A Prefeitura Municipal de Campo Grande iniciará em outubro a revitalização da Avenida Calógeras, no trecho viário de ligação do centro da cidade aos terminais Morenão e Guaicurus.
A obra integra a implantação da segunda etapa do Corredor exclusivo do transporte coletivo Sul, e custará R$ 13.778.614.38.
Nesta sexta-feira (6), foi publicada a homologação da concorrência pública da empresa que executará a obra com recurso do Projeto de Mobilidade Urbana, com contrapartida do município.
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O corredor será implementado no trecho entre as avenidas Mato Grosso e Salgado Filho, totalizando 3,5km de recapeamento.
Atualmente, a Calógeras já funciona como corredor de ônibus, com faixa demarcada, mas não exclusiva, da Mato Grosso até a Fernando Corrêa da Costa, a partir de onde a faixa preferencial é substituída por estacionamento.
O projeto prevê 1.540 metros de ciclovia, corredor exclusivo para ônibus, cinco estações de embarque e desembarque, além de novas instalações na sinalização de trânsito.
Outros 2.631 metros de drenagem ainda são planejados para captar a enxurrada que desce das transversais, eliminando pontos de alagamento.
Com as obras na Capital, os ciclistas poderão trafegar com mais segurança desde o Aeroporto Internacional, pela ciclovia da Avenida Duque de Caxias, prosseguir na faixa da Afonso Pena e futuramente, chegar até a entrada das Moreninhas, com a ciclovia projetada para a Avenida Costa e Silva, que se conectará com a já existente na Gury Marques.
Corredor
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, disse ao Correio do Estado anteriormente, a expectativa é de que a obra fique pronta em setembro de 2022.
Será necessária a execução de asfaltos novos nos alargamentos de vias além da restauração do pavimento nos demais trechos.
Como padrão, as estações de embarque serão locadas em ilhas, em trechos em linha reta, sendo cinco estações no trecho:
- Entre as ruas Cândido Mariano e Dom Aquino;
- Entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro;
- Entre a rua 11 de Fevereiro e Avenida das Bandeiras (Praça José Francisco de Paula Brito);
- Entre as ruas Dr. Cavalcanti e das Hortências;
- Entre as avenidas da Consolação e Eduardo Elias Zahran.
Quanto a ciclovia, o traçado será na margem direita da Avenida Calógeras, a partir da Avenida Afonso Pena até alcançar a Avenida da Consolação, com extensão de 1.540 km.
As estações de embarques são concebidas em material metálico e cobertura de telha de aço, fechamento lateral em painel fixo de vidro temperado e bancos de alvenaria.
Deverão ser instaladas gradis metálicos nas laterais da plataforma, com a função de proteção dos usuários, além direcioná-los ao local correto de saída ou entrada nas plataformas.
As obras fazem parte de um conjunto de reestruturação do transporte público da Capital, que vem sendo desenvolvido desde 2016.
Os corredores de transporte estão previstos no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, o investimento corresponde à implantação de quase 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão, General Osório e Nova Bahia, passando pelo centro da cidade.




