A contratação do consórcio Paraguai-Brasil composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções para a construção da ponte sobre o rio Paraguai ligando as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta foi homologada nesta sexta-feira (24), a obra custará US$ 89,5 milhões, o equivalente a 616.386.755,744 guaranis.
O investimento será pago pela Itaipu Binacional. As empresas contratadas terão o prazo de 1080 dias para execução da obra assim que os processos legais sejam concluídos e a expectativa é de lançar a Pedra Fundamental das obras ainda em 2021.
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De acordo com o levantamento realizado pelo Correio do Estado, a Paulitec Construções é uma empresa paulista e foi criada em 1981, e tem um grande histórico de construções em todo o país, entre elas, está a Estação de Tratamento de Resíduos Hospitalares, a recuperação estrutural da ponte sobre o rio Moju no Pará e a revitalização da Praça Roosevelt em São Paulo.
Já a empresa Tecnoedil S.A. Construtora, empresa paraguaia, foi fundada há 50 anos, executando obras rodoviárias, civis e portuárias. Com clientes como, Shell, Itaipu Binacional, além de shoppings, universidades e cidades do Paraguai.
Por fim, a Construtora Cidade, fundada em Porto Alegre, em 1969, está no mercado há 52 anos, executando obras abrangendo a construção de pontes, viadutos, edificações instalações hospitalares, garagens torres de transmissão e estruturas pré-moldadas. Entre as obras executadas pela empresa, estão a ponte do rio Juruá, no Acre e a ponte sobre o rio Jacú, no Rio Grande do Sul.
A homologação do serviço foi realizada em reunião da Comissão Mista Brasil-Paraguai, da qual a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) faz parte.
O titular da Semagro, Jaime Verruck enfatizou a importância do momento para o Estado e país.
“Esta é uma reunião histórica para Mato Grosso do Sul que marca o início da consolidação da Rota Bioceânica, muito aguardada por ter potencial para impulsionar o desenvolvimento dos quatro países envolvidos, na medida em que facilita o incremento do comércio interno e das exportações via Oceano Pacífico para a Ásia e Estados Unidos”, afirma.
Conforme o projeto, a ponte terá um comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros.
A estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.
Para o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), a construção da ponte encurtará distancias para exportações.
"Para nós é uma alegria ver esse projeto se tornando realidade. Sonho antigo dos brasileiros e paraguaios, a construção dessa ponte vai definitivamente integrar nossos países, diminuindo distâncias para nossas exportações e importações, tanto brasileiras quanto paraguaias e também da Argentina e do Chile. Por meio dessa primeira integração Atlântico-Pacífico também vamos conectar ainda mais nossas culturas e turismo. É sem dúvidas um grande projeto para Mato Grosso do Sul".
Participaram da reunião o Diretor do Departamento de América do Sul, ministro João Marcelo Galvão de Queiroz e o vice-ministro de relações exteriores do Paraguai, Raul Silverio.
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