Cidades

Cidades

Questões vazam, e vestibular da Federal de Uberlândia é cancelado

Questões vazam, e vestibular da Federal de Uberlândia é cancelado

g1

24/06/2012 - 13h30
Continue lendo...

O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi cancelado na manhã deste domingo (24). O comunicado foi feito pelo reitor Alfredo Júlio. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o motivo foi o vazamento de algumas questões da primeira e segunda etapas.

Ainda de acordo com a UFU, o caso foi descoberto por meio de uma denúncia feita ao Ministério Público (MP). A Polícia Federal (PF) foi acionada e com apoio técnico da UFU uma investigação confirmou a fraude. Conforme a UFU, trata-se de um caso isolado e as pessoas envolvidas estão sendo ouvidas pela PF e que para não prejudicar as apurações, os nomes não podem ser divulgados.

Em nota, a universidade informou que a Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS/UFU) divulgará nos próximos dias um novo edital que garantirá a inscrição de todos que participariam desta etapa, sem ônus. Ainda na nota, o reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto e a equipe, disseram lamentar o ocorrido e estão colaborando com a Polícia Federal de forma a preservar o nome e lisura das ações da UFU.

O estudante de 17 anos, Mateus Silvério, saiu de Uberaba para Uberlândia para fazer a prova da segunda fase neste fim de semana. Ele disse que está decepcionado com a notícia. “Estou prestando para Teatro e meu chefe libera para a gente fazer prova fora da cidade apenas uma vez no ano. Ou seja, só no ano que vem para eu tentar de novo. Até porque se resolverem fazer outra prova da segunda fase não terei liberação do trabalho. É decepcionante. A gente se empenha e por causa do erro de algumas pessoas a gente têm que pagar”, disse. Após a informação Matheus Silvério disse que vai para a porta da universidade com a família em busca de explicações.

Segundo a Diretoria de Processo Seletivo da UFU, participaram da primeira etapa do vestibular 17.548 candidatos para 1.523 vagas nos 43 cursos. Para a segunda etapa foram aprovados 4.524 candidatos, que fariam as provas em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).