Clique aqui e veja as últimas notícias!

PROGRAMA VIGIA

Em 15 dias, Programa Vigia recupera R$ 21 milhões em drogas e produtos do crime organizado

Foram apreendidos mais de 11 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul nos primeiros dias de março
23/03/2021 18:03 - Rafaela Moreira


O Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, desarticulou, durante os primeiros 15 dias de março de 2021, R$ 21 milhões em drogas e produtos contrabandeados no Mato Grosso do Sul. Ao todo foram apreendidos mais de 11 toneladas de drogas no Estado, contra 4,6 toneladas no mesmo período do ano passado. 

Entre os produtos desarticulados do crime organizado, estão drogas, cigarros, armas, veículos e até embarcações. As apreensões foram feitas nas fronteiras com São Paulo, Paraná, Paraguai e Bolívia. 

Criado em abril de 2019, o Programa Vigia atua no Estado, causando prejuízo de mais de um bilhão de reais aos criminosos, com a apreensão de cerca de 616 toneladas de drogas. O Programa tem por objetivo blindar os 17 mil quilômetros de fronteiras do país, para evitar a entrada de produtos contrabandeados e ilegais. 

Além de Mato Grosso do Sul, o Programa foi implantado no Paraná, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e nas divisas de Goiás e de Tocantins e conta atualmente, com 700 agentes de segurança federais, estaduais e municipais. Até o final de 2021, espera-se que o efetivo seja de 1200 policiais.

Estão incluídas forças de segurança pública da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.

Acompanhe as últimas notícias