Na tarde deste domingo (13), estudantes de todo o país realizam a 1º etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Em Mato Grosso do Sul, 43.590 estudantes se inscreveram para a prova.
No estado, os portões foram abertos às 11h, com limite para entrada até o meio-dia. A prova teve início às 12h30. Os estudantes têm cinco horas e meia para responder as 90 questões e escrever a redação.
Nos locais de prova, familiares assistiam ansiosos a entrada de seus filhos pelos portões. Como Kátia Miranda, de 41 anos, que levou seu filho João Pedro Miranda, 17, estudante da Escola Estadual Vespasiano Martins, para realizar a prova. Segundo ela, João já chegou a prestar outros vestibulares, mas essa é sua primeira vez fazendo o Enem.
Apesar do nervosismo, Kátia acredita que seu filho esteja preparado para o exame.
"A escola dá o incentivo para o aluno, faz aulão, entrega material para eles. Por ser integral, eles têm mais disponibilidade para estudar. Ele está nervoso, mas eu acredito que ele vai ter uma pontuação boa. Ele vai se sair bem na redação, ele é ótimo. Ele estudou bem, está bem preparado", relatou ao Correio do Estado.
Maria Clara Santana, de 16 anos, também está fazendo a prova pela primeira vez. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, ela decidiu fazer o Enem como "treineiro", um método muito utilizado pelos estudantes para conhecer a prova antes de fazê-la no ano final.
"Não estou com uma expectativa muito boa, mas quero passar em medicina ano que vem, então vim ver como eu estou, o que eu preciso estudar mais", comentou.
Atrasos
Todos os anos, pessoas ficam apreensivas com os estudantes que chegam atrasados para realizar a prova, e se deparam com os portões fechados.
Em Campo Grande, Eduarda Merchiazi, aluna do 3º ano do Ensino Médio, perdeu a prova por poucos minutos. Segundo ela, o atraso aconteceu porque ela perdeu uma bolsa que continha seus documentos.
A aluna deu falta do RG apenas na manhã deste domingo, e chegou a ir até sua escola para ver se não tinha esquecido suas coisas por lá. O diretor da escola recomendou que ela fosse à uma delegacia, para registrar um Boletim de Ocorrência sobre a perda do documento e para conseguir usar o B.O. para realizar a prova - que exige documento com foto.
Enquanto estava na escola, ela pediu ajuda da irmã, que realizou o Boletim de Ocorrência e enviou para que ela usasse.
"Eu não sei, simplesmente meu RG sumiu. Sumiu uma bolsinha minha cheia de documentos. Não sei o que aconteceu. Eu posso ter bobeado com a bolsa. Minha irmã fez o Boletim para mim enquanto eu estava na minha escola. Isso foi 11h30", relatou.
Infelizmente, Eduarda não chegou no local de prova a tempo. Até houve uma tentativa de reabrir o portão, com a justificativa de que ela atrasou por conta do B.O., mas as regras do Enem não permitem exceções, como explicou a responsável pelo fechamento do portão.
Marlene Pedrosa e sua filha de 16 anos, que realizaria o Enem treineiro, também chegaram atrasadas no local. Marlene explicou que a família se mudou há poucos meses para Campo Grande, e que como moravam em Minas Gerais, estado que possui outro fuso-horário, acabaram não se atentando ao fechamento dos portões.
"A gente mora pertinho, a dez minutos daqui. A gente achou que estava adiantada", comentou.
A confusão acontece com mais frequência do que se imagina. Isso se deve porque os portões fecham ao mesmo tempo, em todo o país. Porém, o horário mais divulgado é o de Brasília, onde o fechamento acontece às 13h. Aqui, em Mato Grosso do Sul, o fuso-horário é de uma hora a menos, ou seja, os portões se fecham às 12h.
A Prova
Neste domingo, os estudantes realizaram a primeira etapa do Enem, onde são cobradas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões objetivas de Ciências Humanas e uma redação.
O tema da redação foi divulgado pouco depois do início das provas, e é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
No próximo domingo (20), os estudantes retornam ao local de prova para a segunda etapa do exame, que consiste em 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões objetivas de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 12h, e o exame começa às 12h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e de cinco horas no segundo.