Cidades

Enem 2022

Primeiro dia de Enem: expectativas, nervosismo e atrasos

Alunos se deparam com portões fechados após perda de documento e distração com o horário

Continue lendo...

Na tarde deste domingo (13), estudantes de todo o país realizam a 1º etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Em Mato Grosso do Sul, 43.590 estudantes se inscreveram para a prova.

 

No estado, os portões foram abertos às 11h, com limite para entrada até o meio-dia. A prova teve início às 12h30. Os estudantes têm cinco horas e meia para responder as 90 questões e escrever a redação.

 

Nos locais de prova, familiares assistiam ansiosos a entrada de seus filhos pelos portões. Como Kátia Miranda, de 41 anos, que levou seu filho João Pedro Miranda, 17, estudante da Escola Estadual Vespasiano Martins, para realizar a prova. Segundo ela, João já chegou a prestar outros vestibulares, mas essa é sua primeira vez fazendo o Enem.

 

Apesar do nervosismo, Kátia acredita que seu filho esteja preparado para o exame.

 

"A escola dá o incentivo para o aluno, faz aulão, entrega material para eles. Por ser integral, eles têm mais disponibilidade para estudar. Ele está nervoso, mas eu acredito que ele vai ter uma pontuação boa. Ele vai se sair bem na redação, ele é ótimo. Ele estudou bem, está bem preparado", relatou ao Correio do Estado

 

Maria Clara Santana, de 16 anos, também está fazendo a prova pela primeira vez. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, ela decidiu fazer o Enem como "treineiro", um método muito utilizado pelos estudantes para conhecer a prova antes de fazê-la no ano final. 

 

"Não estou com uma expectativa muito boa, mas quero passar em medicina ano que vem, então vim ver como eu estou, o que eu preciso estudar mais", comentou.

 

Atrasos

 

Todos os anos, pessoas ficam apreensivas com os estudantes que chegam atrasados para realizar a prova, e se deparam com os portões fechados.

 

Em Campo Grande, Eduarda Merchiazi, aluna do 3º ano do Ensino Médio, perdeu a prova por poucos minutos. Segundo ela, o atraso aconteceu porque ela perdeu uma bolsa que continha seus documentos.

 

A aluna deu falta do RG apenas na manhã deste domingo, e chegou a ir até sua escola para ver se não tinha esquecido suas coisas por lá. O diretor da escola recomendou que ela fosse à uma delegacia, para registrar um Boletim de Ocorrência sobre a perda do documento e para conseguir usar o B.O. para realizar a prova - que exige documento com foto.

 

Enquanto estava na escola, ela pediu ajuda da irmã, que realizou o Boletim de Ocorrência e enviou para que ela usasse.


"Eu não sei, simplesmente meu RG sumiu. Sumiu uma bolsinha minha cheia de documentos. Não sei o que aconteceu. Eu posso ter bobeado com a bolsa. Minha irmã fez o Boletim para mim enquanto eu estava na minha escola. Isso foi 11h30", relatou. 

 

Gerson Oliveira/Correio do Estado


Infelizmente, Eduarda não chegou no local de prova a tempo. Até houve uma tentativa de reabrir o portão, com a justificativa de que ela atrasou por conta do B.O., mas as regras do Enem não permitem exceções, como explicou a responsável pelo fechamento do portão.

 

Marlene Pedrosa e sua filha de 16 anos, que realizaria o Enem treineiro, também chegaram atrasadas no local. Marlene explicou que a família se mudou há poucos meses para Campo Grande, e que como moravam em Minas Gerais, estado que possui outro fuso-horário, acabaram não se atentando ao fechamento dos portões.

 

"A gente mora pertinho, a dez minutos daqui. A gente achou que estava adiantada", comentou.

 

A confusão acontece com mais frequência do que se imagina. Isso se deve porque os portões fecham ao mesmo tempo, em todo o país. Porém, o horário mais divulgado é o de Brasília, onde o fechamento acontece às 13h. Aqui, em Mato Grosso do Sul, o fuso-horário é de uma hora a menos, ou seja, os portões se fecham às 12h.

