Cidades

Educação Básica

Prefeitura retoma obras na Emei Vila Popular em Campo Grande

Após 12 anos parada, e com valor de R$ 1,75 milhão, quando estiver concluída, a unidade atenderá 250 crianças

Continue lendo...

O processo de licitação da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Popular foi concluído, e, com isso, as obras poderão ser retomadas.

O total da reforma ficou em R$ 1.753.014,58. Com isso, a nova unidade passará a atender 250 alunos assim que for concluída.

Com isso, a administração municipal procura fortalecer a estrutura educacional, oferecendo um maior número de vagas e qualidade no atendimento das crianças na primeira infância.

“Retomar e entregar à população a EMEI Vila Popular é assegurar que as crianças de Campo Grande tenham à disposição uma educação infantil de qualidade, preparando os alunos da REME para o futuro e oportunizando a mais famílias o acesso à educação de excelência nas sete regiões da capital”, disse a prefeita Adriane Lopes.

Processo de licitação

O processo de licitação foi publicado nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). O próximo passo será a assinatura da ordem de execução do serviço, que ficará aos cuidados da empresa Gimenez Engenharia LTDA. (vencedora da licitação).

Anseio da comunidade

O pedido pela EMEI Vila Popular, localizada na região do Imbirussu, é um anseio da comunidade que aguardava pela conclusão da obra há 12 anos.

Depois de 5 paralisações, segundo divulgado pela prefeitura, a obra está 80% concluída.

Outras obras

Ainda na região do Imbirussu, a prefeitura entregou a obra que estava paralisada há 13 anos: a EMEI Inápolis, que está atendendo 250 crianças.

A prefeitura colocou como meta a conclusão de outras sete unidades de educação infantil, que estão com o processo de licitação em dia:

  • Jardim Talismã;
  • Jardim Radialista;
  • Moreninha II;
  • Jardim Colorado;
  • Serraville;
  • Jardim Nashville;
  • Jardim Anache.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Justiça determina que Facebook exclua fotos íntimas de mulher vítima do ex-companheiro

O homem criou um perfil fake para expor os nudes da mulher que procurou a Defensoria Pública do Estado

27/11/2024 17h15

Reprodução Instagram CVV

Continue Lendo...

Após determinação da Justiça, o Facebook removeu fotos íntimas de uma mulher que havia sido exposta pelo ex-companheiro. O prazo estipulado para remoção do conteúdo foi de 48 horas.

A mulher, que não teve a idade revelada, conseguiu, por meio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, que as fotos fossem removidas da rede social.

O ex-companheiro criou um perfil falso no Facebook e publicou as imagens.

A vítima solicitou medidas protetivas e, na ocasião, foram determinadas restrições para evitar publicações em redes sociais que envolvessem o nome ou a imagem da mulher, assim como de seus familiares.

Mesmo com as restrições, o juízo não ordenou a remoção imediata das imagens.

“A mulher enfrentou sérios abalos emocionais e, inclusive, desenvolveu um quadro depressivo grave em razão da exposição de sua intimidade”, explicou a defensora.

Diante da situação, a mulher procurou a Defensoria Pública, que entrou com um pedido de urgência para a retirada das mídias do Facebook, por entender que as publicações configuravam abuso ou ofensa à honra da vítima.

O parecer também citou decisões anteriores, como o uso do sistema “notice and takedown”.

Por esse sistema, quando alguém avisa a plataforma de que o conteúdo é ilegal ou não respeita os direitos da comunidade, a rede social deve remover o conteúdo.

“A violência digital, caracterizada pelo uso de meios tecnológicos para cometer abusos, é uma extensão da violência doméstica, que busca desestabilizar emocionalmente a vítima”, pontuou a defensora.

Assine o Correio do Estado

Perigo

Inmet alerta para chuvas intensas e tempestade em MS

Previsão aponta ventos de até 100 km por hora

27/11/2024 16h30

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Chuva e vento devem atingir boa parte do estado

Recomendações de segurança

Diante da gravidade da situação, o Inmet faz as seguintes recomendações aos moradores das áreas afetadas:

  • Evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).