Cidades

DIÁRIO OFICIAL

Prefeitura abre chamamento público
para construção de 1 mil casas populares

Prefeito disse que meta é construir 2,5 mil casas por ano

Continue lendo...

Agência Municipal de Habitação (Emha) abriu chamamento público para selecionar empreiteiras interessadas na construção de 1.004 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Campo Grande.

Edital do chamamento público foi publicado hoje, em edição extra do Diário Oficial do Município.

Conforme a publicação, serão construídas 384 casas em área localizada no parcelamento dos bairros Jardim Paulo Coelho Machado e Centro Oeste.

Outras 300 unidades habitacionais serão construídas em área dos bairros Jardim Canguru e Centro Oeste; 112 casas no Jardim Antarctica e Leblon e 208 no Jardim Tarumã e Jardim Portal das Laranjeiras.

Casas a serem construídas estão abaixo da meta da prefeitura, que é de construir pelo menos 2,5 mil habitações por ano, segundo o prefeito Marcos Trad (PSD).

Conforme Trad, tirar o plano do papel não depende só da prefeitura, que precisa de recursos do Governo Federal.

Ainda segundo o prefeito, deficit habitacional de Campo Grande é de cerca de 40 mil famílias que aguardam por uma moradia.

“Eu queria fazer as 40 mil [casas], mas tudo o que fizemos até então de planejamento junto aos órgãos federais até agora foram por água abaixo. Lá em Brasília só se fala em Lava-Jato, lista de Fachin, previdência. Nada de nenhum projeto está sendo colocado a frente, está tudo parado”, afirmou o prefeito.

Marcos Trad apontou ainda que prioridade será construir casas para famílias que foram retiradas da favela Cidade de Deus. Ele não soube informar número exato de residências a serem construídas e disse que prefeitura tenta parceria com o Governo do Estado para garantir as edificações.

CONVÊNIO

Prefeitura de Campo Grande e Governo do Estado mantém tratativas para garantir residências para quem vivia na favela Cidade de Deus.

A Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) e a Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (Emha) tratam detalhes de parceria.

Como o Estado tem um programa para financiar residências, oferecendo o contrapiso, enquanto os outros conveniados (município e mutuário) ficam responsáveis por custear acabamento e outras estruturas. As casas desse programa estadual são de 42,56 metros quadrados e neste ano 1.706 residências nesse molde tripartite serão financiadas.

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).