 

A Prova

 

Neste domingo, os estudantes realizaram a primeira etapa do Enem, onde são cobradas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 questões objetivas de Ciências Humanas e uma redação.

 

O tema da redação foi divulgado pouco depois do início das provas, e é "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

 

No próximo domingo (20), os estudantes retornam ao local de prova para a segunda etapa do exame, que consiste em 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões objetivas de Matemática. 

 

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 12h, e o exame começa às 12h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e de cinco horas no segundo.

 

Assine o Correio do Estado.

Balanço

Primeira central de gestão de resíduos do País, Ceasa-MS avança em sustentabilidade

Somente no ano passado, quase 1 tonelada de resíduos foram destinadas para reaproveitamento

10/11/2024 15h00

resíduos resultantes das bancas dos permissionários da Ceasa/MS

resíduos resultantes das bancas dos permissionários da Ceasa/MS Foto/Reprodução

Continue Lendo...

A Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul  (Ceasa/MS), pioneira no Brasil com a primeira central de gestão de resíduos instalada dentro de uma Central de Abastecimento, avançou significativamente em sustentabilidade. Somente no ano passado, a unidade destinou 921.714 quilos de resíduos orgânicos e embalagens para reaproveitamento, reforçando seu compromisso com a economia circular e a redução do impacto ambiental.

Demostrando seu potencial, o processo de triagem dos resíduos que é feito na Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos Elísio Guerreiro de Carvalho já destinou 730 mil quilos de resíduos para reaproveitamento entre janeiro e setembro deste ano. Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) órgão ao qual é vinculado, deste quantitativo, 422 mil quilos (57,8%) são de matéria orgânica e 127 mil quilos (17,4%) de papelão.

 Para efeito de comparação, do total de 2023, 628 mil quilos (68%) correspondem a matéria orgânica – frutas, legumes, verduras estragadas ou vencidas, entre outros – que foram transformados em adubo utilizado na melhoria da qualidade do solo.

Outros 165 mil quilos (17,9%) correspondiam a embalagens de papelão e outros materiais encaminhadas para reciclagem.

EMPREGO E RENDA

Atualmente, sete profissionais trabalham exclusivamente na separação, armazenagem e prensagem dos resíduos na usina da Ceasa/MS. Esse esforço intenso pode ser facilitado com a colaboração dos permissionários. A Ceasa/MS incentiva todos os empresários que comercializam seus produtos na central a realizarem a triagem dos seus próprios resíduos.

Quando o permissionário leva os resíduos separados até a usina, o valor equivalente ao peso do material reciclado é abatido do preço do aluguel que ele paga para usar o box em que está instalado.

O reaproveitamento dos resíduos também traz benefícios para os funcionários da instituição. Isso porque o dinheiro arrecadado com a venda dos materiais reciclados se transforma em um bônus, que é dividido entre os colaboradores da Ceasa/MS ao fim de cada ano.

O auxiliar de serviços gerais Adailson de Oliveira Benedito é um dos responsáveis por coordenar a seleção dos resíduos na usina. Ele fala sobre a dedicação de cada um dos funcionários em aprimorar o funcionamento da CGR.

“Primeiramente, eu penso na minha família, porque o meu sustento vem daqui. Então, eu zelo sempre pelo meu trabalho, faço o que for preciso para deixar da melhor maneira. Estamos sempre tentando fazer a seleção correta para assim contribuir com a Ceasa”, comenta.

Duas empresas são responsáveis pela reciclagem adequada dos resíduos produzidos na Ceasa/MS: a Colecta Resíduos Industriais e a Organoeste Campo Grande.

O resíduo orgânico coletado pela Colecta é disponibilizado à Organoeste para ser tratado pelo método de compostagem com a utilização de biotecnologia. O resultado final do processo é um adubo orgânico puro que é utilizado para melhorar a qualidade do solo.

Ao promover a coleta, seleção e destinação final ambientalmente correta dos resíduos orgânicos, a Ceasa/MS gera renda para os colaboradores e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, dos cursos d'água e das matas.


 

 

VILÕES OU ALIADOS?

Para lidar com o provão do Enem, lanches nada saudáveis são 'queridinhos' em Campo Grande.

