Sinônimo de “carrão” no Brasil, a marca Land Rover traz para o mercado brasileiro o novo Range Rover Sport 2014, apresentado em cinco versões, com três opções de motorização, lançados no fim de outubro. E pode-se afirmar que esta SUV mantém no DNA o perfil de aventura da marca – sonho de consumo de muita gente – agora aliado à esportividade.
O diferencial da Sport, segundo a empresa, é que o carro chega como o mais rápido, ágil e o de maior capacidade de resposta entre todos os veículos já produzidos pela marca britânica, revelando toda a sua força tanto on-road quanto off-road (comprovada em test drive).
O novo utilitário mede 4, 85 m de comprimento, 1,78 m de altura e 2, 92 m de entre-eixos. A estrutura oferece carroceria e suspensão totalmente em alumínio, herança do Evoque, reduzindo o peso em até 500 kg, embora o novo modelo seja 6,2 centímetros mais longo que a versão anterior. A versão de entrada SE utiliza motor 3.0 biturbodiesel de 292 cv, com preços a partir de R$ 377,5 mil. A versão HSE, com o mesmo propulsor, sobe para R$ 405,5 mil. Já a versão com motor 3.0 a gasolina, com 340 cv, sai por R$ 393,5 mil.
Os três catálogos mais caros são as versões 5.0 V8 de 510 cv: HSE Dynamic (R$ 496,5 mil); HSE Autobiography (R$ 531 mil) e o Autobriography Dynamic (R$ 540 mil). Há ainda 19 variações de customização, com três tons para o teto, onze para o habitáculo e sete desenhos para as rodas.

O câmbio para qualquer trem de força é automático de oito marchas, da alemã ZF. As marchas mais altas têm relação mais alongadas, oferecendo mais conforto em velocidade de cruzeiro e melhor consumo de combustível.
Com design arrojado, potente e robusto, sugere uma condução mais esportiva e se posiciona de forma clara entre os modelos Vogue e Evoque, compartilhando traços de personalidade cravados no DNA Range Rover. As principais novidades visuais do novo modelo incluem faróis, grade, para-choques, laterais e lanternas, que marcam as diferenças.
Outro destaque fica para o sistema Terrain Response 2, que adapta automaticamente a suspensão e tração do carro de acordo com as condições do terreno (aclives e declives). É disponibilizado o sistema de tração integral permanente, que incorpora uma caixa de transferência com reduzidas para condições mais exigentes fora de estrada, com distribuição de 50/50 e capacidade de bloqueio de 100%.
Por dentro, tudo é primoroso, com alto nível de requinte e conforto, a começar pelos bancos dianteiros, que contam com sistema de aquecimento e refrigeração. E, ainda, sistema Premium de entretenimento, configuração de iluminação ambiente, tampa do porta-malas elétrica, compartimento refrigerado. Resumindo: não falta nada.


