O município de Coronel Sapucaia, localizado na fronteira com o Paraguai (Capitan Bado), está preocupada com a situação da segurança pública dos moradores. Atualmente, uma viatura e quatro policiais cuidam da segurança da cidade que soma quase 15 mil habitantes.
Diante do cenário de preocupação constante, um grupo de empresários da Associação Comercial dos Empresários Sapucaienses (AESA), com apoio do Poder Público e sociedade em geral realizarão uma manifestação pública, nesta quinta-feira (9).
Com o título de "Basta! - Sapucaia quer segurança!", a mobilização tem objetivo de chamar atenção do Governo do Estado para fortalecer o efetivo policial, assim como investir em iniciativas que priorizem a segurança do município.
O presidente da associação de comerciantes, Leonardo Skrascke, detalha como acontecerá o evento: “Neste dia o comércio irá fechar as portas, as escolas e repartições públicas também não funcionarão e toda a sociedade vai se reunir na Praça da Bandeira e caminhar até a sede do Fórum, pois, esse problema se arrasta há anos sem nenhuma solução, apenas piorando mais”.
REIVINDICAÇÕES
Com expectativa de reunir pelo menos 3 mil pessoas, a ação também protesta contra a possível retirada do Fórum da cidade, assunto que tem preocupado a população.
“Já sofremos com a insegurança, agora o MPE (Ministério Público Estadual) quer retirar da cidade o Fórum. Isso abrirá mais espaço para esse grave problema da insegurança”, avalia Leonardo.
A Federação das Associações Empresariais de MS (Faems), entidade representantes das associações comerciais do Estado, apoia e atua junto à AESA nesta iniciativa, pois, reconhece a dificuldade, em especial dos comerciantes, de conviver com a insegurança.
“Toda sociedade sofre com a violência. É um problema que não podemos admitir e o comércio é diretamente impactado. Como manter um empreendimento sob o risco de assaltos, furtos ou situações ainda piores? É preciso voltar aos olhos a este setor que emprega e gera renda ao nosso Estado”, avalia o presidente, Alfredo Zamlutti Júnior.
SERVIÇO
Manifesto BASTA! – Sapucaia quer Segurança! Data: 9 de maio (quinta-feira), às 14h. Local: saída da Praça da Bandeira e caminhada até o Fórum em Coronel Sapucaia (MS
NOTA RETORNO
O Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MP/MS), explicou que a informação citada, na qual é afirmado que "a instituição quer retirar da cidade o fórum", não procede.
"Não é verídica a informação relacionada ao Ministério Público Estadual, haja vista que o MPMS não está adotando qualquer medida, tampouco possui a intenção de “retirar da cidade o Fórum”.
Primeiramente porque o órgão competente para deliberar acerca da criação, instalação e extinção de comarcas é o Egrégio Tribunal de Justiça deste Estado - TJMS, não o MPE.
Em segundo lugar, porque este órgão ministerial alia-se ao entendimento de que a criação da Comarca de Coronel Sapucaia significou grande ganho para a ordem jurídica e para os interesses sociais da população.
*Ascom MP/MS
*Matéria editada no dia 09 de maio, às 16h para acréscimo de informações (Pedido de correção)


