Cidades

TRANSPORTE POR APLICATIVO

Prefeito rebate categoria e diz que projeto foi elaborado pelos próprios motoristas

Trad disse também que imposto será cobrado da empresa e não irá onerar usuários

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Após a categoria de motoristas de aplicativo e usuários demonstrarem preocupação com a aprovação do projeto de lei que regulamenta o serviço em Campo Grande e a categoria afirmar que a oferta pode ser afetada devido a burocracia, prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), rebateu as afirmações, dizendo que o projeto foi elaborado pelos próprios motoristas dentro de seu gabinete. Afirmação foi feita na manhã de hoje (7), durante desfile cívico-militar da Independência.

Entre as exigências previstas no projeto, estão o pagamento do Imposto de Serviços de Qualquer Natureza (ISS), o curso de formação obrigatório aos motoristas, além da obrigatoriedade de se ter um CNPJ.

Conforme reportagem do Correio do Estado, presidente da Associação de Motoristas por Aplicativos Campo-Grandense, Jhonny Coelho, afirmou que os cursos e o pagamento de impostos devem encarecer o serviço e pode haver debandada de motoristas. “Com tanta burocracia, não vai compensar. Com o que estão exigindo, quem está em casa não consegue ligar o aplicativo e sair, porque ele precisa ter curso, estar cadastrado na prefeitura, uma série de coisas que entrou para complicar a vida do motorista”, disse.

No entanto, segundo o prefeito, a lei não prejudica os motoristas porque foi elaborado por eles. Além disso, conforme o chefe do Executivo, o imposto não será cobrado do motorista nem do passageiro, mas da Uber.

“A cobrança do ISS não é dos usuários, nem dos motoristas, é da empresa. É uma empresa do exterior que até agora não está contribuindo com nenhum centavo dos lucros que estão tendo e estão usando a pavimentação asfáltica que o você [campo-grandense] está pagando. Eu não estou aumentando, não estou onerando”, afirmou o prefeito.

Trad garantiu ainda que o valor pago em imposto será mínimo, o que ele acredita que não deve impactar no valor do serviço, uma vez que usualmente o aumento de preço é repassado ao consumidor.

“Vai se tirar em média de 5 a 10 centavos por corrida de uma empresa que está patrocinando os maiores clubes de futebol e os maiores intervalos de redes de televisão. É o minimo, eles tem que ajudar”, acrescentou.

Como diferencial, Marcos Trad cita a possibilidade do motorista de aplicativo fazer o transporte de animais. “Em nenhum outro lugar do País isso tem e eu coloquei aqui, desde que ele [motorista] seja ouvido. Você vai fazer uma corrida com Uber, você vai avisar: 'olha eu tenho que levar um cachorro, você autoriza?'. Se ele falar não, vai ter um que autoriza. É uma lei extremamente democrática”, concluiu o chefe do Executivo municipal.

Apesar da afirmação do prefeito, de que os motoristas teriam elaborado o texto, na Câmara, foram apresentadas, por oito vereadores, 17 emendas modificativas, supressivas ou aditivas, chegando a um total de 84 alterações. Projeto ainda precisa ser sancionado para entrar em vigor. 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

MATO GROSSO DO SUL

Blitz na MS-164 apreende mais de 150 canetas emagrecedoras dentro de veículo

Mercadorias de origem estrangeira estavam sem comprovação legal de importação

21/12/2025 16h00

Ao todo, 175 canetas emagrecedoras foram encontradas no meio da mercadoria

Ao todo, 175 canetas emagrecedoras foram encontradas no meio da mercadoria Divulgação

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Uma fiscalização de rotina da Polícia Militar Rodoviária (PMR) resultou na apreensão de uma grande carga de produtos de origem estrangeira transportados de forma irregular, na tarde deste sábado (20), em Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.

De acordo com o portal Dourados News, a ação ocorreu por volta das 12h45, durante uma blitz realizada pela equipe da Base Operacional de Aquidabã, na rodovia MS-164, no km 105, em frente à unidade policial. Durante a abordagem a um veículo de passeio, os policiais encontraram diversos itens sem comprovação legal de importação.

Entre os produtos apreendidos estavam mercadorias dos ramos de perfumaria, farmácia, informática e mecânica. O destaque da ocorrência ficou por conta de 175 canetas emagrecedoras, de uso controlado, sendo 32 unidades de TG 15 mg, 115 unidades de Lipoless 15 mg, 25 unidades de Tirzec 15 mg, além de uma unidade de Lipoless 10 mg, uma de Lipoless 5 mg e duas de Retatrutide Loss.

Diante da irregularidade, o veículo, os produtos e os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal para as providências legais cabíveis.

Segundo a PMR, o valor estimado da mercadoria apreendida é de R$ 142.060, enquanto o veículo foi avaliado em R$ 80.500, totalizando um prejuízo de R$ 223.100 ao crime.

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