Com o objetivo de revitalizar a Praça dos Imigrantes, a Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para buscar empresas interessadas em executar as obras, que está estimada em mais de R$ 268 milhões. A publicação foi feira no Diário Oficial da Capital na sexta-feira (24).
A praça reformada pela última vez há 22 anos, tem 3.0006 m², e está localizada no quadrilátero formado pelas ruas Rui Barbosa, Barão Melgaço, Joaquim Murtinho e Rua dos Imigrantes e, desde o ano 2000, é gerenciada pela Associação dos Artesãos, que usam o local para comercializar as peças produzidas por eles.
No projeto está prevista a mudança do calçamento do piso, substituição da rede elétrica, reforma dos bancos, reconstrução de muretas e construção de dois banheiros junto com a reforma do já instalado no local.
Além destes ajustes, haverá adequações para acessibilidade na praça, com novas rampas para pessoas com deficiência. Toda a estrutura das 30 lojas onde 80 artesãos suas peças será revitalizado com pintura.
As reformas na estrutura foram projetadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
História da Praça
A Praça dos Imigrantes é palco da história de Campo Grande desde 1888, quando um povoado sediava casamentos e desfiles, o local servia também de estacionamento para carros de boi.
Em 1912, o espaço público recebeu a denominação de Costa Marques, em homenagem ao Governador do Estado que, pela primeira vez, visitava o povoado.
Com o passar dos anos, ficou conhecida como Praça dos Imigrantes, enaltecendo a dedicação e a obra de pessoas de todas as partes do mundo que escolheram Campo Grande para viver.
Em 2000, a Praça foi totalmente revitalizada para funcionar como a Feira dos Artesãos. No local pode ser encontrado diversos tipos de artesanato e trabalhos manuais, tais como: cerâmica, couro, arte indígena, arte em mosaico, trabalhos em biscuit, madeira, tecelagem, bordados e pinturas diversas, bijuterias, licor de pequi entre outros.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados até o meio-dia. A praça atualmente tem lanchonete e estacionamento para ônibus de turismo. E toda quinta-feira a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove apresentações musicais e culturais no espaço.



