Um prédio em construção desabou no Bairro Nazaré, em Belém, por volta das 14h deste sábado (29). Segundo a Defesa Civil do Pará, ao menos cinco pessoas estão nos escombros. Duas casas vizinhas foram atingidas e duas pessoas saíram feridas.
A Defesa Civil informou que há divergências sobre a altura do prédio no momento do desabamento e o número de pavimentos com que a construção foi projetada, mas seriam mais de 30 andares.
De acordo com o major Augusto Sérgio Lima de Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil, a área está isolada para início da operação de resgate das vítimas. "Temos a informação incial de que pelo menos cinco pessoas estejam soterradas. Duas pessoas, que estavam em casas vizinhas, conseguiram sair com ferimentos. Isolamos toda a área porque há riscos de novos desabamentos."
Equipes da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros e das polícias civil e militar estão no local para ajudar na retirada dos destroços do prédio, segundo informações da Defesa Civil.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o prédio fica na Travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher.
Por conta da interdição das vias mais próximas, há registro de congestionamento na região do desabamento, nos bairros Nazaré e Comércio.
Obra regular
Segundo José Viana, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Pará, a obra do prédio está regular. "Pedi para analisar a documentação e está tudo certo. No que diz respeito ao controle do conselho, a construção está com todos os registros regulares."
Viana disse ainda que o prédio ao lado do que desabou será avaliado para saber se há risco de desabamento. "Não cheguei a entrar no prédio por questões de segurança. Apenas quem teve acesso so imóvel foram equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os peritos dos bombeiros é que deveriam fazer um laudo pericial sobre a situação estrutural do prédio vizinho ao que desabou."
O presidente do Crea afirmou que o prédio estaria em fase de acabamento. "Não tenho muitas informações sobre o estágio da obra. Só sei que a construtora é conceituada, tem muitos empreendimentos de luxo já entregues em Belém, sem registro de problemas ou reclamações. Pelo que sei, o prédio estava na etapa de acabamento."
Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado


