Clique aqui e veja as últimas notícias!

CHUVAS FORTES

Rompimento de duas pontes no município de Corguinho deixa 250 pessoas isoladas

A cidade está em alerta para o risco de desabamento de outras pontes
17/02/2021 17:55 - Thais Libni


As chuvas  intensas causaram diversos estragos em regiões do Estado, principalmente na cidade de Corguinho, que de acordo com Defesa Civil municipal registrou 250 pessoas isoladas na região do Formiga e Boa Sorte.  

O isolamento dos moradores da zona rural do município, ocorreu devido ao rompimento de duas grandes pontes que ligam o campo ao centro urbano, localizadas sobre os rios Formiga e Geronimo.  

Com a frequência diária das chuvas o nível dos rios chegaram a atingir 1,5 metros acima da altura das pontes, o que acabou por destruindo ambas.  

Últimas Notícias

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do município, Zé Correia,  os moradores estão assustados com a força das águas. 

"Tiveram moradores que disseram viver há quarenta anos naquela região e nunca viram situação igual, açudes estouraram, e morros desabaram, o cenário é assustador".  

Ainda conforme o coordenador, a intensidade das águas eram tão fortes que levaram toda a madeira das estruturas das pontes. 

Segundo ele, desvios e atalhos estão sendo construídos para ajudar as famílias.

Uma assistência social está sendo conduzida aos moradores do campo,  pela assistente social,  Joelma Coutinho, juntamente com a Defesa Civil, para prestar toda ajuda aqueles que continuam isolados.  

Uma família ficou desabrigada após perder a casa em enxurrada. No momento do fenômeno havia uma criança no local que teve de ser resgata com o auxílio de uma corda.  

A cidade está em alerta para o risco de desabamento de outras pontes. E a prefeita, Marcela Ribeiro Lopes (PSDB), emitirá estado de calamidade.  

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, Fábio Catarinelli, essa é a primeira vez que a instituição registra a situação de transbordamento dos córregos do município.  

“Consultamos o Cemtec e com a tendência de estabilização do tempo para os próximos dias, o momento é de levantamento de danos, para então ser decretada a situação de emergência no município e posteriormente em âmbito estadual”.

Segundo o meteorologista Nathalio Abraão, os locais onde mais choveu foram Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Campo Grande e Corguinho. Conforme o especialista apenas a região sul do Estado segue com estiagem.

 “Faltando chuva em toda a região sul. Somente 20% do esperado. Isso acaba contribuindo para a colheita da soja”, explicou.  

Assine o Correio do Estado