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Sobrecarga em Conselho Tutelar da Capital prejudica atendimento a crianças

A região sul de Campo Grande é a que mais recebe ocorrências de violações, chegando a atender 300 casos em um só dia

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A falta de Conselhos Tutelares para cumprir a demanda de atendimento aos direitos das crianças e adolescentes em Campo Grande vem causando sobrecarga há anos na gestão dos casos, os quais são encaminhados principalmente para o 1º Conselho Tutelar da Região Sul. Esse conselho atende 15 bairros que englobam a Região Anhanduizinho, uma das mais perigosas e populosas da cidade.

Em entrevista ao Correio do Estado, a conselheira Raquel Lázaro informou que, nos últimos quatro anos (de 2020 a 2023), o 1º Conselho Tutelar da Região Sul realizou atendimentos que abrangem uma área de cerca de 300 mil habitantes.

“Com a demanda que tivemos nos últimos anos, era humanamente impossível atender com o quantitativo de profissionais que tínhamos, se você levar em consideração que em um dia recebemos 300 notificações escolares, dependendo do período do ano, essa quantidade é multiplicada durante a semana”, disse a conselheira.

Diariamente, o Conselho Tutelar da região sul recebe cerca de 15 a 20 denúncias fora do período considerado “alta temporada”, que seria durante o período letivo, porém, a estimativa, segundo Raquel, varia semanalmente na unidade.

“Há dias em que no conselho não sobra cadeira para as famílias e o pessoal fica esperando lá fora por atendimento, que pode ser de duas formas, ou porque o conselheiro notificou a presença dos responsáveis ou por demanda espontânea”, declarou.

Ainda segundo a conselheira, a esperança é de que com a chegada dos novos colegas a pressão da demanda da região diminua.

Procurado pela reportagem, o presidente da Associação dos Conselheiros, Adriano Vargas, que já atuou no Conselho Tutelar da região sul, esclareceu os possíveis motivos de esse conselho ser tão sobrecarregado em comparação com os outros quatro em funcionamento em Campo Grande.

“Esse conselho do Aero Rancho está localizado em uma região de maior vulnerabilidade, densidade populacional e onde há muitos condomínios, loteamentos e áreas de invasão. Essas estruturas demandam mais atendimento do conselho, porque vai ter mais crianças precisando de posto de saúde, escola, creche. Além, também, de casos de maior gravidade, como violências físicas e sexuais”, disse. 

De acordo com Adriano, um levantamento acerca dos atendimentos do Conselho Tutelar realizados nos últimos quatro anos mostra que, das 60 mil ocorrências registradas em Campo Grande, cerca de 30 mil foram atendidas na região sul.

NOVOS CONSELHOS

Com apenas cinco conselhos, número abaixo da demanda que Campo Grande tem, por conta do número de habitantes, a prefeitura desde o ano passado procura por imóveis que possam ser utilizados como locais para a criação de três novos Conselhos Tutelares.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), os três locais onde os novos conselhos serão criados já foram decididos pela prefeitura e neste momento passam por adequações em sua estrutura, para que possam ser utilizados pelos 15 novos conselheiros que foram empossados para o quadriênio 2024-2027. 

“Quanto ao processo de aluguel e de estruturação dos novos prédios dos Conselhos Tutelares, informamos que o 6º Conselho – Imbirussu está em processo de locação e será no Bairro Sírio Libanês. O 7º Conselho – Prosa é um prédio próprio da prefeitura, na região do Novos Estados, e a reforma já está em andamento”, declarou a SAS, em nota.

“Já o 8º Conselho, da região do Anhanduizinho/Bandeira, terá sua sede na região do Dom Antônio Barbosa, em prédio próprio da prefeitura, e será entregue no fim do mês de fevereiro”, completou o texto.
O 6º Conselho, cujo prédio está sendo avaliado por engenheiros, para posteriormente passar por adaptações, atenderá os bairros Núcleo Industrial, Popular, Nova Campo Grande, Panamá e Santo Amaro. A sua entrega está prevista para o fim de abril.

O 7º Conselho vai atender as regiões dos bairros Noroeste, Estrela Dalva, Veraneio, Margarida e Novos Estados. Esse conselho deve ser entregue à população no fim de março.
Já o 8º Conselho, da região do Anhanduizinho/Bandeira, atenderá os bairros Universitário, Rita Vieira, Dr. Albuquerque, Tiradentes, Lageado, Los Angeles, Centro Oeste, Aero Rancho, Alves Pereira, Centenário e Moreninhas.

De acordo com a SAS, o 8º Conselho será o primeiro a ser entregue, visto que a reforma está adiantada, estando em processo de finalização da pintura no momento. 

Os novos prédios serão entregues com toda a estrutura e os equipamentos necessários para a atuação dos novos conselheiros, que tomaram posse em janeiro e foram lotados nos conselhos já existentes até que os novos prédios sejam entregues.

CASO

Recentemente, um caso grave de agressão contra criança, que foi parar na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), ocorreu na região do Anhanduizinho.

No dia 23 de janeiro, a polícia iniciou uma investigação de um caso no qual uma mãe e um padrasto teriam espancado uma criança de dois anos, que passou por exames que constataram sua morte cerebral. 

O casal morava com uma criança de dois e outra de quatro anos no Bairro Los Angeles e, por conta do consumo de drogas, começou a viver na rua, chegando a invadir uma casa no Jardim Colibri, onde, segundo a polícia, as agressões ocorriam.

SAIBA

Segundo estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), um município deve ter um Conselho Tutelar a cada cem mil habitantes. Campo Grande, até o momento, tem apenas cinco, para uma população de mais de 898 mil habitantes, de acordo com o Censo IBGE de 2022.

Cidades

Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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