Cidades

SUSTENTÁVEL

TJMS é o 11º em ranking nacional de sustentabilidade

O resultado é dado pelo Índice de Desempenho da Sustentabilidade avaliando os números do Poder Judiciário em todos os estados do Brasil.

Continue lendo...

Foi divulgado na última segunda-feira (30) o resultado do Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) do ano de 2024 no 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário.

Apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os dados mostraram que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) apresentou 69,9% no IDS, colocando o órgão na 11º posição entre os tribunais do país. 

Em 2023, o Tribunal atingiu 60% no IDS, que já demonstrava um crescimento significativo na consolidação de práticas alinhadas às diretrizes da Resolução CNJ nº 400/2021, onde é orientado aos órgãos do Judiciário a adoção de medidas sustentáveis. 

No primeiro ano do ranking nacional do Índice de Desempenho da Sustentabilidade pelo CNJ, em 2018 o TJMS ocupava a 62ª posição geral, com 48% de desempenho.

Ao longo dos anos, houve subidas e descidas em sua colocação: 23º lugar em 2019, 17º em 2020, 26º em 2021, 24º em 2022 e novamente 26º em 2023, até alcançar, em 2024, seu melhor resultado, de 69,9% de desempenho, garantindo a colocação entre os 11 melhores. 

Desde que assumiu a presidência, o Desembargador Dorival Renato Pavan, por meio da juíza auxiliar Joseliza Alessandra Vanzela Turine, tem implementado diversas medidas voltadas à melhorar os índices em 2025, como a eliminação do uso de descartáveis, adotando outras alternativas eficientes e sustentáveis. Isso faz com que as expectativas para uma melhor colocação no próximo ranking sejam ainda maiores. 

Além da implantação das ações pelo presidente, o TJMS reforça que a conquista é "reflexo direto do fortalecimento institucional da pauta socioambiental, do apoio da alta administração e, principalmente, do empenho do colaboradores, que vêm se conscientizando cada vez mais sobre a importância do tema e adotando uma postura mais empática e responsável em relação ao meio ambiente". 

O Ranking

O Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) é composto por parâmetros que monitoram e avaliam o trabalho dos tribunais em temas como consumo dos recursos naturais e energéticos, gestão de resíduos, equidade de gênero e raça, inclusão de pessoas com deficiência, o uso de fontes diferentes de energia, iniciativas de descarbonização, entre outros temas.

Os dados são contados através de um Plano de Logística Sustentável (PLS) e enviados de forma mensal e anual ao sistema interligado dos tribunais. 

O evento Judiciário Sustentável é realizado anualmente, com o objetivo de apresentar os resultados das políticas voltadas à prevenção e manutenção do meio ambiente, em ações que podem ser cumpridas pelos órgãos do Poder Judiciário no país.

Em 2025, aconteceu a 3ª edição do evento e foi transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. 
 

Cidades

PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia

Ministro Alexandre de Moraes solicitou perícia, que apontou que o ex-presidente precisa passar por cirurgia

19/12/2025 16h15

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral

Laudo aponta que Jair Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF) enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um laudo médico sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os peritos confirmaram que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia, que foi solicitada por médicos particulares de Bolsonaro. 

O laudo também confirmou quadro de soluços e de insônia.

“Quanto à tempestividade do procedimento, esta Junta Médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, concluiu o laudo.

A perícia foi realizada nessa quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), na capital federal, onde cumpre pena definitiva pela condenação a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista.

Solidariedade

Bazar do HCAA terá itens da Receita Federal a partir R$ 2

Com celulares, perfumes, roupas e diversos produtos, o Bazar do Bem será realizado na terça-feira (23), no Hospital de Câncer Alfredo Abrão

19/12/2025 15h33

Imagem Divulgação / HCAA

Continue Lendo...

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA) promove a 2ª edição do Bazar do Bem, com doações de 20 mil itens da Receita Federal, a partir de R$ 2, em prol do tratamento de pacientes com câncer.

Com o tema “Solidariedade que Salva Vidas”, os recursos arrecadados com a venda serão destinados à construção do bunker do novo Acelerador Linear de última geração, equipamento utilizado na realização de radioterapia em pacientes oncológicos.

Trata-se de uma tecnologia de ponta, que trará mais segurança, qualidade e agilidade aos tratamentos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida.

Para quem deixou as compras de última hora, o bazar é uma boa opção, com preços abaixo do mercado em diversos produtos, como:

  • celulares;
  • roupas;
  • perfumes;
  • acessórios e eletrônicos.

Os produtos foram doados pela Receita Federal de Ponta Porã, e a venda será realizada nas dependências do hospital.

As opções de pagamento incluem Pix, dinheiro, débito e crédito.

Imagem Divulgação / HCAA

Como acompanhou o Correio do Estado, o primeiro Bazar do Bem foi fundamental para a aquisição de um Acelerador Linear, com recursos arrecadados a partir da venda de itens também doados pela Receita Federal.

Nesta nova fase, o momento é considerado decisivo, uma vez que a estrutura permitirá o pleno funcionamento do Acelerador.

“A construção do bunker é prioridade. Ele abrigará este equipamento, que simboliza um marco histórico para a oncologia no Estado e um grande avanço para nossos pacientes. Cada contribuição, cada compra realizada no bazar, se transforma em esperança, em mais chances de tratamento e em vidas salvas”, destacou a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles.

Serviço

  • Bazar do Bem
  •  Data: 23 de dezembro, das 8h às 18h
  • Local: Hospital de Câncer Alfredo Abrão (HCAA)
  • Endereço: Rua Marechal Rondon, 1053

Neste Natal, o convite está feito: participar do Bazar do Bem é mais do que comprar. É fazer o bem, compartilhar amor e ajudar a escrever histórias de superação.
 

Assine o Correio do Estad

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).