ao PCC em São Paulo, Lincoln Gakiya, acredita que André do Rap não se entregará e que provavelmente vai voltar a comandar o narcotráfico para a maior facção criminosa do Brasil.

Polícia

Motorista é preso após perseguir e atropelar motociclista em Camapuã

A vítima foi atendida no município, mas foi transferida para Campo Grande

03/11/2026 08h50

Carro após atropelar motociclista

Carro após atropelar motociclista Reprodução/Vídeo

Continue Lendo...

OPERAÇÃO BUNKER

Polícia descobre esconderijo subterrâneo de drogas e prende sete pessoas

"Buraco" para guardar e esconder entorpecentes ficava em uma oficina mecânica de fachada, localizada em Caarapó

29/10/2026 11h00

Esconderijo subterrâneo para guardar drogas

Esconderijo subterrâneo para guardar drogas DIVULGAÇÃO/Polícia Civil

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).