Entre chocolates, batatas e refrigerantes, alimentos que fornecem energia aparecem como queridinhos para aturar as cinco horas de prova

10/11/2024 14h30

Entre exageiros e cardápios mais

Entre exageiros e cardápios mais "resumidos", guloseimas; refrigerantes e o chocolate aparecem como itens mais vistos na mão dos aluno Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Ainda que o segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha 30 minutos a menos de duração prevista, o "provão" que é decisivo para o futuro de muitos ainda é encarado como desafio, onde vale inclusive "apelar" para lanches pouco saudáveis para aguentar as cerca de cinco horas da avaliação. 

Com candidatos considerando ainda o segundo dia do Enem como o "mais difícil", como bem acompanhou o Correio do Estado, seja para treineiros ou os que já estão no popular "terceirão", o cardápio para o dia de provas varia entre os que levam poucos itens e aqueles que "fazem a feira" para aguentar as cinco horas de prova. 

Potes com bolachas avulsas; pacotes de guloseimas; refrigerantes e o chocolate aparecem como os itens mais vistos na mão dos alunos, com candidatos repetindo o "cardápio", de olho inclusive no que fez falta durante o primeiro dia de provas.

Vale lembrar que, o topo dos alimentos adequados para os dias de prova no Enem traz na lista as famosas barras de cereal, como tratado pelo Correio do Estado, sendo que o candidato deve priorizar por alimentos práticos, leves e saudáveis para os dois dias de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que não foi observado em Campo Grande. 

"Nossa, eu levei bastante doce, muito mesmo, só que eu esqueci minha água, então foi um pouco ruim", comenta Sabrina Franco. 

Aos 17 anos, a aluna do terceiro ano da Escola Estadual Profª Zélia Quevedo Chaves explica que a falta de água não chegou a atrapalhar seu desempenho na prova, levantando cerca de duas vezes apenas para ir ao banheiro, apontando a guloseima como aliada na prova. 

"O docinho ajudou, deu mesmo uma acordadinha mesmo o chocolate no primeiro dia e vou repetir a dose hoje", expõe Sabrina. 

Em busca de uma vaga para cursar medicina, ela revela que a preparação para o Enem 2024 foi boa, mas não suficiente para o curso desejado. 

"confio no meu potencial de uma nota boa, talvez não o suficiente, mas uma nota... honesta. No primeiro dia comecei pelo rascunho, depois passei a limpo nos 30 minutos finais e fui fazendo a prova durante. Fazia 15 e passava para o gabarito, as que eu não sabia não perdia muito tempo, lia e marcava o que achava que era", complementa ela. 

'Nada saudáveis'

Junto de Sabrina, Rafaela Correa, que busca cursar biomedicina também revelou seu cardápio ideal: as populares batatinhas, o que ela disse ajudar durante o primeiro dia e, por isso, vai repetir a dose. 

Isadora Marques Pacheco, de 17 anos, é aluna do terceiro ano do colégio Hércules Maymone, diz que matemática não é sua área, mas, mirando cursar biologia - com o 2º dia trazendo 90 questões de múltipla escolha, 45 de química, física e biologia, e 45 de matemática -, ressalta que consegue lidar melhor com a parte teórica dessas ciências naturais.

Porém, Isadora foi vítima da ansiedade e revela que, trazendo uma mochila cheia de guloseimas e outros lanches, para o primeiro dia de provas, acabou comendo o restante do investimento em lanches durante a semana e para este domingo (10) trouxe apenas a garrafa d'água. 

Entre as candidatas focadas no lanche para o Enem, cabe menção honrosa à treineira Sarah Silvestre, de 18 anos, que para o segundo dia de provas do Enem, neste domingo (10), até trouxe uma mochila carregada de guloseimas, porém, acabou esquecendo o documento. 

"O que tem de comida nessa mochila é brincadeira, comprei tudo o que vi pela frente. Trouxe pão; esquine; energético; chipa... a padaria inteira", brinca ela. 

Percebendo a falta do documento pessoal instantes antes do fechamento, a também aluna do Hércules Maymone que busca cursar educação física com o intuito de se tornar personal desistiu de concluir o segundo dia de provas.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).