Cidades

religião

Quaresma inicia nesta Quarta-feira de Cinzas com fé e devoção de fiéis

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro amanheceu lotado para a Missa de Quaresma

Continue lendo...

Quaresma inicia nesta quarta-feira de Cinzas, 5 de março e terminará na quinta-feira Santa, 17 de março.

É um período de 40 dias em que cristãos se preparam para a Páscoa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A época é celebrada pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

Neste período, fiéis oram, jejuam, abdicam de algo, além de fazerem caridades, sacrifícios e reflexão especial sobre a vida e a mensagem cristã. O objetivo é fortalecer a fé, aprofundar-se na palavra de Deus e intensificar a vocação batismal.

A Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo início da Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2025 é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, patrimônio histórico de Campo Grande, amanheceu lotado de fiéis na manhã desta quarta-feira (5).

Centenas de devotos acompanharam a Missa de Quaresma 2025 e igreja ficou lotada, com fiéis sentados e em pé.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (5) é celebrada a imposição das cinzas nos fiéis em todos os horários da novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: de hora em hora, das 6h às 23h.

As cinzas impostas aos fiéis são confeccionadas a partir dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, e simbolizam a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante de Deus.
Ao receberem as cinzas, os fiéis iniciam o tempo instituído para a sua purificação. Este sinal de penitência significa a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante do Senhor, e exprime a vontade de conversão, confiando que Deus seja paciente e cheio de misericórdia.

O sinal das cinzas também direciona todos nós ao caminho da conversão, cuja meta será atingida na celebração do sacramento da Reconciliação nos dias anteriores à Pascoa.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) incia-se nesta Quarta-feira de Cinzas (5). O tema deste ano é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.

O tema ressalta a importância de cuidar e proteger o meio ambiente em meio a tempos em que queimadas, incêndios e desmatamento afetam a fauna e flora mundial.

A temática propõe analisar e ressignificar as opções e buscar novas atitudes para colocar em sintonia com sinais de ressurreição de Jesus Cristo: os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem comum na sociedade e a paz tão desejada que começa dentro de cada um. O cristão é chamado para cuidar, integrar e acompanhar cada vida como um sinal do amor de Deus.

Não se pode ignorar os caminhos que nos levaram à crise socioambiental que se enfrenta atualmente. O ser humano é guardião do planeta, com a missão sagrada confiada por Deus a cada um para ser exercida com responsabilidade e cuidado.

A conversão integral exige uma revisão do estilo de vida, lembrando de que a crise ecológica está diretamente ligada à moralidade humana.

O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

O Papa Francisco, em sua Carta Encíclica "Laudato Si'", publicada há 10 anos, em março de 2015, instiga a refletir sobre a relação entre homens e natureza, destacando a interdependência entre o grito dos pobres e o grito da terra.

Confira sete conceitos que perpassam o texto-base da Campanha da Fraternidade:

  • Casa Comum
  • Ecologia Integral
  • Tudo está interligado
  • O ser humano como Guardião da Criação
  • A Crise Ecológica e sua Raiz Humana
  • Conversão Ecológica
  • Do Consumismo a um novo estilo de vida

O lançamento oficial da CF 2025 ocorrerá em 8 de março, sábado, às 15 horas, no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Haverá plantio de árvores (mudas de ipê) e Santa Missa no Parque das Nações, com apresentação das bandas católicas Ministério de Música da Paróquia Cristo Luz dos Povos, Ministério de Música da Pastoral Juvenil, Fraternidade São João Paulo II e Orquestra Indígena.

Confira a programação:

  • 15h: Início da concentração/chegada de autoridades e fiéis
  • 16h: Cerimônia de abertura e plantio de árvores (mudas de pê)
  • 18h: Santa Missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade.

O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que, neste ano, ocorre nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

Continue Lendo...

Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).