Cidades

religião

Quaresma inicia nesta Quarta-feira de Cinzas com fé e devoção de fiéis

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro amanheceu lotado para a Missa de Quaresma

Continue lendo...

Quaresma inicia nesta quarta-feira de Cinzas, 5 de março e terminará na quinta-feira Santa, 17 de março.

É um período de 40 dias em que cristãos se preparam para a Páscoa, que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A época é celebrada pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

Neste período, fiéis oram, jejuam, abdicam de algo, além de fazerem caridades, sacrifícios e reflexão especial sobre a vida e a mensagem cristã. O objetivo é fortalecer a fé, aprofundar-se na palavra de Deus e intensificar a vocação batismal.

A Quarta-feira de Cinzas também é marcada pelo início da Campanha da Fraternidade, cujo tema em 2025 é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, patrimônio histórico de Campo Grande, amanheceu lotado de fiéis na manhã desta quarta-feira (5).

Centenas de devotos acompanharam a Missa de Quaresma 2025 e igreja ficou lotada, com fiéis sentados e em pé.

Nesta Quarta-feira de Cinzas (5) é celebrada a imposição das cinzas nos fiéis em todos os horários da novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: de hora em hora, das 6h às 23h.

As cinzas impostas aos fiéis são confeccionadas a partir dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, e simbolizam a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante de Deus.
Ao receberem as cinzas, os fiéis iniciam o tempo instituído para a sua purificação. Este sinal de penitência significa a condição do homem pecador que confessa exteriormente a sua culpa diante do Senhor, e exprime a vontade de conversão, confiando que Deus seja paciente e cheio de misericórdia.

O sinal das cinzas também direciona todos nós ao caminho da conversão, cuja meta será atingida na celebração do sacramento da Reconciliação nos dias anteriores à Pascoa.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) incia-se nesta Quarta-feira de Cinzas (5). O tema deste ano é “Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom!”.

O tema ressalta a importância de cuidar e proteger o meio ambiente em meio a tempos em que queimadas, incêndios e desmatamento afetam a fauna e flora mundial.

A temática propõe analisar e ressignificar as opções e buscar novas atitudes para colocar em sintonia com sinais de ressurreição de Jesus Cristo: os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem comum na sociedade e a paz tão desejada que começa dentro de cada um. O cristão é chamado para cuidar, integrar e acompanhar cada vida como um sinal do amor de Deus.

Não se pode ignorar os caminhos que nos levaram à crise socioambiental que se enfrenta atualmente. O ser humano é guardião do planeta, com a missão sagrada confiada por Deus a cada um para ser exercida com responsabilidade e cuidado.

A conversão integral exige uma revisão do estilo de vida, lembrando de que a crise ecológica está diretamente ligada à moralidade humana.

O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

O Papa Francisco, em sua Carta Encíclica "Laudato Si'", publicada há 10 anos, em março de 2015, instiga a refletir sobre a relação entre homens e natureza, destacando a interdependência entre o grito dos pobres e o grito da terra.

Confira sete conceitos que perpassam o texto-base da Campanha da Fraternidade:

  • Casa Comum
  • Ecologia Integral
  • Tudo está interligado
  • O ser humano como Guardião da Criação
  • A Crise Ecológica e sua Raiz Humana
  • Conversão Ecológica
  • Do Consumismo a um novo estilo de vida

O lançamento oficial da CF 2025 ocorrerá em 8 de março, sábado, às 15 horas, no Parque das Nações Indígenas, localizado nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Haverá plantio de árvores (mudas de ipê) e Santa Missa no Parque das Nações, com apresentação das bandas católicas Ministério de Música da Paróquia Cristo Luz dos Povos, Ministério de Música da Pastoral Juvenil, Fraternidade São João Paulo II e Orquestra Indígena.

Confira a programação:

  • 15h: Início da concentração/chegada de autoridades e fiéis
  • 16h: Cerimônia de abertura e plantio de árvores (mudas de pê)
  • 18h: Santa Missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo Metropolitano

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade.

O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, que, neste ano, ocorre nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

16 dias internado

Morre segunda vítima de acidente envolvendo mureta na Gunter Hans

Daniel Moretti, de 26 anos, será velado nesta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande

15/12/2025 09h35

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimo

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimo Reprodução Instagram

Continue Lendo...

