Glaucea Vaccari
21/11/2020 15:33
O governo de Mato Grosso do Sul fez uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês que irá possibilitar, por meio da tecnologia, visitação aos pacientes com Covid-19 internados no Hospital Regional e na Santa Casa de Campo Grande.
O projeto Conectando Vidas é uma ferramenta que visa contribuir e melhorar o fluxo de comunicação entre profissionais de saúde e familiares dos pacientes.
Através da ferramenta, objetivo é diminuir o distanciamento entre os familiares e os pacientes internados, já que as visitas são proibidas no caso de Covid-19 devido ao grande risco de contaminação da doença.
Família que mora em outras cidades também poderá manter contato com os parentes internados.
Diretora-presidente do Hospital Regional, Rosana Leite de Melo, afirma que que o “Conectanto Vidas” é um tratamento complementar aos pacientes.
“Quando colocamos os enfermos em contato com seus familiares entendemos que há uma melhora clínica, e com a tecnologia que temos, não se justifica os pacientes ficarem sem esse contato”, explica.
“Suspendemos as visitas, por conta da pandemia, mas o contato pode ser feito por vídeo-chamada ou por mensagem de voz. O importante é facilitar ao paciente e a família esse contato, sem que haja risco a saúde de ambos”, acrescenta Rosana.
De acordo com a técnica do Sírio-Libanês, Luzia Sandra de Paula, o projeto trabalha com o uso de tablets e com uma equipe contratada pelo hospital.
“Nós queremos facilitar essa comunicação do paciente com a família por meio de uma vídeo-chamada e um boletim virtual”, disse.
Só no Regional, serão três assistentes de comunicação, com 15 tablets com internet para facilitar a comunicação por vídeo-chamada entre o paciente e a família.
As assistentes implantarão os fluxos de comunicação virtual definidos entre pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os familiares que serão indicados pelos próprios pacientes.