Cidades

ANIVERSÁRIO

Time de especialistas irá propor ações de futuro para Campo Grande

Evento Campo Grande Que Queremos, organizado pelo Correio do Estado, reunirá hoje 17 pessoas especializadas em saúde, educação, saneamento básico e outros temas em debate de ideias

Continue lendo...

Com 17 especialistas em diversas áreas importantes para o desenvolvimento da cidade, o Correio do Estado promove hoje, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do jornal e redes sociais, o evento Campo Grande Que Queremos. O objetivo é realizar um debate de ideias que agreguem condições melhores para o futuro da Capital.

O evento é um presente do Correio do Estado para Campo Grande. Ocorre no ano em que o jornal completa seus 70 anos e no mês de aniversário da Capital.

A proposta é que as análises e ideias que surgirem no evento sejam compiladas pela equipe do Correio do Estado e entregues para todos o candidatos à prefeito de Campo Grande, em forma de livro, como uma sugestão para que as medidas propostas entrem em seus planos de governo.

O evento será dividido em dois blocos, no primeiro serão discutidos os seguintes temas: Segurança Pública; Educação; Saúde; Saneamento Básico e Resíduos Sólidos; e Meio Ambiente.

Após um breve intervalo as discussões serão retomadas com mais três temas: Plano Diretor e Soluções Sustentáveis no Trânsito; Economia e Planejamento Tático de Cidades e Mercado Imobiliário; e Construção Civil e Inovação do Sistema Construtivo.

Cada tema terá um especialista para debater sobre soluções e ideias para o futuro da Capital. 
Sobre Segurança Pública o responsável será o promotor de justiça Douglas Oldegardo, que deverá responder sobre quais as estratégias podem ser adotadas para reduzir a criminalidade na Capital.

Já o diretor executivo da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, falará sobre maneiras para que a educação promova uma sociedade mais inclusiva e igualitária no futuro.

A Saúde terá dois especialistas como convidados, o gerente administrativo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Carlos Alberto Coimbra, que é especializado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo (USP), e a especialista em Neurologia Pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP), Gisele Tannus.

Sobre o Saneamento Básico e Meio Ambiente serão ouvidas ideias do geólogo de formação e atual diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira. Também estará presente  nessa conversa o empresário, administrador e superintendente da Solurb, Elcio Terra.

O último assunto do primeiro bloco será o Meio Ambiente, que terá como especialistas a Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Campo Grande, Rosângela Maria Rocha Gimenes, e o empresário do setor imobiliário Edson kawamoto.

A dupla vai debater sobre os desafios e meios possível de garantir a preservação ambiental, promover a sustentabilidade e enfrentar os desafios das mudanças climáticas, aliado com a garantia de qualidade de vida e o desenvolvimento de grandes projeto na cidade.

O segundo bloco será aberto com o tema Plano Diretor e Soluções Sustentáveis no Trânsito, que terá três especialistas para a discussão.

A primeira é a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, doutora em Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), também o arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, que ajudou a construir o texto do Plano Diretor da Capital, e a especialista em Planejamento e Gestão de Trânsito e funcionária da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva.

O trio vai discutir ideias sobre o desenvolvimento sustentável de Campo Grande e as medidas para melhorar a mobilidade urbana na Capital.

O PhD em Economia Michel Constantino estára ao lado do engenheiro pós-graduado Fernando Madeira e do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 14ª Região/MS (Creci/MS) Eli Rodrigues para traçar estratégias de futuro para o  tema Economia e Planejamento Tático de Cidades e Mercado Imobiliário.
O trio vai se debruçar sobre políticas econômicas para fomentar o desenvolvimento da Capital, as intervenções táticas na cidade que poderiam ser implementadas e as iniciativas para modernizar e dinamizar o mercado imobiliário de Campo Grande.

Já o último assunto a ser abordado, que será a Construção Civil e Inovação do Sistema Construtivo, terá como especialistas o presidente do Sindicato da Habitação de MS (Secovi-MS), Geraldo Paiva, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Construção Civil de Mato Grosso do Sul (Fetricom-MS), José Abelha, e o detentor da Jooy Incorporadora - uma das maiores incorporadoras do Estado -, Geraldo Mura.

As estratégias a serem implementadas em Campo Grande para desenvolver um setor imobiliário mais acessível, como incentivar a inovação no sistema e as políticas para melhorar as condições de trabalho e atrair mais profissionais para o setor estão no foco deste tema a ser debatido.

A conversa com os especialistas será mediada pela jornalista Laureane Schmidt e cada especialista terá seu tempo para expor suas ideias de futuro para Campo Grande.

Após as perguntas feitas pelo Correio do Estado o público também poderá mandar seus questionamentos. Os que não forem selecionados para serem respondidos ao vivo, terão uma resposta posterior encaminhada para o espectador.

“O Correio do Estado sempre participou ativamente das discussões das soluções para os problemas de Campo Grande, e desta vez não será diferente. Olhar para o futuro, é uma forma de retribuir tudo o que esta cidade nos proporcionou neste 70 anos”, declarou o diretor do jornal, Marcos Fernando Alves Rodrigues sobre o evento de hoje.

