A nutricionista, mestra e doutoranda em saúde e tecnologia, Nayara Lima, afirmou ao Correio do Estado que frituras, embutidos, refrigerantes, doces e guloseimas contribuem para ganho de peso e podem atrapalhar a dieta.
Balas, bolos, chocolates, chicletes, pirulitos e paçocas são alguns exemplos de doces. Salsicha, presunto, linguiça, mortadela, peito de peru e apresuntado são exemplos de embutidos.
Frituras são alimentos preparados com gorduras quentes, como batata frita, pastel e salgadinhos.
A nutricionista ressaltou que o ganho de gordura acontece quando o consumo de calorias é maior do que o gasto de energia.
“O exagero de gorduras e açúcares podem contribuir muito com o ganho de peso por serem alimentos que possuem muitas calorias concentradas em pequenos volumes”, reiterou.
“Por exemplo: 100 g de melancia possuem praticamente o mesmo valor calórico de uma bala de caramelo. A diferença é que a melancia tem mais volume, preenchendo mais o estômago, e é mais nutritiva”, complementou.
Frutas, legumes e verduras são essenciais para a saúde, qualidade de vida e emagrecimento do ser humano.
“Vegetais são fundamentais em um emagrecimento de qualidade e na manutenção da saúde. Alimentos como cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha e outros legumes e verduras possuem muitos nutrientes e garantem um bom controle da fome. A recomendação que dou para os meus pacientes de emagrecimento é que 50% do prato seja de folhas e legumes”, ressaltou.
Nayara ainda lembrou que frutas podem entrar na dieta, mas não podem ser “beliscadas” o dia todo, pois o consumo deve ser equilibrado.
“Frutas como melancia, melão, morango e tangerina, por possuírem mais água, são menos calóricas que outras, podendo serem consumidas em porções maiores. Uma porção de 3 fatias de melão (240g), por exemplo, equivalem a uma banana pequena (50g)”.




