O serviço de coleta de lixo é o queridinho da população campo-grandense – é o que aponta o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), em parceria com o Correio do Estado. Por 20,39% dos entrevistados, a coleta de lixo foi classificada em primeiro lugar como o melhor serviço da cidade.
Além da coleta de lixo – executada desde 2012 pelo Consórcio Campo Grande Solurb –, os melhores serviços executados na Capital, segundo a pesquisa, são a educação, com 14,08%, e o tratamento e o abastecimento de água, com 13,83%.
Realizado entre os dias 20 e 22, o estudo contou com a opinião de 412 moradores de Campo Grande com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de 4,9%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Em uma escala de zero a 10, 359 votantes – ou 87% dos entrevistados – classificaram o serviço de coleta de lixo como bom ou excelente. Ao todo, 166 pessoas atribuíram a nota máxima ao trabalho prestado pela Solurb, enquanto 115 deram nota 9 e outros 78 votantes elegeram o serviço como nota 8.
O trabalho foi classificado como o principal em 85% das sete regiões da Capital, isto é, ele é considerado a atividade mais qualificada entre os serviços prestados pela prefeitura municipal entre os moradores das regiões Anhanduizinho, Imbirussu, Prosa, Lagoa, Centro e Bandeira.
Ao todo, foram entrevistados 189 homens e 223 mulheres. Conforme o levantamento, o serviço contou com
281 promotores (satisfeitos com o produto) e apenas 28 detratores (que tiveram uma experiência ruim com uma empresa).
A concessionária CG Solurb é composta pelas empresas Financial Construtora Industrial (líder) e LD Construções Ltda. e tem a responsabilidade de gerir os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos na Capital até 2027.
Ao todo, o consórcio conta com o repasse de R$ 52 milhões por ano para executar todos os serviços referentes à limpeza urbana e à coleta de resíduos sólidos.
ÁGUA
Assim como a coleta de lixo, o serviço prestado pela Águas Guariroba no tratamento e no abastecimento de água em Campo Grande foi muito bem avaliado, de acordo com a pesquisa IPR/Correio do Estado.
Quando os entrevistados foram perguntados sobre a nota que eles dariam à concessionária, quase a metade dos ouvidos (48,06%) avaliaram com nota entre 9 e 10 para o serviço.
Já as notas 7 e 8 – classificação neutra – foram dadas para o serviço por 16,99% dos ouvidos. Os detratores, que são compostos pelo público que atribuiu nota de 0 a 6 à concessionária, foram apenas 10,19% de todos os entrevistados.
CONTRAPARTIDA
Se por um lado a coleta de lixo é considerada o melhor serviço municipal, por outro a maioria da população reprova o serviço de transporte coletivo urbano de Campo Grande, prestado pelo Consórcio Guaicurus – isso ainda segundo dados do levantamento.
Ao serem perguntados sobre qual nota dariam para o transporte coletivo, em uma escala de 0 a 10, 83,5% dos entrevistados classificaram o serviço com notas baixas – os chamados detratores –, enquanto 11,65% foram neutros e apenas 4,85% deram notas boas, “promovendo” o serviço.
De acordo com o diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, o estudo mostra que, “de acordo com a população, o transporte público é um dos piores serviços”.
“O índice de reclamação é gigantesco, as pessoas estão desaprovando de uma forma muito enfática. Então, isso é um ponto que o poder público terá que amenizar”, avaliou Barbosa.
A maior parte dos ouvidos na pesquisa classificou o transporte público com a nota 5: das 412 pessoas entrevistadas, 111 (26,94%) fizeram essa avaliação para esse serviço público.
Outro ponto que chama atenção é que 74 pessoas (17,96%) deram zero para o transporte coletivo de Campo Grande, enquanto somente 16 entrevistados (3,88%) deram nota 10.
AUMENTO DA PASSAGEM
Na sexta-feira, a Prefeitura de Campo Grande publicou, em edição extra do Diário Oficial, o aumento da tarifa de ônibus, que passa a vigorar a partir de hoje com o preço de R$ 4,95 – um aumento de R$ 0,20 em relação ao preço praticado anteriormente (R$ 4,75).
Em nota, o Executivo afirmou que esse reajuste ocorreu apenas em virtude de decisão judicial proferida neste mês que determinou o aumento da passagem de ônibus no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
Além do valor da tarifa pública, a tarifa técnica também sofreu um reajuste de 3,51%, saindo de R$ 5,95 para R$ 6,17. Esse valor é usado para o cálculo do subsídio.
SAIBA - OUTROS SERVIÇOS
A coleta de lixo foi a primeira colocada no ranking dos melhores serviços ofertados na Capital, com 20,39% dos votos, seguida pela educação (14,08%), pelo tratamento e abastecimento de água (13,83%) e pela iluminação pública (5,58%).