Especialistas

  • Douglas Oldegardo; 
  • Fernando Bumlai,
  • Carlos Alberto Coimbra;
  • Gyselle Saddi Tannous;
  • Themis Oliveira; 
  • Elcio Terra;
  • Rosângela Maria Rocha Gimenes; 
  • Edson kawamoto; 
  • Berenice Maria Jacob Domingues;
  • Ângelo Arruda; 
  • Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva;
  • Michel Constantino; 
  • Fernando Madeira;
  • Eli Rodrigues;
  • Geraldo Paiva;
  • Geraldo Mura;
  • José Abelha.

saúde

MS registra mais 9 casos da gripe K e número chega a 12

9 novos casos encontram-se em investigação epidemiológica, afirmou a SES-MS

23/12/2025 10h40

Átomo H3N2

Átomo H3N2

Continue Lendo...

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) apontam que 9 novos casos da Gripe K foram registrados em Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, 3 casos foram confirmados. Com isso, o número chega a 12.

Os casos foram confirmados em Campo Grande, Costa Rica, Nioaque, Ponta Porã e Três Lagoas. Os infectados possuem 3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos, 5 anos, 6 anos, 11 anos, 20 anos, 73 anos, 77 anos, 82 anos e 87 anos.

De acordo com a SES-MS, todos os nove novos casos confirmados do subclado K da Influenza A (H3N2) encontram-se em investigação epidemiológica. Para subsidiar a análise, foram solicitadas informações complementares aos respectivos municípios de residência dos pacientes.

Após a confirmação dos casos, a SES-MS emitiu alerta epidemiológico direcionado aos serviços e profissionais de saúde dos 79 municípios do Estado.

GRIPE K

Gripe K é uma variação genética da Influenza A (H3N2) e não se trata de um vírus novo.

As vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem contra formas graves de gripe, inclusive as causadas pelo subclado K.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o subclado K tem apresentado crescimento acelerado na Europa e Ásia.

Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum:

  • febre
  • dor no corpo
  • dor de cabeça
  • dor de garganta
  • tosse
  • cansaço
  • falta de ar

As principais formas de evitar a doença são:

  • vacinação
  • ventilação de ambientes
  • uso de álcool gel
  • higienização das mãos
  • uso de máscara para pessoas infectadas

Até o momento, não há indícios de gravidade ou alarmismo para a doença.

TEMPO

Capital tem o dezembro mais chuvoso dos últimos seis anos

Acumulado até ontem era de 212,4 milímetros, o que já é superior à média climatológica do mês no Município; volume fica abaixo apenas do registrado em 2019

23/12/2025 09h00

Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Após anos de seca, Campo Grande viu a chuva voltar com força este ano. Só nos primeiros 22 dias de dezembro, o acumulado já chegou a 212,4 milímetros, o maior volume dos últimos seis anos na cidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado até ontem na Capital já é superior à normal climatológica, ou seja, a média para o mês no Município (considerando o período de 1981 a 2010), que é de 206,0 mm.

A última vez que choveu maior volume em Campo Grande foi em dezembro de 2019, quando foram registrados 249 mm, porém, o valor considera o mês inteiro, o que significa que ainda há possibilidade de este volume ser superado neste ano.

Além de ser o dezembro mais chuvoso dos últimos seis anos, este é o mês mais chuvoso deste ano, superando abril, quando foram registrados 204,8 mm.

Este ano também registrou alguns recordes, por exemplo, abril foi o mais chuvoso da história de Campo Grande, enquanto novembro teve o maior acumulado de chuva em 10 anos, conforme matérias do Correio do Estado.

Ao todo, o acumulado deste ano estava em 1.170,8 mm até ontem, conforme dados do Inmet. O volume é quase o dobro do registrado em todo o ano passado, quando foram apenas 780,6 mm, que foi o período com o menor acúmulo de chuvas da história em Campo Grande, de acordo com dados anuais da estação meteorológica do Inmet desde 1981.

ESTRAGOS

A chuva deste ano veio acompanhada de estragos nas ruas da cidade. Em abril, a situação mais crítica foi registrada na região da Chácara dos Poderes, onde a Estrada SE-1 precisou ser interditada em função da abertura de uma cratera na via de terra.

Já em novembro o acumulado de vários dias de chuva forte resultou em carros arrastados pela enxurrada na Praça Itanhangá e asfalto arrancado na rotatória das Avenidas Rachid Neder e Ernesto Geisel, além de dezenas de árvores que caíram sobre fiação de energia elétrica.

PREVISÃO

Para esta semana, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), há possibilidade de chuva no Estado.

Hoje o sol deve ficar entre nuvens em todo MS. Em Campo Grande, há possibilidade de pancadas de chuva, principalmente durante a tarde e à noite. Também pode chover nas regiões, sul, norte e oeste do Estado. Já no leste o sol brilha entre nuvens.

Ontem Campo Grande teve períodos de nebulosidade e de sol forte durante toda a manhã e à tarde - Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

A temperatura deve variar de 23°C a 31°C na Capital e chega à máxima de 36°C em Três Lagoas e Paranaíba.

Na quarta-feira, o dia na Capital deve ser ensolarado, com máxima de 32°C. Há possibilidade de chuva no sul, norte e oeste do Estado.

O dia de Natal deve ser quente em Campo Grande, com máxima de 33°C e sol entre nuvens.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).