Daniel Moretti Nogueira, de 26 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (15), no Hospital Santa Casa, após ficar 16 dias internado em estado gravíssimo.

Ele é o motorista do carro que se envolveu em um acidente grave, em 29 de novembro de 2025, na mureta da avenida Gunter Hans. Na ocasião, Ângelo Antônio Alvarenga Perez, de 23 anos, passageiro, faleceu no local do acidente.

Daniel Moretti, de 26 anos, ficou 16 dias internado em estado gravíssimoCarro ficou completamente destruído. Foto: divulgação

Conforme apurado pela reportagem, os jovens seguiam em um Peugeot 2008 na avenida Gunter Hans, sentido centro-bairro, por volta das 22 horas de 29 de novembro, quando colidiu violentamente contra a mureta do corredor de ônibus.

O motorista vinha em alta velocidade e freou quando viu a mureta, mas, não conseguiu evitar a colisão.

A lateral direita do veículo ficou destruída. Daniel Moretti era o motorista e foi socorrido em estado grave. Já Ângelo Alvarenga era o passageiro e morreu no local.

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMMS), duas da Polícia Militar (PMMS), uma da Polícia Civil (PCMS), uma da Polícia Científica e um carro funerário estiveram no local para socorrer as vítimas, isolar a área, recolher os vestígios do acidente, realizar a perícia e retirar o corpo, respectivamente.

Daniel Moretti será velado a partir das 10h desta segunda-feira (15), no Cemitério Memorial Park, em Campo Grande.

O acidente repercutiu na imprensa campo-grandense e pôs em questão a inutilidade da mureta do corredor de ônibus da Gunter Hans, que está sem utilidade há anos devido a obra inacabada.

INADIMPLÊNCIA

Imasul divulga mais de 9 mil empresas inadimplentes por Lei da Logística Reversa

Fabricantes e importadoras que venderam produtos em 2022 e não implementaram sistema de acordo com a lei estão sujeitos a multas por crime ambiental

15/12/2025 09h32

Imasul divulga nome de 9 mil empresas inadimplentes devido a lei de logística reversa

Imasul divulga nome de 9 mil empresas inadimplentes devido a lei de logística reversa Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (15), o Instituto do Meio Ambiente do Estado, o Imasul, por meio de edição de suplemento, divulgou mais de 9 mil empresas que não cumpriram com a lei da logística reversa.

Segundo o documento, 9.130 comerciantes geraram embalagens descartáveis há 3 anos atrás, em 2022 e ainda não comprovaram a existência de um sistema de logística reversa, que é previsto obrigatoriedade na legislação de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), baseada na Lei nº 12.305 de 2010.

A lei a princípio estabelece para fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e também poder público, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, com foco principal na destinação correta de embalagens e resíduos pós-consumo.

Os produtos e, consequentemente, empresas sujeitas à logística reversa, são as que fabricam mercadorias de:

  • Agrotóxicos e embalagens;
  • Óleos lubrificantes, com resíduos e embalagens;
  • Pneus inservíveis – que estão no fim da vida útil;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e de mercúrio;
  • Baterias e pilhas;
  • Equipamentos eletroeletrônicos, que geram lixo eletrônico;
  • Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, além das embalagens;
  • E embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene, cosméticos, limpeza, entre outros.

Agora, as empresas citadas no documento são consideradas inadimplentes e estão sujeitas à multas e penalidades ambientais, com base no Decreto Federal nº 6.514/08 e na Lei Federal de Crimes Ambientais, que responsabilizam sobre crimes do tipo.

Entre as identificadas, aparecem empresas da área de saúde e medicamentos, como farmácias e clínicas odontológicas, além de empresas de eletrônicos, confeitarias, de decoração e papelaria, agrícolas e têxtil. Também estão na lista comércios de bebidas, alimentos e calçados.

Confira a lista divulgada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul aqui.

* Saiba

Algumas grandes empresas contam com programas individuais que estabelecem sistemas de coleta das embalagens, como em comércio de cosméticos, com a devolução de frascos nas próprias unidades, ou também no comércio de bebidas com a criação de embalagens retornáveis, com reintrodução na cadeia produtiva.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).